Doenças psicossomáticas, o que são? Causas, sintomas e tratamentos

Doenças psicossomáticas consistem em um tipo de doença que afeta o indivíduo de forma física e psicológica. Ademais, são ocasionadas por transtornos e alterações emocionais. Logo, ocorrem sintomas como falta de ar, coração acelerado, ansiedade, irritabilidade, entre outros.

Por outro lado, essa doença também pode afetar alguns órgãos do corpo humano. Por exemplo, o estômago, provocando queimações e sensações de enjoo, ou também nos rins e bexiga, dificultando o ato de urinar. Dessa forma, caso não seja tratada adequadamente pode acarretar algumas complicações, com alcoolismo, abuso de drogas ilícitas e maior risco de ocorrer um suicídio.

A princípio, as doenças psicossomáticas costumam ser provocadas devido à presença de traumas, tanto na infância quanto recentes. Além de desgaste profissional ou ter sofrido algum tipo de abuso psicológico. No entanto, existem tratamentos adequados, que devem ser feitos por aqueles que sofrem com esse mal.

Em suma, no tratamento o paciente faz o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar seus sintomas. Além disso, devem recorrer a um acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para melhores resultados.

O que são doenças psicossomáticas?

Psicólogos Berrini

As doenças psicossomáticas consistem em doenças ocasionadas por transtornos e alterações emocionais. Ademais, elas podem provocar diversos sintomas, tanto físicos quanto psicológicos. Por exemplo, dores, falta de ar, coração acelerado, tremores e diarreia.

Em síntese, essas doenças são provocadas por problemas emocionais que o indivíduo apresenta, estando interligadas com a saúde emocional e o físico. Portanto, quando ocorre um sofrimento psicológico bastante forte, ele influencia diretamente na saúde da pessoa, acarretando diversas doenças.

Por outro lado, essa doença pode ser chamada de “transtorno de somatização”. E, o processo não é algo consciente, pois podem ter diversos fatores que acarretaram naquele cenário. Logo, é preciso estudar todas as possíveis causas para recorrer a um tratamento adequado. Normalmente, os sintomas se intensificam quando o indivíduo passa por situações muito estressantes ou de muita pressão.

Sintomas

Tua Saúde

As doenças psicossomáticas abrangem diversos tipos diferentes de sintomas, podendo ser físicos ou psicológicos. Logo, dentre os mais comuns estão:

  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Estresse
  • Tristeza
  • Desânimo para as atividades diárias
  • Exaustão.
  • Dor e queimação no estômago
  • Náuseas e vômitos
  • Constipação e diarreia
  • Sensação de falta de ar e dor torácica
  • Dores musculares
  • Aumento da pressão arterial
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Dores de cabeça
  • Alterações na visão
  • Coceira, ardência ou formigamento com surgimento de lesões de pele
  • Queda em excesso de cabelo
  • Insônia
  • Dor ou dificuldade para urinar
  • Mudanças na libido
  • Dificuldade para engravidar
  • Alterações do ciclo menstrual

Tipos de doenças psicossomáticas

Pinterest

As pessoas que apresentam doenças psicossomáticas podem apresentar diversas alterações em diferentes órgãos do corpo. Por exemplo:

  1. Estômago: Apresenta dor e queimação no estômago. Além disso, provoca sensação de enjoo, piora de gastrites e úlceras gástricas.
  2. Intestino: Ocorrência de diarreia e prisão de ventre.
  3. Garganta: Há a sensação de nó na garganta. Ademais, ocorrem irritações mais fáceis constantes na garganta e amígdalas.
  4. Pulmões: Sensações de falta de ar e sufocamento. Desse modo, podem simular doenças pulmonares ou cardíacas.
  5. Músculos e articulações: Ocorrência de tensão, contraturas e dores musculares.
  6. Coração e circulação: Sensação de dores no peito, que podem ser confundidas com infarto. Por outro lado, também ocorre o surgimento ou piora da pressão alta.
  7. Rins e bexiga: Dor ou dificuldade para urinar, se assemelhando a doenças urológicas.
  8. Pele: Coceira, ardência ou formigamentos.
  9. Região íntima: Ocorre a piora da impotência e diminuição do desejo sexual. Logo, também aumenta a dificuldade para engravidar e alterações do ciclo menstrual.
  10. Sistema nervoso: Enxaqueca, dores de cabeça, alterações da visão, do equilíbrio e da sensibilidade, provocando dormências e formigamentos. Mas também, ocorre a alteração da motricidade, simulando doenças neurológicas.

