Onde ver a Aurora Boreal? 9 países para ver o fenômeno da natureza

Em primeiro lugar, para descobrir onde ver a Aurora Boreal precisa-se compreender o que de fato é esse fenômeno da natureza. Desse modo, fica mais fácil diferenciar de outros eventos semelhantes e aproveitar o genuíno espetáculo de luzes.

Basicamente, a Aurora Boreal é um fenômeno óptico constituído por um brilho observado no céu noturno. Em especial, esse processo acontece em regiões polares, ou seja, mais próximo dos extremos da Terra. Entretanto, no Polo Sul recebe o nome de Aurora Astral, enquanto no Polo Norte tem esse nome mais comum.

Em resumo, esse fenômeno da natureza acontece em decorrência do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta. Sendo assim, é considerado um evento visível a olho nu, podendo ser vista nos finais da tarde e durante a noite. Sobretudo, a Aurora Boreal acontece nos primeiros três meses do ano, pois o céu está mais limpo após a queda da neve no hemisfério norte.

Onde ver a Aurora Boreal?

Como citado anteriormente, esse evento é característico do Polo Norte. Portanto, os países localizados nessa região costumam apresentar a Aurora Boreal nitidamente, atraindo incontáveis viajantes para assistir de perto. Confira as principais localidades a seguir:

1) Suécia

Onde ver a Aurora Boreal - 9 países para ver esse fenômeno da natureza
O céu de Kiruna, na Suécia – Fonte: Kangaroo

Apesar de ser mais caro, esse é um destino famoso para os turistas curiosos sobre onde ver a Aurora Boreal. No geral, recomenda-se a cidade de Kiruna ou Abisko para observar esse fenômeno da natureza, principalmente por terem parques nacionais e estruturas de turismo bem desenvolvidas.

Além disso, a recomendação é visitar esses destinos entre meados de setembro e até o final de março. Normalmente, o clima é mais estável, porém igualmente frio como os outros países.

2) Rússia, o destino de invernos rigorosos e visualização ampla da Aurora Boreal

Onde ver a Aurora Boreal - 9 países para ver esse fenômeno da natureza
O céu de Naryan-Mar, na Rússia – Fonte: Russia Beyond

Em primeiro lugar, o inverno russo é conhecido como um dos mais rigorosos e intensos do mundo. Portanto, esse é um destino um pouco desafiador aos turistas de países tropicais. Apesar disso, essa região apresenta incontáveis belezas e experiências aos interessados em conhecer onde ver a Aurora Boreal.

No geral, indica-se a região de Kola, localizada acima do Círculo Polar Ártico, e Naryan-mar, no norte da Rússia, para observação desse fenômeno da natureza.

3) Noruega

Onde ver a Aurora Boreal - 9 países para ver esse fenômeno da natureza
O céu em Lofoten, na Noruega – Fonte: Kangaroo

Antes de mais nada, a Noruega é considerada um dos melhores destinos para quem busca observar a Aurora Boreal. Nesse sentido, esse pais apresenta diversos destinos para observar as luzes e inúmeras opções de turismo relacionados a esse espetáculo natural.

Comumente, indica-se as Ilhas Lofoten e a cidade de Kirkenes. Entretanto, existe a possibilidade de conferir o fenômeno em Tromso, cujas temperaturas são mais moderadas, considerando a localização polar.

4) Islândia

Onde ver a Aurora Boreal - 9 países para ver esse fenômeno da natureza
O céu em Reykjavik, na Islândia – Fonte: VEJA

Primeiramente, a Islândia é um lugar favorável para visualizar a Aurora Boreal. Entretanto, existem desafios relacionados ao clima, pois venta bastante e faz muito frio. Entretanto, recomenda-se buscar por Reykjavik quando o assunto é onde ver a Aurora Boreal, principalmente por ter estrutura turística, com restaurantes e hotéis.

5) Groenlândia

Fotografia do céu na Groenlândia para ilustração do item
Céu da Groenlândia – Fonte: Kangaroo

No geral, indica-se visitar o sul da Groenlândia para visualizar a Aurora Boreal, pois além do fenômeno natural existem outras atrações turísticas. Além disso, esse destino costuma ser mais tranquilo, em especial por receber menos turistas em relação aos outros citados anteriormente.

Contudo, não há estradas, e o acesso costuma ser por meio de avião ou barco. Nesse sentido, recomenda-se visitar o país entre meados de agosto a final de abril, quando se pensa em onde ver a Aurora Boreal no sul da Groenlândia.

6) Finlândia, o principal destino para se ver a Aurora Boreal

Onde ver a Aurora Boreal - 9 países para ver esse fenômeno da natureza
Céu na Finlândia – Fonte: Girassol Viagens

Em primeiro lugar, a Finlândia é um dos principais destinos quando o assunto é onde ver a Aurora Boreal. Normalmente, as luzes desse fenômeno natural se estendem entre setembro e março. Entretanto, as temperaturas nesse período costumam ser baixas. De qualquer modo, indica-se a região da Lapônia, com outros atrativos como um parque nacional para turistas.

7) Canadá

Fotografia do céu no Canadá para ilustração do item
Céu no Canadá – Fonte: Kangaroo

Sobretudo, o Canadá costuma ser um destino dos mais aventureiros, pois para se visualizar esse fenômeno natural é necessário adentrar nas regiões selvagens do país. Porque existe muita poluição luminosa, recomenda-se seguir ao norte do Canadá para melhor visualização.

Desse modo, os territórios de Yukon e Nunavut costumam ser os mais procurados. Ademais, vale lembrar que o Canadá oferece uma diversidade de atrações turísticas e programas de viagem.

8) Alasca

Fotografia do céu no Alasca para ilustração do item
Céu no Denali National Park, no Alasca – Fonte: Pinterest

Basicamente, o Alasca é o único estado norte-americano com visualização para a Aurora Boreal durante a noite. Nesse sentido, existem alguns locais específicos para visualização, assim como um programa desenvolvido pela Universidade do Alasca que divulga previsões do fenômeno. Como principal exemplo de espaço para visitação tem-se o Denali National Park.

9) Escócia

Por fim, o norte da Escócia também permite a visualização da Aurora Boreal, em especial por ser uma região com céu limpo. Além disso, por estar longe da cidades, não há tanta poluição luminosa, apesar do frio ser presente.

Sendo assim, indica-se a visitação para a Ilha de Skye, localizada nas terras mais altas no norte do país. Mais do que permitir a visualização do fenômeno, é uma região com construções perdidas e traços históricos da humanidade.

E aí, gostou de conhecer onde ver a Aurora Boreal? Então leia sobre 30 lugares incríveis pelo mundo que você precisa visitar antes de morrer.

Fontes: Seguros Promo | Melhores Destinos | Passagens Imperdíveis | Toda Matéria | Kangaroo

Imagens: Kangaroo | Pinterest | Girassol Viagens | Rússia Beyond | Seguros Promo | VEJA

Essa matéria Onde ver a Aurora Boreal? 9 países para ver o fenômeno da natureza foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Onde ver a Aurora Boreal? 9 países para ver o fenômeno da natureza Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s