Yin yang, o que é? Como usá-lo para garantir equilíbrio físico e mental

Provavelmente você já se deparou com o símbolo Yin Yang e se questionou qual seria o significado dele. Ademais, consiste em um princípio da filosofia chinesa, onde são expressas duas energias que são apostas. No entanto, essas energias necessitam uma da outra para existir. Logo, o ideal é recorrer ao equilíbrio entre essas duas forças opostas.

Em suma, cada lado apresenta um significado, onde o Yin, de cor preta, retrata passividade e frieza, e o Yang, de cor branca, retrata atividade e calor. Além disso, existem algumas leis e teoremas para se concretizar o equilíbrio entre essas duas forças. Por exemplo, que tudo se encontra em constantes transformações. Ou também, que não há nada neutro, onde as forças podem estar em evidência em qualquer situação.

Por fim, para recorrer ao equilíbrio não é necessário apenas se atentar ao contexto da natureza, mas também em ações no cotidiano. Ou seja, tomar algumas medidas no dia a dia, como ouvir mais e discutir menos, e recuar quando for necessário. Além disso, o símbolo pode estar presente em outros âmbitos da sociedade, como a medicina e o amor, estando tudo interligado.

O que é Yin yang?

Pinterest

Basicamente, o Yin yang consiste em um princípio da filosofia chinesa. Em resumo, nelas estão retratadas suas energias que são opostas, onde uma é a escuridão e a outra a claridade. Ademais, o ideal seria buscar o equilíbrio entre essas forças opostas. Por outro lado, algumas pessoas veem essas forças representas no dia e noite, lua e sol ou homem e mulher.

Yin, retratado pela cor preta, representa passividade e frieza, mas também equivale a versão feminina e a noite. Dessa forma, o Yang, retratado pela cor branca, é a versão oposta a energia Yin. Logo, representa atividade e sensação de calor, voltado para a versão masculina e ao dia.

Significado do símbolo Yin Yang

Freepik

O símbolo Yin Yang, também denominado como diagrama do Tai Chi, retrata os dualismos da natureza, onde forças opostas coexistem. Por exemplo, a lua que não existe sem o sol, a noite sem o dia ou o frio sem o calor. Dessa maneira, esses elementos se agrupam permitindo o alcance de um estado de equilíbrio.

Entretanto, o símbolo sozinho representa o bem e o mal. Ademais, no símbolo há duas esferas menores nos extremos de cada lado. Assim sendo, demonstram a força que cada uma das energias opostas atinge. Logo, com o passar do tempo, cada uma desperta dentro de si um sentimento oposto ao seu. Por isso, segundo a Filosofia Tradicional Chinesa, quanto mais Yin você obter, menos Yang terá, e vice-versa. Portanto, é necessário encontrar o equilíbrio entre as duas forças em sua vida.

Por outro lado, alguns estudiosos apontam que essas forças representam o tigre e o dragão. Pois, esses animais simbolizam bastante esse conjunto de energias. Dessa forma, o dragão seria o Yin, tendo a mente mais complexa e intuitiva, enquanto o tigre seria o Yang, representando um animal racional e digno de liderar.

Leis da combinação das energias Yin e Yang

Ciência e Tecnologia

De acordo com a tradição oriental, existem sete leis que compõem da combinação energética das forças Yin yang. Logo, para recorrer ao equilíbrio proveniente dessas energias, é necessário seguir cada uma das leis. Em síntese, são elas:

  1. Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita.
  2. Tudo se encontra em constantes transformações.
  3. Todas as contrariedades são complementares.
  4. Não há duas coisas absolutamente iguais.
  5. Tudo possui frente e verso.
  6. A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho.
  7. Tudo tem um começo e um fim.

