Borra de café – 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida

A borra de café não é apenas a sobra do processo de produção da bebida. Isso porque, no lixo, a decomposição da borra libera gases tóxicos como o metano, por exemplo. Em contato com a atmosfera, o gás ajuda a promover alterações na camada de ozônio.

No entanto, existem formas úteis de reaproveitar a borra e seus benefícios. Sendo assim, além de dar mais uma função para o café e evitar a agressão à atmosfera, ainda é possível realizar algumas tarefas importantes do cotidiano.

Sendo assim, da próxima vez que preparar um café, guarde a borra para utilização em um dos vários benefícios que ela pode oferecer.

8 utilidades para a borra de café

Fertilizante do solo

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
Andorinha

Os nutrientes presentes na borra de café ajudam a enriquecer a saúde do solo. Entretanto, a aplicação não deve ser feita de forma direta, misturando a borra com outros adubos ou fertilizantes. O importante é que eles sejam ricos em nitrogênio, potássio e fósforo, como esterco.

Além disso, é possível usar a borra misturada em água, numa proporção de 100g para cada litro. Dessa maneira, o café ajuda a proteger as plantas, como repelente contra larvas, caracóis, lesmas e algumas bactérias.

A borra de café também é um ingrediente útil para pilhas de compostagem, ajudando a conservar a umidade e reduzir o mau cheiro.

O aroma do café também ajuda a atrair minhocas, que podem se sentir atraídas, enriquecendo o solo.

Repelente de pulgas e pragas

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
Andorinha

Parasitas que atacam plantas e animais não gostam de café. Sendo assim, esfregar um pouco da mistura na pele no animal ou nas plantas. Em contato com os pelos de cães, elas ainda ajudam a trazer mais suavidade e brilho ao pelo.

Nas plantas, elas ajudam a eliminar pragas variadas, incluindo formigas.

Neutralizador de odores

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
Simples Assim

Por causa do nitrogênio presente na borra de café, ela ajuda a combater o gás sulfúrico, responsável por muitos tipos de mau cheiro. Para obter o efeito, basta deixar a borra secar ao sol e colocar em ambientes como dentro da geladeira, por exemplo, evitando o cheiro forte de alguns alimentos.

A borra também pode ser colocada dentro de meias velhas, para criar purificadores de ar que podem ser colocados em qualquer lugar. No entanto, evite usá-lo nos quartos, já que o efeito do café é estimulante e pode atrapalhar o sono.

Produtos de limpeza

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
BOL

Por conta do poder abrasivo, a borra de café pode ser eficaz na limpeza de superfícies com sujeira acumulada. Somado a isso, suas propriedades antivirais e antibacterianas também ajudam a garantir a limpeza.

Entretanto, por conter café, elas podem causar mancha em alguns materiais, especialmente os porosos.

Esfoliante de pele

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
primera plana

Da mesma forma que ajuda a limpar superfícies, a borra de café também consegue remover sujeiras e impurezas da pele. Para isso, ela deve ser misturada com um pouco de água ou óleo de coco, antes de ser colocada no rosto. A partir daí, é só esfregar suavemente as áreas, para garantir a remoção de células mortas.

Redutor de celulite

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
dicas de mulher

Em contato com a borra de café, as gorduras que formam as celulites podem ser quebradas. Com isso, o fluxo sanguíneo na área é aumentado, suavizando a aparência das marcas na pele. Basta passar um pouco de borra misturado com água ou óleo de coco por cerca de dez minutos, duas vezes por semana, e observar o resultado.

Pigmento natural

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
Inspirarte

Por conta das propriedades do café, ele tem muito potencial de deixar manchas em tecidos, por exemplo. Por outro lado, caso a intenção seja realmente colorir tecidos, a borra de café pode ser extremamente eficaz. O mesmo funciona para papéis, que podem ganhar a aparência de documentos antigos com esse efeito.

Reparador de móveis

Borra de café - 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida
Actual

A borra de café tem capacidade de suavizar, amenizar ou até mesmo remover riscados em móveis de madeira. Para isso, basta fazer uma pasta grossa, misturando com água, e esfregar no local riscado com um cotonete.

Logo após passar a aplicação no local, deixe descansar por cinco a dez minutos e remova a mistura com um pano.

Fontes: eCycle, Use Greenco

Imagens: Actual, Inspirarte, dicas de mulher, primera plana, BOL, Simples Assim, Andorinha, Grão Gourmet

Essa matéria Borra de café – 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Borra de café – 8 benefícios do resto de pó não utilizado na bebida Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s