Castanha de caju – Calorias presentes e benefícios do consumo

Novas análises da composição de castanha de caju, nos Estados Unidos, revelaram que o alimento possui cerca de 16% menos calorias do que se achava anteriormente. Dessa maneira, o National Nutrient Database for Standard Reference acabou atualizando os bancos de dados e rótulos dos produtos no país.

Na verdade, dentro de uma dieta adequada e consumida com moderação, é possível que o consumo da castanha ajude no emagrecimento. No entanto, isso não significa que a menor quantidade de calorias faça do alimento algo típico de uma dieta light.

Com os novos conhecimentos calóricos, o valor de uma porção de 28 g– antes relatado como 163 kcal – agora é estimado em 137 kcal.

Estudo

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Empório Mais Vida

Primeiramente, o estudo foi realizado com 18 voluntários ao longo de nove semanas. Nas quatro primeiras semanas de análise, cada participante manteve uma dieta controlada e suplementada com 42 g de castanha de caju por dia. Nas quatro semanas seguinte, então, a castanha foi retirada da dieta.

Os resultados revelam que o consumo da quantidade diária não eleva níveis de colesterol ruim, LDL, no sangue. Além disso, essa dieta ajuda a reduzir concentrações da enzima PCSK9, ligada à remoção do LDL.

Calorias da castanha de caju

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
TuaSaúde

Na sua forma crua, a castanha de caju oferece riscos à saúde. Isso porque contém concentração de urushiol, considerado tóxico para o organismo. Por causa disso, a versão própria para o consumo é a versão torrada.

Quando consumida sem sal, cada unidade de castanha de caju (3 g), acumula cerca de 14,5 kcal. Sendo assim, o consumo de 42 g por dia, como no estudo, oferece aproximadamente 205,5 kcal.

Apesar de não mudar a quantidade de calorias, a castanha com sal ajuda a na retenção de líquidos e tem maior concentração de sódio, não sendo indicada para dietas de redução de peso ou pacientes com hipertensão e problemas nos rins.

Benefícios da castanha de caju

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Nutry

Sobretudo, a alta concentração de ferro na castanha é importante para atuação das hemoglobinas, responsáveis por transportar oxigênio no sangue. Sendo assim, o consumo do ingrediente oferece mais energia para o corpo. além de evitar a sensação de fadiga durante e após a prática de atividades físicas.

A ingestão moderada de castanha de caju também ajuda na concentração e memória, por meio do aumento da disposição do cérebro e ajuda a combater quedas de humor e quadros de depressão.

Na corrente sanguínea, o alimento ajuda a controlar níveis de açúcar e colesterol, além de proteger contra infarto e entupimento de vasos.

Por último, a castanha possui propriedades antioxidantes. Dessa maneira, ajuda a manter a juventude das células, evitando doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer e demência, ou alguns tipos de câncer.

Outros tipos de castanha

Pinhão

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
VivaBem

O pinhão é um tipo de castanha rico em vitaminas K, E, C e do complexo B. Além disso, também é ótima fonte de carboidratos, fibras, proteínas, ferro, cálcio, fósforo e magnésio, ajudando a regular a pressão arterial e a saúde do coração. A concentração de ácidos oleico e linoleico também ajudam a reduzir taxas de LDL e fome. Uma porção de 30 g de pinhão cozido tem 52 kcal.

Amendoim

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
TuaSaúde

O amendoim é rico em ácido fólico, ajudando na saúde dos glóbulos vermelhos e dos neurônios. Um punhado de 30g tem 163 kcal e deve ser consumido com moderação por pacientes com hipertensão ou problemas renais.

Pistache

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Dr Mozart Morais

Rico em fitosteróis, o pistache ajuda e combater e reduzir os níveis de colesterol. Além disso, antioxidantes como selênio e vitamina E atuam na inativação de radicais livres no corpo. Uma porção de 30 g tem aproximadamente 165 kcal.

Amêndoa

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
TuaSaúde

A amêndoa é importante para o bom funcionamento dos sistemas imunológico e circulatório, pela concentração de zinco, magnésio e vitamina E. Também ajuda a combater inflamações na pele, unhas e cabelos, a partir da biotina. Existem cerca de 173 kcal em cada 30 g da castanha.

Avelã

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
greenme

O avelã possui grande concentração de selênio, ou seja também é capaz de combater o colesterol ruim. A castanha também é ótima fonte de nutrientes como magnésio, cálcio, potássio, além das vitaminas E e do complexo B. Uma porção de 30 g possui cerca de 188 kcal.

Castanha do pará

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Engeplus

É rica em selênio, que ajuda a aumentar resistência e imunidade. Entretanto, o consumo de muito selênio pode deixar cabelos, unhas e pele mais frágeis, além de promover náuseas e diarreia. Há cerca de 192 kcal e cada 30 g da castanha.

Noz

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Wickbold

Com ômega 3, a noz ajuda a proteger a saúde dos neurônios e reduz o risco de condições neurológicas, como o Alzheimer, por exemplo. A castanha também é rica em vitamina E e ômega 6, reduzindo o LDL. No entanto, não é recomendado consumir mais do que quatro unidades por refeição. Acima de tudo, cada 30 gramas de noz possui aproximadamente 195 kcal.

Macadâmia

Castanha de caju - calorias presentes e benefícios do consumo
Armazém Cerealista

A macadâmia é antioxidante, ou seja, combate radicais libres e promove o rejuvenescimento das células. De acordo com um estudo americano, uma dieta rica em macadâmia também ajuda a reduzir riscos de problemas cardiovasculares. Uma porção de 30 g tem cerca de 215,4 kcal.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Alimentos para o cérebro – Principais nutrientes para a saúde do órgão

Fontes: TV Jornal, Mundo Boa Forma, Viva Bem

Imagens: TuaSaúde, Nutry, Panela da Ju, Empório Mais Vida, TuaSaúde, VivaBem, Dr Mozart Morais, greenme, Engeplus, Wickbold, TuaSaúde, Armazém Cerealista

Essa matéria Castanha de caju – Calorias presentes e benefícios do consumo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Castanha de caju – Calorias presentes e benefícios do consumo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s