Causas das doenças psicossomáticas

Metrópoles

Existe uma série de situações que contribuem para o desenvolvimento das doenças psicossomáticas. Por exemplo, ansiedade, estresse e depressão. Portanto, as principais causas para esse tipo de doença são:

  • Desgaste profissional – Pessoas que trabalham com muitas pessoas, como professores e profissionais da saúde, sofrem com bastante desgaste profissional. Além disso, o excesso de carga horária também pode afetar bastante.
  • Traumas – Algum trauma sofrido na infância ou após acontecimentos marcantes podem acarretar ao desenvolvimento desse tipo de doença. Por outro lado, conflitos familiares também contribuem para esse estado.
  • Violência psicológica – Ações como violência doméstica e bullying podem ser fortes influencias para provocar as doenças psicossomáticas.
  • Ansiedade excessiva – Ansiedade e estresse em excesso é uma forte causa para ocasionar as doenças psicossomáticas.

Quais as possíveis complicações resultantes desse problema?

Saúde Garantida

As doenças psicossomáticas também são conhecidas como transtorno somatoforme. Em suma, o transtorno somatoforme é a classificação médica para doenças que persistem, mesmo que os sintomas físicos presentes não expliquem a extensão dos sintomas e nem de sua natureza. Com isso, o paciente busca insistentemente por assistência médica, o que prejudica sua saúde e bem-estar.

Ademais, o transtorno ocasiona diversos problemas que precisam ser tratados. No entanto, muitos não recorrem a ajuda necessária para sanar a doença. Desse modo, acabam desenvolvendo algumas complicações. Por exemplo:

  • Alcoolismo.
  • Problemas conjugais e familiares.
  • Abuso de drogas ilícitas.
  • Trocas recorrentes de empregos.
  • Dificuldade para manter relacionamentos com as pessoas.
  • Incompetência para agir mediante intercorrências ou adversidades da vida diária.
  • Desenvolvimento de outros transtornos. Isto é, surgimento de doenças como ansiedade patológica, crises depressivas ou transtornos de personalidade.
  • Maiores riscos de cometer suicídio.

Diagnóstico dessa doença

Psicólogo e Terapia

O diagnóstico para doenças psicossomáticas é feito através de um psiquiatra ou clínico geral. Em síntese, é avaliado diversos fatores, sendo excluído a presença de outras doenças através de um exame físico de laboratório. Ademais, os principais sintomas para identificar a presença dessa doença são: coração acelerado, tremores, boca seca, falta de ar e nó na garganta. Logo, para confirmar a presença dessa doença é preciso que a pessoa apresente, pelo menos, 4 desses sintomas, sendo os gastrointestinais os mais comuns.

Tratamento de doenças psicossomáticas

Psicólogos Berrini

Os tratamentos de doenças psicossomáticas são voltados para o uso de medicamentos que aliviam os sintomas. Por exemplo, analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos. Ademais, também são feitos o uso de antidepressivos, como fluoxetina, e ansiolíticos, como clonazepam.

Além disso, recorrer a um acompanhamento de psicólogo ou psiquiatra é de extrema importância. Visto que, eles servirão de base para que cada indivíduo busque compreender a si mesmo para encontrar as causas da doença. O que facilitará nos possíveis tratamentos.

Pois, como as doenças psicossomáticas estão intimamente ligadas ao desgaste emocional, o acompanhamento psicológico faz toda a diferença. Por fim, estabelecer uma mudança no estilo de vida também auxilia no melhoramento desse quadro. Portanto, melhorar a qualidade do sono, enfrentar as adversidades da vida e aproveitar os bons momentos é essencial. Dessa forma, ter a família e amigos por perto também é de suma importância, para proporcionar uma maior motivação ao paciente.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Sinais de ansiedade – Causa, como evitar e tratamento dos sintomas.

Fontes: Hospital Santa Mônica, Psiquiatria Paulista, Tua Saúde

Imagens: Psicólogo e Terapia, Psicólogos Berrini, Pinterest, Metrópoles, Saúde Garantida

Essa matéria Doenças psicossomáticas, o que são? Causas, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Doenças psicossomáticas, o que são? Causas, sintomas e tratamentos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s