Tipos de Felinos – Principais espécies encontradas no mundo

Existem cerca de 40 tipos de felinos no planeta. Cinco deles, conhecidos como grandes felinos, estão entre os animais mais amados e reconhecíveis da terra. Para esclarecer, o termo “grandes felinos” é normalmente usado para se referir a qualquer um dos membros selvagens do gênero Panthera (leão, leopardo, jaguar e tigre). Destes, todos, exceto o leopardo da neve, são famosos por sua capacidade de rugir.

Por outro lado, os felinos pequenos e médios, incluindo gatos domésticos, são membros do gênero Felis. Além disso, as chitas, que não têm garras retráteis, estão em seu próprio gênero, chamado Acinonyx. Enfim, continue lendo para conhecer os principais tipos de felinos ao redor do mundo.

Tipos de grandes felinos

Leão

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pexels

Em primeiro lugar temos o grande e feroz predador. Atualmente, ele só é encontrado na natureza no continente africano. Desse modo, os leões machos crescem até 2,5 metros de comprimento, cerca de 1,2 metros de altura e pesam mais de 200 kg. Sobretudo, como na maioria das espécies de gatos selvagens, as fêmeas são menores e mais leves.

Leopardo

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pexels

Os leopardos são felinos astutos, intimamente relacionados a leões, tigres e onças. Eles vivem na África Subsaariana, nordeste da África, Ásia Central, Índia e China. No entanto, muitas de suas populações estão ameaçadas de extinção, especialmente aquelas localizadas fora do continente africano. Há também o raríssimo leopardo da neve.

Contudo, estima-se que haja muito poucos deles na natureza, espalhados pelas altitudes mais altas da Ásia Central, incluindo o Himalaia e o planalto tibetano, mas devido à sua natureza, é difícil obter uma contagem precisa da população ou rastrear seus movimentos.

Guepardo ou Chita

Fonte: Pexels

A chita também é um felino grande, endêmico das regiões da savana africana e do Irã central. É o animal terrestre mais rápido do mundo, capaz de atingir 80 a 128 km/h. Desse modo, os guepardos vivem em uma variedade de ambientes e podem estar localizadas em florestas, pastagens, planícies abertas e regiões desérticas.

Todavia, apenas cerca de 7.000 chitas permanecem hoje e quase metade deles vive na Namíbia, região da África. No entanto, as chitas são classificadas como ameaçadas de extinção devido à invasão humana em antigas áreas selvagens para desenvolvimento e extração de recursos.

Jaguar ou Onça-pintada

Fonte: Pexels

O jaguar tem sido um símbolo de poder e ferocidade por séculos na cultura e mitologia sul-americanas. Este animal existe em 18 países do continente americano e é considerado o maior felino das Américas. Os jaguares costumam viver perto de lagos, rios e pântanos e preferem evitar florestas abertas e pastagens. Eles são mais comuns nas zonas úmidas do Pantanal, no Brasil.

Apesar dessa ampla variedade, as onças-pintadas foram erradicadas de 40% de sua distribuição histórica e já estão extintas no Uruguai e em El Salvador. Além disso, também não há evidências de uma população reprodutiva nos Estados Unidos há mais de 50 anos. Como resultado, a onça-pintada está listada como em risco de extinção devido aos danos causados ​​ao seu habitat natural, que está sujeito a desmatamento em massa.

Tigre

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pexels

O tigre é um dos maiores mamíferos terrestres do mundo. Dessa forma, seu comprimento do corpo pode variar entre 2,5 e quase 3 metros de comprimento, tornando o tigre o maior dos felinos. Infelizmente, o tigre também é o felino mais ameaçado.

Ainda na primeira metade do século passado, havia tigres vivendo na Turquia e nas ilhas indonésias de Bali e Java. Contudo, essas três subespécies já estão extintas. O tigre do Sul da China vive em uma população com cerca de 20 animais deixados na selva, porém, as cinco subespécies restantes estão em vários estágios de declínio.

Lince

Fonte: Pexels

O lince é um animal nômade, noturno e solitário, portanto ele só socializa durante o cio, nos primeiros meses do ano. Eles tendem a hibernar até a chegada de temperaturas mais altas. Além disso, a linhagem deste tipo de felino contém quatro espécies distintas (lince ibérico, euroasiático, canadense e lince-pardo), todas bastante semelhantes na aparência. Todas as quatro espécies têm caudas curtas e orelhas bicudas.

Puma

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pexels

Esses felinos são comumente chamados de Puma ou Leão da Montanha. Por causa de sua imensa variedade, há uma grande variação na cor da pelagem, de um castanho amarelado ou arenoso ao marrom avermelhado, passando por um prateado claro e cinza ardósia. Os gatos variam da América Central e do Sul à América do Norte, onde foram identificados como de tamanho menor.

Assim como os outros felinos, o tamanho da sua população diminuiu no último século, mas as estimativas otimistas sugerem que agora pode haver até 30.000 animais somente nos EUA.

Caracal

Fonte: Pexels

O caracal é um gato selvagem de tamanho médio nativo da África, Oriente Médio, Ásia Central e Índia. Os caracais têm orelhas extraordinárias que contêm mais de 20 músculos em cada uma. A saber, elas oscilam para detectar sons de suas presas a metros de distância e os tufos de pelos podem realçar cada som ou ser usados ​​para comunicação por meio de contrações musculares e outros movimentos.

