Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades

Em primeiro lugar, as musas da mitologia grega fazem parte do panteão de divindades da Grécia Antiga. Nesse sentido, são conhecidas pela capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Além disso, deram origem na história da humanidade ao conceito de musa como referência ou inspiração.

A princípio, as musas são nove filhas de Mnemosine, a deusa da memória, e são fruto de um relacionamento extraconjugal da divindade com Zeus, o deus dos deuses. Desse modo, também fazem parte do Monte Olimpo, ainda que com menor poder. No geral, sua origem está associada com o trabalho de Hesíodo, que as nomeou e descreveu detalhadamente.

Comumente, as musas da mitologia grega são descritas como acompanhantes do deus Apolo, que as liderava a sua maneira. Ademais, as habilidades do deus do Sol foi responsável por mantê-las jovens e belas. Por outro lado, as musas ainda eram capazes de ver o futuro, curar a tristeza, a dor e ferimentos menores.

Além disso, tendem a ser associadas com a habilidade de cantar, o que aprenderam com Apolo. Em resumo, todas as nove musas formam um coro harmônico e encantador, responsável por inspirar novas invenções. Sendo assim, costumavam ser cultuadas por filósofos, matemáticos, estudiosos e até reis da Antiguidade, principalmente na região de Trácia ou em Pieria.

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Fala Universidades

Quem são as nove musas da mitologia grega?

A princípio, as musas da mitologia grega apareceram primeiramente na obra Teogonia, do poeta grego Hesíodo. Nesse sentido, o autor narra em seus versos que somente se tornou poeta por influência das musas. Logo em seguida, descreve-as com detalhamento. Por fim, conheça-as a seguir:

1) Calíope, a musa mais velha dentre as irmãs da mitologia grega

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, Calíope era a primogênita de Mnemosine e Zeus. Sendo assim, inspirava a eloquência e fluidez, o que Hesíodo descreveu como característica fundamental para que ela fosse responsável pelos reis.

Desse modo, a primeira musa acompanhava os reis para que seus discursos fossem fluentes, mais belos e assertivos. Sendo assim, costuma ser representada carregando uma tabuleta e um buril, mas por vezes pode ser vista portando um poema épico. Por fim, sua posição como irmã mais velha é identificada pelo uso de grinaldas e até coroas de ouro.

2) Clio

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Clio, História e Literatura

Acima de tudo, o nome dessa musa da mitologia grega significa proclamadora, o que a associou como musa da História. Normalmente, é representada carregando um clarim heroico e a clepsidra.

Ademais, Clio é a responsável pelas celebrações, em especial para conferir títulos e famas aos indivíduos, inclusive aos semideuses. Em contrapartida, ainda tem associação com a implantação do alfabeto fenício na Grécia Antiga.

3) Euterpe, a musa da música e inventora da flauta

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Pinterest

Primeiramente, Euterpe corresponde à musa da poesia lírica e por consequência da música. Desse modo, costuma estar representada por portar uma flauta, uma de suas invenções. Além disso, é descrita como uma jovem alegre, carregando uma coroa de flores e rodeada de instrumentos ou partituras.

4) Tália

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Speglich

Sobretudo, dentre as musas da mitologia grega é Tália quem personifica a comédia e a festividade. Nesse sentido, costuma ser responsável por inspirar artistas circenses e atores que trabalham com entretenimento. No geral, é representada carregando uma máscara cômica, mas também é possível vê-la com ferramentas como um clarim, característico dos atores da comédia antiga.

5) Melpômene, a musa da tragédia

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Pinterest

Ao contrário de sua irmã, Melpômene representa a tragédia entre as mudas da mitologia grega. Sendo assim, carrega consigo a máscara trágica para representar o oposto complementar de sua irmã Talia.

Por outro lado, ainda apresenta as feições rígidas e tende a estar bem vestida, apesar de utilizar coturnos gastos. Em resumo, seu nome significa “o melodioso”, o que a associa ao gênero do melodrama e também às tragédias gregas.

6) Terpsícore

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, Terpsícore é a musa da dança na mitologia grega, mas também fazia parte do coral com suas irmãs. Desse modo, sua representação a envolve em roupas leves e em constante movimento. Ademais, ainda é considerada a mãe das sereias dentro de algumas culturas.

7) Érato, a musa do erotismo e dos desejos

Ilustração de Érato para exemplificação do item
Fonte: Pinterest

Curiosamente, Érato é a musa dos versos eróticos, representada como uma jovem ninfa. Nesse sentido, ficou conhecida por inspirar o amor e o desejo em artistas, trazendo novas emoções às invenções. No geral, sua representação a envolve com uma lira e tons de rosa ou vermelho.

8) Polímnia

Ilustração de Polímnia para exemplificação do item
Fonte: Speglich

No geral, Polímnia representa a musa dos hinos sagrados, mas também da narração de histórias. Desse modo, tende a representada com uma atitude reflexiva e trajada em um vestido branco.

Porém, existem versões que a colocam como musa da dança, ao lado de sua irmã Terpsícore. Contudo, nessas narrativas Polímnia inspira uma dança sagrada, ao contrário da irmã.

9) Urânia, a mais nova dentre as musas da mitologia grega

Ilustração de Urânia para exemplificação do item
Fonte: ECV

Por fim, Urânia costuma ser apresentava como a última irmã dentre as musas da mitologia grega. Comumente, a apresentam como a musa da astronomia, carregando consigo um compasso ou um globo celeste. Ademais, suas vestimentas e acessórios personificam a galáxia e o céu estrelado.

E aí, gostou de conhecer sobre as musas da mitologia grega? Então leia sobre Nos braços de Morfeu – Origem e significado dessa expressão popular.

Fontes: Mitologia Grega BR | Fala Universidades | Jafet

Imagens: Fala Universidades | Mitografias | Pinterest | Speglich | Clio, História e Literatura | ECV

Essa matéria Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Musas da mitologia grega, quem são? Origem e história das 9 divindades Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s