Teoremas da combinação das energias

Pinterest

Ao todo, existem doze teoremas que compõem a combinação das energias Yin yang. Logo, são eles:

  1. Yin e Yang são duas extremidades de pura expansão infinita: elas se apresentam no momento em que a expansão atinge o ponto geométrico da bifurcação. Ou seja, quando a energia se divide em dois.
  2. Yin e Yang se originam, continuamente, da pura expansão infinita.
  3. Yang tende a se afastar do centro, já Yin tende a ir para o centro. Ambos produzem energia.
  4. Yin atrai Yang e Yang atrai Yin; Yin repele Yin e Yang repele Yang.
  5. Quando potencializados, Yin gera Yang e Yang gera Yin.
  6. A força de repulsão e atração de todas as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang.
  7. Todos os fenômenos têm por origem a combinação entre Yin e Yang em várias proporções.
  8. Os fenômenos são efêmeros por causa das constantes oscilações das agregações dos componentes Yin e Yang.
  9. Tudo tem polaridade, nada é exclusivamente Yin e Yang.
  10. Não há nada neutro, Yin ou Yang estão em evidência em qualquer situação.
  11. Grande Yin atrai pequeno Yin, o grande Yang atrai o pequeno Yang.
  12. Todas as solidificações físicas são Yin no centro e Yang na periferia.

Atitudes para aplicar no cotidiano em busca do equilíbrio

SBCoaching

A princípio, a busca pelo equilíbrio entre as energias Yin yang vem através de elementos da natureza. Entretanto, cada um deve buscar o equilíbrio através de ações no cotidiano também. Logo, algumas ações que podem ser feitas são:

  • Ouvir mais e discutir menos – É imprescindível ouvir mais o que os outros tem a dizer, para evitar discussões. Pois, são diferentes pontos de vistas, com crenças e valores distintos. Portanto, se calar e ouvir o que o outro tem a dizer, e analisar a situação, é mais coerente e equilibrado.
  • Recuar quando for necessário – É preciso reconhecer quando for o momento de recuar em alguma situação. Isto é, não ficar insistindo demais em algo que esteja tomando muito o seu tempo e não esteja dando resultados. Pois, você deve se afastar e encontrar soluções para conseguir avançar em seus objetivos.
  • Não tente ser superior – Não busque ser superior, mesmo que o mundo atual exija competições. Desse modo, foque em competir consigo mesmo, buscando a melhor versão de si mesmo, esquecendo das outras pessoas. Por exemplo, desenvolvendo habilidades, autoconhecimento.
  • Prezar pela simplicidade e flexibilidade – Em suma, a beleza da vida se encontra nas pequenos coisas. Pois, ao complicar as situações, mais desequilíbrio é gerado. Então, recorra ai autoconhecimento, sem perder sua essência, e a valorizar coisas simples da vida. Além disso, ser flexível é essencial, para se adequar às necessidades e circunstâncias.

Usando em vários âmbitos da sociedade

Pinterest

O símbolo pode estar presente em diversos âmbitos da sociedade, marcando sua influência. Por exemplo:

  • Filosofia chinesa – Esse símbolo trata-se de um conceito fundamental para a filosofia chinesa taoísta. Em suma, é defendido que os seres necessitam viver em harmonia com a natureza de onde fazem parte.
  • Medicina – A princípio, os chineses relacionam as energias na hora de proceder o diagnóstico e o tratamento de doenças. Ademais, o Yin retrata partes como o peito, abdômen, órgãos abaixo da cintura, pernas e pés, além do sangue e líquidos do corpo. Logo, os sinais clínicos são doenças crônicas e degenerativas, problemas intestinais e renais. Por outro lado, o Yang retrata as costas, cabeça, músculos, pele e órgãos acima da cintura, além do quociente. Destarte, os sinais clínicos são a hiperatividade, doenças agudas e inflamatórias ou problemas com sono.
  • No amor – O ditado popular que os opostos se atraem está bastante relacionamento com o símbolo Yin Yang. Isto é, como se você fosse o Yin e procurasse o seu Yang, ou vice-versa. Ademais, na hora do casamento são ditos diversos dualismos, como saúde e doença, riqueza e pobreza.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Tangram, o que é? Origem e como montar o quebra-cabeça chinês

Fontes: Brasil Escola, Clube de Chinês, ABCoaching, IBRA China

Imagens: Mobile Verso, Pinterest, Ciência e Tecnologia, Freepik

Essa matéria Yin yang, o que é? Como usá-lo para garantir equilíbrio físico e mental foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Yin yang, o que é? Como usá-lo para garantir equilíbrio físico e mental Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s