Terra Nova – Tudo sobre a raça desse cão gigante, fofo e encantador

Considerada como uma das maiores raças de cachorro do mundo, o Terra Nova é um cão peludo, forte e musculoso. Mas, apesar do seu tamanho, possui uma personalidade dócil e gentil, além de ser muito apegado com sua família humana. Em suma, são excelentes nadadores, no entanto, são poucos comuns aqui no Brasil, cuja origem é uma Ilha Canadense, chamada Newfoundland (Terra Nova).

Ademais, os ancestrais do Terra Nova eram cães indígenas e também, o grande-cão-urso, trazido para a região por Vikings no ano de 1100. Enfim, logo a raça de cão se tornou companheira dos pescadores da região, também auxiliavam os pescadores, já que são muito habilidosos na água.

Dessa forma, quando pescadores vieram da Europa, outras raças foram cruzadas com os cachorros que já viviam ali na ilha. Por exemplo, cachorros como o Labrador Retriever e o São Bernardo que ajudaram a deixar a raça Terra Nova ainda mais forte e característica.

Por fim, em 1610, quando a Ilha Newfoundland foi colonizada, o Terra Nova já estava instalado e definido como uma raça uniforme. Então, em 1886, a raça foi registrada oficialmente pelo American Kennel Club. Apesar do seu tamanho, o Terra Nova é um cão amigável, inteligente e muito dócil, que se dá bem com toda a família. Entretanto, ele precisa de espaço para se exercitar, além de acesso a água.

Terra Nova: Origem

Pet Caramelo

O cachorro Terra Nova tem sua origem na ilha de Newfoundlanda (Terra Nova), Canadá. Em suma, é uma raça de excelentes nadadores com histórico de salvamentos na água. Ademais, acredita-se que seus ancestrais sejam cães montanheses dos Pirineus. Então, no século XVIII, marinheiros ingleses levaram o Terra Nova para a Grã-Bretanha e França, que logo se popularizou devido sua capacidade de realizar salvamento. Além disso, auxiliavam em trabalhos, como nadar puxando bote pequenos até a terra.

No ano de 1802, um Terra Nova chamado Seaman acompanhou os exploradores Lewis e William Clark em uma expedição pelo continente Americano. Enfim, é um cão forte para realizar atividade pesadas e um excelente cão de guarda.

Terra Nova: características físicas

Pet Caramelo

A raça Terra Nova é considerada uma das maiores do mundo, grande e musculoso, ele apresenta movimentos coordenados e precisos. Além disso, possui excelente capacidade para realizar exercícios complexos, com uma movimentação bem característica, possui ótimo alcance das pernas e força nas traseiras. Dessa forma, é uma raça bastante habilidosa na água.

Além disso, possui pelos duplos, densos, oleosos e longos, que o protegem do frio extremo e das águas geladas, soltam bastante pelo durante a primavera e o outono. Por isso, é necessário escovar para retirar pelos mortos, cujas cores podem ser:

  • Preto –   sua coloração tradicional é preta e uniforme, podendo ter um leve tom de queimado de sol e manchas brancas no peito, na cauda e nos dedos.
  • Branco e preto – uma variedade de coloração importante da raça, esse conjunto de cores deve ter pelagem predominante branca e manchas pretas, em locais como cabeça, início do rabo e garupa.
  • Marrom – para essa coloração, podem ter variações em tons que vão do chocolate ao bronze e manchas brancas no peito, nos dedos e na ponta da cauda.
Tudo Sobre Cachorros

Ademais, a raça de cães Terra Nova, podem viver entre 8 e 10 anos, com o macho medido 71,12 centímetros de altura e pesando entre 59 e 68 kg. Enquanto que, a fêmea mede 66,04 centímetros de altura e pesando entre 45 e 54 kg. Por fim, é um cachorro que possui uma cabeça grande e ampla, com orelhas pequenas próximas a cabeça, suas patas são abertas com pele entre os dedos, que auxiliam na natação.

Terra Nova: personalidade

Tudo Sobre Cachorros

O Terra Nova é um cão dócil, leal, amoroso e inteligente, com um grande instinto de proteção, são capazes de se colocar entre sua família e um estranho. Ademais, ele convive bem com qualquer pessoa da família, principalmente com crianças, pois é uma raça muito brincalhona e sensível. Por isso, a raça é conhecida como uma ótima babá canina para crianças de qualquer idade, além de seu jeito brincalhão que diverte a garotada, é muito paciente e protetor.

Entretanto, ele deve ser socializado desde filhote, para aprender como conviver e interagir com outras pessoas além da família, para não se tornar hostil ou medroso. Além disso, o Terra Nova não é um cachorro que late atoa, apenas quando necessário, mas precisa de espaço no quintal para se exercitar diariamente.

Cachorros Incríveis

Por ser muito sensível, não gosta de ficar sozinho, necessitando de companhia sempre, caso contrário, pode se tornar um destruidor de objetos. Segundo especialistas, o Terra Nova possui emoções e expressões semelhantes aos seres humanos.

