Calendário Maia – Como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo

O calendário maia, também chamado de calendário de conta longa, é um sistema utilizado pelo povo maia para contar o tempo. Apesar disso, ele não era o único calendário utilizado por esse povo.

Organizado em unidades temporais crescentes, assim como nosso calendário atual, ele era regido pelo movimento da Terra ao redor do Sol. Para completar os cálculos temporais, então, os mais utilizavam um outro sistema de contagem baseado nos movimentos de Vênus.

Além disso, o calendário se difere do que conhecemos hoje principalmente pela noção de compreensão de tempo que os maias possuíam.

Tempo no calendário maia

Calendário Maia - como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo
time and date

Atualmente, a compreensão ocidental do tempo passa pelo conceito do infinito. Ou seja, a partir do momento em que ele passou a ter início, segue de forma contínua e ininterrupta.

Para os maias, no entanto, o tempo é algo circular. Dessa maneira, eventos que ocorreram num determinado ponto do passado irão se repetir de forma cíclica, assim como a natureza repete ciclos.

Divisão do calendário maia

Haab

Calendário Maia - como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo
Live Science

A partir da observação do movimento da Terra ao redor do Sol, os maias desenvolveram o calendário haab. Nele, haviam 365 dias, divididos em 18 uinals – ou meses, com 20 dias cada – e cinco dias epagômenos.

Para aquela civilização, esses dias adicionais eram considerados dias de má sorte. Sendo assim, eram comum que eles ficassem sem sair de casa ou realizar tarefas importantes, a fim de evitar acidentes inesperados.

Os 18 uinals, ou meses, eram chamados de Pop, Uo, Zip, Zotz, Tzec, Xul, Yaxkin, Mol, Chen, Yax, Zac, Ceh, Mac, Kankin, Muan, Pax, Kayab e Cumk.

Tzolkin

Calendário Maia - como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo
Domestika

Além do calendário solar, havia um outro calendário maia baseado no movimento realizado por Vênus. Chamado de tzolkin, ele continha um ano de 260 dias, com semanas que podiam ter 13 ou 20 dias.

Além disso, o período de duração de 260 dias também fazia referência ao tempo aproximado da gestação de uma mulher.

As semanas de 13 dias eram numeradas, enquanto as de 20 dias recebiam um nome para cada um deles: Ahau, Imix, Ik, Akbal, Kan, Chicchan, Cimi, Manik, Lamat, Muluc, Oc, Chuen, Eb, Ben, Ix, Homens, Cib, Caban, Etznab e Caunac.

Ele era encarado como um calendário cerimonial sagrado, utilizado como referência religiosa. Por causa disso, era comum consultar esse calendário para marcar eventos importantes, como nascimentos ou casamentos, por exemplo.

Fim do mundo

Calendário Maia - como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo
Happy

O ano do calendário maia era chamado de tum. No calendário de conta longa, haviam 20 tuns, que formavam um katun, e 400 tuns, que formavam um baktun. Dessa maneira, o ciclo do calendário teria um fim no ano de 2012.

Mais precisamente, o final do ciclo aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012. Dessa maneira, muitas pessoas compreenderam que a data seria o fim do mundo, anunciado pelos maias. No entanto, isso não significa que essa civilização acreditasse na existência de um apocalipse, e sim no fim de um ciclo.

De certa forma, é como o reinício que acontece no fim de cada semana, cada mês ou cada ano, mas numa escala muito maior compreendido pela civilização maia.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Calendarr, Brasil Escola

Imagens: USA Today, time and date, Live Science, Domestika, Happy

Essa matéria Calendário Maia – Como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Calendário Maia – Como funcionava e qual a ligação com o fim do mundo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s