Café descafeinado, como ele é produzido? Principais benefícios

O café descafeinado é praticamente o mesmo que o café comum, mas depois de passar por um processo de remoção de parte da cafeína. No entanto, assim como no estado natural, os níveis de cafeína de uma xícara podem variar.

Geralmente, uma xícara da bebida leva cerca de 3 a 4 mg de cafeína. Dessa maneira, pode-se dizer que até 97% do composto é removido, em comparação com um café comum.

Sem a cafeína, esse tipo de café surge como alternativa para pacientes que ainda querem consumir a bebida, mas devem restringir a substância por motivos de dieta ou interação com medicamentos, por exemplo.

Como é feito o café descafeinado

Café descafeinado - como é produzido e principais benefícios
api pacific

Para remover a cafeína do café, existem três maneiras conhecidas.

O processo da água da Suíça, por exemplo, utiliza um filtro de carvão para remover a substância. Ao adicionar e remover dióxido de carbono líquido, então, a cafeína é praticamente toda dissolvida.

Da mesma maneira, o uso de compostos como cloreto de metila (utilizado em removedores de tinta) acetato de etila (presente em removedores de cola e esmaltes) também é capaz de realizar esse processo de dissolução.

Apesar do método parecer chocante, por conta dos produtos utilizados, eles são considerados seguros e não deixam resíduos nos grãos de café.

Benefícios do café descafeinado

Café descafeinado - como é produzido e principais benefícios
freepik

Diabetes tipo 2: Os benefícios do consumo de café na redução do risco de diabetes tipo 2 já é conhecido há algum tempo. No entanto, mesmo com a remoção da cafeína, ainda é possível diminuir o risco do desenvolvimento em até 7%, com um consumo diário.

Função hepática: Além disso, o café descafeinado ajuda a reduzir níveis de enzimas hepáticas, garantindo proteção para o fígado.

Morte prematura: Ainda que essa redução seja considerada pequena, é extremamente significativa na atuação contra acidente vascular cerebral ou doença cardíaca.

Doenças neurodegenerativas: O consumo de café comum ou descafeinado ajuda a garantir a saúde do cérebro a partir da proteção dos neurônios. Dessa maneira, atua na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Azia: Quem bebe café com frequência sabe que um de seus principais efeitos colaterais pode incluir azia e refluxo. No caso do café descafeinado, no entanto, é possível reduzir esse tipo de reação.

Câncer retal: Além disso, beber cerca de duas xícaras de café sem cafeína por dia ajuda a reduzir o desenvolvimento de câncer de reto em até 48%.

Qual café escolher?

Café descafeinado - como é produzido e principais benefícios
Urbavore Kitchen

A cafeína é responsável por alguns dos principais efeitos estimulantes do consumo de café. Sendo assim, ajuda a melhorar o tempo de reação e o humor, além de aumentar taxa metabólica e desempenho atlético.

Em consumo não exagerado, também pode ajudar reduzir o índice de depressão e pensamentos suicidas, especialmente em mulheres.

Sendo assim, ao optar por um café descafeinado, você estará abrindo mão de alguns desses efeitos listados. Por outro lado, o consumo de cafeína também está atrelado ao aumento de refluxo, insônia e ansiedade.

Ou seja, a opção por um café descafeinado depende diretamente do tipo de efeito desejado. Além disso, estar em contato com medicamentos que reagem com a cafeína de maneira indesejada também pode ser uma forma de manter a bebida na rotina, sem efeitos colaterais.

Fontes: Villa Cafe, Istoé, eCycle

Imagens: Pointbleu Design, api pacific, freepik, Urbavore Kitchen

Essa matéria Café descafeinado, como ele é produzido? Principais benefícios foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Café descafeinado, como ele é produzido? Principais benefícios Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s