Por fim, o cachorro Terra Nova é um excelente cão de guarda, pois possui uma capacidade extraordinária em notar más intenções de pessoas que aparecem em sua residência.

Da mesma forma que outros cães de grande porte, o Terra Nova precisa se alimentar muito durante o primeiro ano de crescimento. Podendo ganhar até 45,35 kg no primeiro ano de vida, porém, depois disso seu metabolismo tende a desacelerar, diminuindo a necessidade de tantas calorias diárias. Afinal, um Terra Nova magro é muito mais saudável do que um com peso extra.

Cuidados e higiene

Cachorros Incríveis

O cachorro Terra Nova, assim como outros cães, precisa de alguns cuidados para manter sua saúde, sendo o primeiro muita atenção e carinho. Pois, é uma raça que se apega muito à sua família humana, portanto, a presença de um membro familiar é importante para a mente e o emocional. Além disso, ele precisa de espaço para se movimentar e exercitar livremente, para que não se torne sedentário.

Também é muito importante manter os cuidados com sua pelagem, a escovação deve ser feita uma vez por semana, para remover pelos mortos e evitar nós no pelo. No entanto, durante a época de troca de pelo a frequência de escovação deve ser aumentada, assim como em cães castrados, que tendem a soltar mais pelo. Da mesma forma, os banhos devem ser regulares, de preferência em pet shop, onde a higienização é completa.

Info Escola

Além disso, por ser cães trabalhadores e fortes, o Terra Nova precisa ter uma rotina diária de exercícios físicos e passeios. Pois a falta de atividades pode prejudicar sua saúde física e mental, além de gerar uma agressividade incomum à raça. E uma alimentação de qualidade é essencial para manter seu peso e evitar a obesidade.

Ademais, as unhas devem ser cortadas regularmente, caso contrário, pode causar desconforto e até dores e problemas estruturais. Assim como os pelos, os dentes do Terra Nova devem ser escovados frequentemente, para manter a saúde bucal e evitar o mal cheiro do bafo e da baba.

Saúde

Tudo Sobre Cachorros

Basicamente, o Terra Nova é uma raça bastante saudável, no entanto, não está livre de problemas de saúde. Mas, podem ser evitados e tratados. Dessa forma, é importante ficar atento a alguns problemas específicos, tais como:

  • Sistema digestivo – é o que mais oferece risco a vida do Terra Nova, pois a torsão gástrica ou inchaço provoca a distensão do estômago, por gases ou ar. Então, como o cão não consegue se livrar desse ar, acaba tendo o fluxo sanguíneo prejudicado. Consequentemente, a pressão cai, podendo causar sua morte.
  • Cotovelo – outro problema é a displasia do cotovelo, que é uma doença hereditária que causa má formação na cartilagem ou nos ossos da articulação. Como resultado, causa dores crônicas, podendo desenvolver artrite.
  • Quadril – já a displasia do quadril é uma doença hereditária, que causa dor e até desenvolver artrite causando a perda da mobilidade.
  • Coração – o Terra Nova também pode desenvolver problemas cardíacos, como estenose aórtica subvalvular. Que é uma doença que causa o estreitamento entre o ventrículo esquerdo e a aorta, podendo provocar desmaio e até a morte.

Curiosidades sobre a raça

Info Escola
  • A cadela Nana do clássico Peter Pan foi inspirada na raça Terra Nova.
  • No filme ‘Procura-se um Amor que Goste de Cachorros’, de 2005, as cenas da cadelinha Madre Theresa foram estreladas por duas cachorras da raça terra nova. Que foram adotadas pelo diretor Gary David Goldberg ao final das filmagens.
  • O Terra Nova é conhecido como uma raça babá, devido aos seus cuidados, carinho e atenção, principalmente com crianças. Por exemplo, o Senador e a Sra. Robert F. Kennedy tiveram o Brumus, um lindo Terra Nova, que ajudou a cuidar dos 11 filhos do casal.
  • Em um naufrágio, em 1919, o cachorro dessa raça permitiu que vinte pessoas sobrevivessem nesse episódio, ao nadar por águas congelantes e latir para conseguir ajuda.
  • O maior Terra Nova já registrado chegou a uma altura de 1,8 metros de altura, pesando 117 kg.
  • Quando o Imperador Napoleão Bonaparte caiu no mar durante a travessia para a França, um cãozinho Terra Nova lutou para salvar o imperador.
  • Durante o naufrágio do Titanic, um cachorro Terra Nova ajudou no resgate dos passageiros.
Pet Caramelo

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Maiores raças de cachorros do mundo- Quais são e tudo sobre elas. 

Fontes: Petlove, Petz, Dog Hero, Hillspet

Imagens: Word Pet, Pet Caramelo, Tudo Sobre Cachorros, Cachorros Incríveis, Info Escola

Essa matéria Terra Nova – Tudo sobre a raça desse cão gigante, fofo e encantador foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Terra Nova – Tudo sobre a raça desse cão gigante, fofo e encantador Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s