Dorama – Definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas

Certamente, ao navegar nas plataformas de streaming para escolher o filme ou série no fim de semana, você já deve ter se deparado com um dorama. Doramas é uma referência à pronúncia oriental da palavra drama. Em suma, são séries orientais ou ainda, novelas asiáticas.

Desse modo, os doramas têm tamanho finito, como um seriado, mas seu enredo é mais parecido com os das novelas do que com a das séries de TV. Curiosamente, os 4 países que produzem os doramas mais conhecidos são Japão, Coréia do Sul, China e Taiwan. Todavia, há algumas diferenças entre eles.

Diferenças entre os doramas asiáticos

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Doramas japoneses

Em primeiro lugar, doramas produzidos no Japão são conhecidos como j-dramas. Aliás, seu formato conta com episódios de 44 minutos (o mesmo tempo de uma série americana, por exemplo), e em média, cada temporadas tem 16 episódios.

Além disso, os doramas japoneses seguem uma cronologia específica de acordo com as quatro estações do ano, como: primavera (haru) – março a junho; verão (natsu) – junho a setembro; outono (aki) – setembro a dezembro e inverno (fuyu) – dezembro a março.

Doramas coreanos

Em segundo lugar, temos a Coréia do sul que é o país que produz os doramas asiáticos mais famosos. Assim, os doramas coreanos são chamados de k-dramas, com episódios que tem 50-60 minutos de duração e temporadas que contam, em média, com 16 a 20 episódios, cada.

Dessa forma, existem k-dramas de todos os gêneros, desde comédias românticas até dramas com suspense, passando por histórias de mistério e de ação e até de terror.

Doramas tawaineses

Os t-dramas ou doramas tawaineses são mais distintos dos coreanos e japoneses, Assim, as séries produzidas no Taiwan possuem em média 24 episódios de 1 hora e 20 minutos cada. Ademais, o enredo é mais arrastado o que causa estranhamento para quem acompanha os doramas coreanos e japoneses.

Doramas chineses

Por último, temos os c-drama, termo que é usado para se referir às novelas ou séries chinesas. Desse modo, os dramas chineses costumam ter um número maior de episódios se comparado ao k-drama e j-drama.

Melhores doramas para assistir

Doramas de Ação

Vincenzo (série em produção)

Fonte: Netflix

O último sucesso vindo da Coreia do Sul é um dorama estrelado por Song Joong-Ki como o personagem principal Vincenzo, que foi adotado pelo chefe de uma máfia italiana, quando ele era jovem. Como resultado, lutas internas e traição obrigam Vincenzo a fugir para a Coreia, onde encontra um novo inimigo para derrubar: um conglomerado implacável.

Mr. Sunshine – Um raio de sol

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Este dorama histórico se passa durante o final do Período Joseon, a última dinastia da Coréia antes de o Japão anexar o país no início do século XX. Lee Byung-hun interpreta o fuzileiro naval dos Estados Unidos Eugene Choi, que retorna à sua pátria e se apaixona por Go Ae-shin. Ademais, esta última é uma nobre que secretamente atua no Exército Justo, uma milícia que luta pela Independência coreana.

Em resumo, Mr. Sunshine tem todos os ingredientes necessários para ser um grande k-drama, repleto de triângulos amorosos, história e ação. Acima de tudo, é uma ode cinematograficamente bela à Coreia, antes de ter seu destino mudado para sempre.

Itaewon Class

Fonte: Netflix

Primeiramente, Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon) é expulso por socar um valentão da escola, que por acaso é filho do poderoso dono do conglomerado de alimentos Jangga Group. Então ele perde o pai em um acidente de atropelamento, no qual o motorista imprudente, coincidentemente, é o mesmo valentão rico. Depois de quase matar o assassino de seu pai, Sae-ro-yi é enviado para a prisão por três anos.

Como resultado, após sua libertação, ele promete derrubar a poderosa empresa de alimentos que arruinou sua vida abrindo um bar no bairro de Itaewon, em Seul, com o objetivo de transformá-lo em uma franquia.

Extracurricular

Fonte: Netflix

O último ano do ensino médio Oh Ji-soo (Kim Dong-hee) é tão intenso, que até mesmo seu orientador sugere que ele estude menos e tenha uma vida social. Fora do horário escolar, porém, ele dirige um serviço de segurança para um negócio de prostituição ilegal (enquanto mantém sua identidade em segredo) para que possa ganhar dinheiro suficiente para seu futuro.

Contudo, quando um colega descobre seu segredo e quer entrar no negócio, as coisas começam a ficar muito mais complicadas e, inclusive, perigosas.