Espécies de felinos pequenos

Gato-vermelho-de-bornéu

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

O gato-vermelho-de-bornéu, em perigo de extinção, é a espécie mais rara do mundo dos pequenos felinos selvagens. Como resultado, eles vivem apenas na ilha de Bornéu na Indonésia, e foram vistos pela primeira vez em 1874. Portanto, esses gatos são tão secretos que praticamente nada se sabe sobre eles e quase nunca são vistos na natureza.

Gato-bravo-dourado-da-Ásia

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

O gato-bravo-dourado-da-azia também é uma espécie rara e ameaçada de extinção. Por este motivo, sua população está distribuída somente na Índia e Malásia, além da ilha de Sumatra.

O gato dourado asiático prefere o habitat florestal e, apesar de serem bons escaladores, passam a maior parte do tempo no chão, onde podem abater presas muitas vezes de seu tamanho, como filhotes de búfalos.

Gato marmorado

Fonte: Pinterest

O gato marmoreado é considerado um dos pequenos felinos mais bonitos da natureza. Esta espécie habita do Himalaia à Malásia e nas ilhas de Sumatra e Bornéu. Por conseguinte, ele também é um excelente escalador e por isso tende a passar a maior parte da sua vida nas árvores.

Gato dourado africano

Fonte: Pinterest

Uma das espécies mais raras de gatos selvagens é o gato dourado africano. Desse modo, ele vive apenas na floresta tropical da África Ocidental. Assim, sua preferência pelo habitat de floresta tropical densa torna particularmente difícil localizá-lo na natureza.

Gato-maracajá

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

Semelhante em aparência à jaguatirica, o gato-maracajá é uma das únicas três espécies de felinos selvagens com a articulação do tornozelo flexível que permite escalar árvores de cabeça para baixo. Curiosamente, ele também é um felino nativo da América Central e América do Sul e tem como principais características, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores e pelagem amarela-escura.

Gato-palheiro ou colocolo

Fonte: Pinterest

Essa espécie inclui pequenos gatos selvagens que foram previamente reconhecidos como três sub-espécies diferentes: colocolo ( Leopardus colocolo ), o gato do Pantanal ( Leopardus braccatus ) e o gato dos Pampas ( Leopardus pajeros).

Nesse sentido, a recente revisão da taxonomia da família Felidae, reconheceu o colocolo como uma única espécie que abrange a maior parte da Argentina, Uruguai bem como Bolívia, Paraguai, Brasil e Equador.

Gato-do-mato

Fonte: Pinterest

O gato-do-mato também é semelhante à jaguatirica e ao maracajá, porém menor. Recentemente, este tipo de felino foi dividido em duas espécies diferentes: gato-do-mato do norte e do sul, podendo ambas ser encontradas na América Central, Bolívia, Paraguai, bem como Venezuela, Guiana e no nordeste do Brasil.

Gato-chileno

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

Também conhecido como guina, este tipo é a menor espécie de felino selvagem da América do Sul. Portanto, como o seu nome sugere, ele pode ser encontrado no Chile, com partes de sua distribuição estendendo-se às áreas adjacentes da Argentina. Ademais, sua pelagem típica é amarelo-acastanhada a marrom-acinzentada com manchas escuras, que são bastante comuns em outros felinos.

Gato de pallas

Fonte: Pinterest

Também conhecido como Manul, o gato de Pallas tem o pelo mais longo e mais grosso de todas as espécies de gatos. Além disso, sua razão pela qual ele precisa de tanta pelagem é sua preferência de habitat mais frio nas encostas rochosas da Ásia Central.

Gato do deserto

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

Como seu nome sugere, este felino habita os desertos do Norte da África, Oriente Médio e Ásia Central. Embora não esteja ameaçada, esta espécie não é muito fácil de ver na natureza. Além disso, sua pelagem incrivelmente densa o protege tanto do frio das noites do deserto como do calor da areia escaldante.

Gato-bravo

Fonte: Pinterest

O gato-bravo ou gato selvagem europeu tem uma distribuição irregular nas florestas da Europa Ocidental, Sul, Central e Oriental até as montanhas do Cáucaso. Ademais, ele pode ser encontrado na Cordilheira Cantábrica, no norte da Espanha, nos arredores de Boca de Huergano.

Gato-do-mato-grande

Fonte: Pinterest

O gato-do-mato-grande tem uma distribuição mais ampla do sul da Bolívia até o Estreito de Magalhães. Além disso, esta é a única espécie de gato selvagem que tem o hábito de ficar em pé, usando suas caudas para se equilibrar e observar os arredores.

Jaguatirica

Fonte: Pinterest

A maior população de jaguatiricas do mundo é encontrada na Ilha Barro Colorado, no Panamá e no Pantanal, norte do Brasil. Nativo da América, este animal é considerado o terceiro maior felino do continente, depois da onça-pintada e do puma.

Serval

Tipos de Felinos: principais espécies encontradas no mundo
Fonte: Pinterest

Finalmente, o Serval é um felino de aparência incomum, com pernas muito longas, orelhas grandes e cauda curta. Com efeito, este incrível felino é capaz de saltar até 3,6 metros quando avista uma presa.

Embora seja considerado raro, o serval vive em grande número na Área de Conservação de Ngorongoro, na Tanzânia e em outras regiões da África.

Enfim, acredita-se que a grande quantidade deste tipo de felino em um habitat aparentemente inóspito se deva à abundância de presas, como os ratos e à ausência de outros carnívoros grandes.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Mariposas – Características e hábitos que as diferenciam das borboletas

Fontes: Hipercultura, Perito Animal

Fotos: Pexels, Aminoapps, Pinterest

Essa matéria Tipos de Felinos – Principais espécies encontradas no mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Tipos de Felinos – Principais espécies encontradas no mundo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s