Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento

Certamente, você já se perguntou por que os cães uivam. As vezes os cachorros soltam uivos altos e até mesmo prolongados, no entanto, isso não acontece por um único motivo.

Uivos específicos às vezes estão relacionados à raça (como por exemplo Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska), personalidade e ao ambiente em que o cachorro está. Desse modo, os cães podem uivar para se comunicar com o ser humano ou com outros cães, respondendo a sons que ouvem ou expressando desconforto ou dor.

Para esclarecer, muitos pesquisadores admitem que o comportamento de uivar em cães ainda é um grande mistério. Todavia, esse animal doméstico pode ter herdado essa tendência para uivar do seu parente distante, o lobo. Ademais, latir, rosnar e uivar são formas de comportamento que ajudam os lobos a se comunicarem uns com os outros.

Mas se na selva, o uivo significa uma forma de comunicação, o que isso representa no ambiente doméstico? Continue lendo para saber mais.

Por que os cães uivam? 10 possíveis causas para o comportamento

1. Comunicação

Fonte: Pexels

Como lido acima, o uivo de um lobo é sua maneira natural de se comunicar vocalmente na natureza. Ou seja, lobos uivam para enviar uma mensagem para os membros da sua alcateia, informando-os sobre sua presença e localização atual – este método os ajuda a se encontrarem. Portanto, os cães herdaram esse comportamento de seus ancestrais.

2. Cachorros uivam para marcar território

Fonte: Pexels

Marcar território é outra característica que os cães herdaram dos lobos. Desse modo, os cães podem uivar ao perceber que outro animal está invadindo seus limites.

3. Ansiedade

Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento
Fonte: Pexels

Cachorros são naturalmente animais muito apegados aos seus donos. Dessa forma, quando ficam separados por muito tempo de seus donos, eles disparam um uivo de ansiedade. Ademais, cães filhotes também uivam quando são separados da mãe.

4. Ambientação

Fonte: Pexels

Normalmente, quando você leva seu cão para um novo lugar, ele apreciará o local enquanto você estiver por perto. Todavia, se você deixar seu cão sozinho, ele sentirá apreensão por estar num local estranho e poderá começar a uivar.

5. Cachorros uivam para chamar atenção

Fonte: Pexels

Os cães estão sempre dispostos a chamar a atenção de seus donos, seja para brincar ou para ganhar comida. Contudo, se suas necessidades não são atendidas, eles podem desenvolver problemas de comportamento. Como resultado, dentre esses comportamentos, pode surgir um uivo baixo e repetitivo, que é outra maneira natural do cão chamar atenção.

6. Tristeza e solidão

Fonte: Pexels

Se um cão for deixado sozinho por muito tempo, ele pode se sentir isolado e desenvolver hábitos incomuns como uivar. Portanto, a ansiedade de isolamento é um problema comum para todos os cães, e quando sozinhos eles tendem a uivar e se comportar de maneira inesperada.

7. Alegria e empolgação

Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento
Fonte: Pexels

Os cães também podem uivar ao se sentirem entusiasmados, isto é, eles utilizam o uivo para comunicar empolgação e alegria extrema ao seu dono.

8. Cachorros uivam ao sentirem dor

Fonte: Pexels

Às vezes, o cão pode uivar devido a dor, seja por um ferimento acidental ou por uma dor interna. Portanto, se o seu cão está uivando constantemente, é necessário verificar se ele não está doente ou se há algum ferimento físico.

9. Estresse

Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento

Um cão estressado ou irritado também pode uivar. Com efeito, ruídos sonoros emitidos de forma consistente, pode provocar uivos caninos. Dessa forma, alguns sons que podem incomodá-los são despertadores, bipes eletrônicos e sirenes.

10. Adestramento

Fonte: Pexels

Também é possível adestrar o cão para que ele comece a uivar ao ouvir um determinado som, como por exemplo o latido de outros cães. Apesar de ser um padrão natural de reação dos cachorros, também é possível ensinar o pet a reagir com uivos a sons específicos.

Se gostou deste artigo, clique e leia a seguir: Como adestrar gatos? Benefícios, ferramentas e dicas práticas

Fontes: Pet Love, Patas da Casa, Petz, Dog hero, Cachorro Gato, Terra

Fotos: Pexels

Essa matéria Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Por que os cães uivam? 10 razões que explicam o comportamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s