Hyena

Fonte: Netflix

Neste drama jurídico sobre dois advogados que representam o 1% da sociedade, Yoon Jae-hee é sócio de um prestigioso escritório de advocacia com um grande histórico e um ego enorme. Do outro lado, Jung Geum-ja dirige seu próprio escritório de advocacia individual.

No entanto, os dois têm uma ambição exagerada em comum e lutam para garantir os casos mais importantes e lucrativos, fazendo o que for preciso para consegui-los.

Vagabond – Retaliação

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Depois que um avião que transportava seu jovem sobrinho cai a caminho do Marrocos, o dublê Cha Dal-gun (Lee Seung-gi) jura descobrir o que aconteceu. Ademais, com a ajuda do agente do Serviço Nacional de Inteligência Go Hae-ri (Bae Suzy), os dois começam a descobrir uma conspiração terrorista que leva até a Casa Azul (casa da presidência).

Doramas de romance

When the Camellia Blooms – Para sempre Camellia

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Uma mulher (Gong Hyo-jin) se muda para uma pequena cidade com seu filho e abre um bar. No entanto, ela enfrenta o escárnio por ser uma das mulheres da aldeia, primeiro por ser mãe solteira e também por ganhar a vida servindo álcool, principalmente para homens.

Por outro lado, nem todo mundo está descontente com sua chegada – um policial local (Kang Ha-neul) se apaixona quase que imediatamente ao vê-la.

Start-Up

Fonte: Netflix

Como o título sugere, Start-Up é sobre um grupo de indivíduos milenares que trabalham na versão coreana do Vale do Silício. Embora suas lutas profissionais possam ser uma reminiscência do sucesso da HBO Vale do Silício, neste drama coreano você pode esperar um enredo com triângulos amorosos, encontros, além de sátira a indústria tecnológica.

It’s Okay to Not Be Okay – Tudo bem não ser normal

Fonte: Netflix

Saúde mental – geralmente um assunto tabu na Coréia – é o tema central deste dorama. Nele, um autor de livro infantil popular (Seo Ye-ji) tem um transtorno de personalidade antissocial; um cuidador de enfermaria psiquiátrica (Kim Soo-hyun), por outro lado, tem alta inteligência emocional e a bagagem adicional de ter que cuidar de seu irmão mais velho autista. Por fim, a história ganha um novo viés quando ambos se encontram.

Hospital Playlist

Fonte: Netflix

Semelhante a Grey’s Anatomy, este dorama é sobre cinco amigos que são inseparáveis ​​desde a faculdade de medicina e que agora são médicos no mesmo hospital. Assim, como na série americana, o enredo retrata suas vidas complicadas, tanto dentro quanto fora da sala de cirurgia . E uma das maneiras que eles encontram para fugir do estresse é tocando em uma banda de música uma vez por semana.

The Heirs

Fonte: Netflix

Este drama popular de 2013 é como uma versão coreana de The OC, onde Cha Eun-sang (Park Shin-hye) assume empregos de meio período para se sustentar, mesmo morando na casa da rica família Kim, onde sua mãe é governanta.

Além disso, uma bolsa de estudos permite que ela se matricule em uma escola secundária frequentada por filhos da elite da Coreia, onde ela logo se encontra no meio de um triângulo amoroso envolvendo o descendente da família Kim Kim Tan (Lee Min-ho) e seu inimigo Choi Young- fazer (Kim Woo-bin).

Crash Landing on You – Pousando no Amor

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Uma herdeira sul-coreana (Son Ye-jin) vai voar de parapente e acidentalmente acaba no lado errado da Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias. Então, ela é resgatada por Ri Jeong-hyeok (Hyun-bin), um capitão da Força Policial Especial da Coréia do Norte.

Previsivelmente, eles se apaixonam, e ele deve manter a identidade dela em segredo e levá-la de volta para casa antes que alguém descubra quem ela é.

Romance is a Bonus Book

Fonte: Netflix

Nesta série, a ex-redatora Kang Dan-i (Lee Na-young) está desempregada, divorciada e sozinha. Sua melhor amiga, Cha Eun-ho (Lee Jong-suk), é autora e editora-chefe de uma editora de livros. Eun-ho pede a Dan-i para encontrar uma governanta, mas sem que ele saiba, ela secretamente começa a limpar sua casa.

Eventualmente, ela tem que confessar a Eun-ho e consegue um emprego temporário em sua editora. A dificuldade e a discriminação que Dan-i enfrenta ao tentar reingressar no mercado de trabalho depois de deixá-lo para criar um filho adiciona outra camada a esta encantadora comédia romântica.

