Arco de Galério – História por trás do monumento da Grécia

O Arco de Galério, mais conhecido como Kamara, está localizado em Tessalônica, na região da Macedônia na Grécia. Desse modo, o arco quádruplo fazia parte do grande complexo de edifícios que incluía o Palácio de Galério, o Hipódromo e a Rotunda.

O monumento foi construído no final do século III e início do século IV para homenagear as vitórias do imperador Galério contra os persas na Ásia Menor e na Síria.

Como resultado, o arco integra os 15 monumentos bizantinos de Tessalônica que foram incluídos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Além disso, ele mantém a glória da supremacia de Galério e é um acréscimo a rotunda e ao palácio, cujas ruínas podem ser admiradas na mesma área.

Estrutura do Arco

Fonte: Pinterest

O Arco de Galério possui quatro colunas centrais que sustentavam uma cúpula e, portanto, criavam arcos. Quatro portões foram formados com dois portões na rua Egnatia e os outros dois na rua Demetriou Gounari, além de uma estrada que vai do Palácio até a Rotunda. Apenas duas das quatro colunas permanecem desta estrutura impressionante.

Ademais, seus relevos representam as vitórias de Galério contra os persas e as celebrações triunfais. Por este motivo, entre as esculturas é possível ver cenas de guerra, batalhas, triunfos, cerimônias e sacrifícios.

Por outro lado, Diocleciano, Maximiano e Constantino, os outros três da Tetrarquia Romana, também podem ser observados no relevo rodeado por deuses e formas da tradição romana.

Rotunda de Galério

Fonte: Pinterest

A Rotunda, também construída no início do século IV, é um antigo e impressionante monumento romano que faz parte do complexo de edifícios do Imperador Galério.

Desse modo, o edifício cilíndrico tinha inicialmente um diâmetro interno de 24,5m e 30m de altura, enquanto as paredes têm 6,3m de espessura e no interior têm oito abóbadas. No final do século 4, o imperador Teodósio, o Grande, foi batizado como cristão em Tessalônica e converteu o mausoléu em uma igreja cristã.

Como resultado, o santuário e o corredor perimétrico foram adicionados e o portão oeste foi aberto para se tornar a entrada principal em vez do lado sul.

Os cristãos decoraram as paredes da Rotunda com um mosaico de variedade de cores, enquanto a figura de Cristo era representada no centro da cúpula em uma esfera brilhante, nas cores do arco-íris. Atualmente, poucas formas podem ser observadas dessa composição.

No entanto, abaixo da cúpula, figuras de anjos, mártires e santos dos primeiros tempos cristãos são representados e preservados em uma condição melhor. A igreja foi dedicada a Cristo e aos Arcanjos, e durante os séculos X a XII foi a catedral de Tessalônica.

Curiosamente, durante a ocupação turca, a Rotunda foi transformada em mesquita e o minarete, que fica em frente a ela, foi construído em 1591. Após a libertação da cidade, em 1912, o prédio foi reformado em uma igreja cristã com o nome de São Jorge. Por fim, o nome Rotunda prevaleceu devido à forma cilíndrica do monumento.

Palácio de Galério

Fonte: Pinterest

Como lido acima, dentro desse complexo, havia o palácio de Galério localizado na atual Praça Navarinou e na rua Dimitriou Gounari. Além disso, a construção tinha vista para o mar e era composta por inúmeros cômodos, a maior parte deles atualmente destruídos.

No entanto, algumas partes dignas de menção do palácio real foram preservadas e suas ruínas ainda são visíveis, indicando suas dimensões e luxuosidade.

Arco de Galério: história por trás dos monumentos da Grécia
Reconstrução do Palácio de Galério/Fonte: Pinterest

Segundo as estimativas dos pesquisadores, o imponente Complexo Galeriano, ocupava uma área de 120.000 m². Seu limite norte era a Rotunda, os edifícios circundantes e a via processional, que se perderam com a reconstrução. Ele foi seguido pelo arco de Galério e o complexo de edifícios do palácio principal. A leste ficava o hipódromo, enquanto as paredes do mar eram o limite sul do complexo.

Gostou desse artigo e que saber mais sobre outras importantes construções? Então, leia a seguir: Castelos – 35 construções impressionantes ao redor do mundo

Fontes: Itinari, Terra Santa

Fotos: Pinterest

Essa matéria Arco de Galério – História por trás do monumento da Grécia foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Arco de Galério – História por trás do monumento da Grécia Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s