Avião de papel – Como funciona e como fazer seis modelos diferentes

O avião de papel é um tipo de brinquedo que pode ser feito de maneiras extremamente simples. Com o uso de apenas uma folha de papel, é possível construir uma aeronave e assisti-la planando ou realizando manobras curiosas.

No entanto, para o bom funcionamento de um desses brinquedos, é importante que ele seja feito de maneira adequada, além de lançado com alguma técnica. Caso a dobradura seja problemática, o papel mal estruturado ou a força utilizada no lançamento tenha algum problema, por exemplo, é bem possível que o brinquedo vá diretamente com o bico para o chão.

Mas antes de aprender a fazer um bom avião de papel, é importante entender como ele funciona.

Como o avião de papel voa

Avião de papel - como funciona e como fazer seis modelos diferentes
nsta

O voo do avião de papel segue os mesmos preceitos básicos de outros tipos de voo, como de aviões de verdade ou pássaros. Esses preceitos incluem impulso, sustentação, arrasto e peso.

De forma simples, o impulso e a sustentação ajudam a fazer o avião voar. Por outro lado, arrasto e peso são o que fazem ele desacelerar e cair.

Impulso: é por meio do impulso que o avião dá início ao seu movimento. Numa máquina de verdade, essa força vem do motor, mas num avião de papel ela parte do movimento de lançamento dos braços.

Sustentação: a sustentação é o que garante que o avião vai continuar no ar e não cair imediatamente, sendo garantida por asas bem feitas.

Arrasto: além da força que atua para mover o avião, vinda do impulso, existe uma força que atua para frear e parar o voo. Nesse caso, então, a força de arrasto é provocada pela resistência do ar.

Peso: por fim, o peso nada mais é do que a força da gravidade atuando para puxar o avião de papel para baixo.

Dicas de construção de avião de papel

Avião de papel - como funciona e como fazer seis modelos diferentes
the spruce crafts

Asas: é importante que as asas sejam grandes o suficiente para garantir a sustentação no ar por mais tempo, capturando mais ar durante o voo. Além disso, fazer dobras nas pontas laterais ajuda a diminuir os efeitos de turbulência, enquanto dobras nas partes traseiras garantem mais estabilidade.

Dobras extras: além das dobras incluídas nas asas, deixar o avião mais comprido e mais fino garante um formato mais aerodinâmico. Sendo assim, ele é capaz de voar mais rápido, por mais tempo.

Centro de gravidade: quanto mais a frente do avião de papel estiver o centro de gravidade, melhor será a sustentação para um voo longo e duradoura.

Lançamento: é importante fazer o lançamento na direção diagonal para cima, para que o avião de papel tenha tempo de se estabilizar e manter o voo. Enfim, a força deve ser equilibrada, nem muito forte, nem muito fraca.

Como fazer avião de papel

Modelo clássico: Fácil

Primeiramente, para fazer um modelo clássico de avião de papel, comece dobrando uma folha ao meio. Em seguida, desdobre e utilize a marcação como referência para dobras as pontas superiores. Depois, basta dobrar as pontas laterais até o centro e dobrar o aviãozinho ao meio. Para finalizar, é só dobrar as asas até a parte de baixo (nos dois lados) e levantar novamente.

Modelo estável: Fácil

Outro modelo de avião de papel bem fácil de fazer consiste em dobrar uma folha ao meio, desdobrar e usar a linha como referência para dobrar as pontas superiores. No entanto, diferente do outro modelo, deve-se dobrar o pico superior até o centro até formar um quadrado. A partir daí, dobre as pontas laterais até a linha do centro e as pontas do triângulo para cima. Para finalizar, é só dobrar o avião no meio, achatar com as mãos e dobrar as asas até a parte de baixo.

Modelo Jato: Médio

Esse modelo de avião de papel pode fazer algumas acrobacias e piruetas no voo. Para começar, dobre o papel ao meio, de forma diagonal e, em seguida, faça uma pequena dobra na parte comprida superior. Em seguida, dobre o papel ao meio e gire para que a ponta mais grossa fique para cima. Com o avião corretamente posicionado, é só dobrar o lado direito, o máximo que puder, fazendo um vinco vertical no meio e dobrando para que os lados se encontrem. Para finalizar então, dobre o lado de fora, criando a primeira asa, e repita o procedimento do outro lado.

Modelo Planador: Médio

O modelo planador é ótimo para quem quer voos mais longos num avião de papel. A primeira dobra é feita na diagonal e precisa de um corte feito na parte debaixo, removendo a sobra. Logo após o corte, dobre a parte longa e fechada e, em seguida, dobre o avião ao meio. Depois, dobre um dos lados, trazendo a parte de cima para baixo e repita o procedimento do outro lado. Por último, é só fazer as dobraduras para criar as asas.

Modelo Canard: Médio

Este modelo de avião de papel é feito com asas que possuem mais estabilidade, garantindo voos mais longos. A construção começa com uma dobradura vertical, para criar a marcação de referência para dobradura das pontas laterais. Em seguida, dobre os dois lados até o centro, abra as laterais e dobre as partes para baixo.

Nesse momento, o vinco da segunda dobradura deve tocar a marcação do centro. Depois de fazer isso dos dois lados, dobre a ponta superior para baixo e, em seguida, para cima, na direção do topo do papel. Por último, dobre as abas para fora, alinhando o vinco com o cato externo, dobre o avião ao meio e faça as asas.

Modelo Marinha: Difícil

Enfim, esse é um dos modelos de avião de papel mais difíceis de se construir, feito para quem gosta de desafios. Comece dobrando as duas pontas de cima para o centro e depois dobre tudo até o meio do papel. Dobre a lateral direita para alinhar com o centro e repita o processo do outro lado.

Logo em seguida, vire a dobradura ao contrário, para dobrar as pontas inferiores dos dois lados, para dobrá-los em direção ao centro. Depois, dobre o avião ao meio e faça dobraduras nos lados mais baixos para fazer as asas e para fazer as pontinhas das abas.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Aviãozinho de papel, como fazer? Passo a passo da famosa dobradura

Fontes: Minas faz Ciência, Maiores e Melhores

Imagens: Mental Floss, nsta, the spruce crafts

Essa matéria Avião de papel – Como funciona e como fazer seis modelos diferentes foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Avião de papel – Como funciona e como fazer seis modelos diferentes Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s