Record of Youth

Fonte: Netflix

Sa Hye-jun (Park Bo-gum) é uma modelo popular de meio período que realmente quer se dar bem como ator, mas está lutando para agendar shows. Enquanto isso, a fangirl An Jeong-ha (Park So-dam) aspira se tornar uma maquiadora, embora sua mãe prefira que ela trabalhe em um emprego normal de escritório.

Record of Youth segue os dois enquanto passam pelas provações de tentar realizar seus sonhos em um mundo que parece se preocupar mais com dinheiro e conexões. Então, eles eventualmente encontram seu caminho juntos e torcem um pelo outro através de tudo isso.

Do Do Sol Sol La La Sol

Fonte: Netflix

Goo Ra Ra (Go Ara) é uma pianista talentosa que vai da riqueza à pobreza bem rápido após a falência e morte de seu pai e depois de ser deixada no altar. Com efeito, ela acaba na pequena cidade de Eunpo, em busca de um usuário de mídia social chamado “dodosolsollalasol”.

O desconhecido está enviando mensagens para ela desde que ela passou por momentos difíceis. Lá ela conhece Sunwoo Jun (Lee Jae-wook) em uma pequena academia de piano. Apesar de sua aparente frieza, ele decide ajudá-la.

When My Love Blooms

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Han Jae-hyun (Yoo Ji-tae) e Yoon Ji-soo (Lee Bo-young) eram namorados de faculdade que agora levam vidas muito diferentes. Portanto, ele agora é um empresário de sucesso, enquanto ela vive uma vida difícil como trabalhador contratado e mãe. Vinte anos desde que se separaram, eles se reencontram e reacendem seus sentimentos um pelo outro.

Hi Bye, Mama!

Fonte: Netflix

Cha Yu-ri (Kim Tae-hee) morreu em um trágico acidente há cinco anos e agora vagueia pela terra como um fantasma cuidando de sua família. Mas um dia, as divindades decidem trazê-la de volta à vida. Agora, ela tem exatamente 49 dias para recuperar seu lugar na família, ou então será forçada a deixar a terra e ir para a vida após a morte.

Doramas de terror e mistério

Tale of the Nine-Tailed

Fonte: Netflix

Neste dorama, Lee Yeon (Lee Dong-wook) é um kumiho (raposa de nove caudas). Ele sacrificou sua vida como um deus e guardião da montanha para proteger a mulher que amava. Agora ele vive entre humanos, esperando que sua reencarnação reapareça para que ele possa protegê-la e ajudá-la a levar uma vida mais longa.

Ele então conhece Nam Ji-ah (Jo Bo-ah), uma produtora que busca histórias sobrenaturais desde que foi salva de um acidente de carro com seus pais. Então, ela vê o homem estranho que a salvou quando criança em uma filmagem do CCTV de um casamento recente, e ele se parece exatamente com Lee Yeon.

Kingdom

Fonte: Netflix

Neste dorama original da Netflix, ambientado na era Joseon, o rei é misteriosamente acometido por uma estranha doença e é dado como morto. O príncipe herdeiro Lee Chang (Ju Ji-hoon) tenta descobrir o que está acontecendo com seu pai. Todavia, ele é expulso do palácio por sua madrasta sedenta de poder, que inclusive conspirou contra o rei para garantir o controle do trono.

Em uma de suas reviravoltas, uma praga zumbi começa a se espalhar por todo o reino e cabe ao príncipe herdeiro salvar seu povo, bem como expor a conspiração do mal por trás das atitudes de sua madrasta. Em suma, o enredo é como uma mistura de Game of Thrones e The Walking Dead, todavia sendo ambientado na Coreia do século XVII.

Black

Dorama - definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas
Fonte: Netflix

Por fim, este dorama coreano é escrito por Choi Ran e dirigida por Kim Hong-sun. A série segue Hang Moo-gang / Black (Song Seung-heon), um detetive possuído pelo ceifador 444 que se apaixona por Kang Ha-ram (Go Ara).

Esta última é uma mulher mortal quem pode prever a morte quando ela não está usando seus óculos de sol. Juntos, os dois quebram as regras do céu tentando salvar a vida das pessoas, e evidentemente se encontram sugados por uma perigosa colisão de mundos terrestres e além.

Agora que você sabe o que são doramas ou séries orientais, leia também: Stan Lee, quem foi? História e carreira do criador da Marvel Comics

Fontes: Maiores e Melhores, Purebreak

Fotos: Netflix/Divulgação, Intrínseca

Essa matéria Dorama – Definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Dorama – Definição, curiosidades e lista das melhores séries asiáticas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s