Reis Magos, quem são? Origem e curiosidades sobre eles

Eles vieram para adorar o menino Jesus recém-nascido, guiados por uma estrela, trazendo presentes de ouro, incenso e mirra. Esta é a descrição dos três Reis Magos, encontrada na bíblia. Vestidos com suas melhores roupas, atravessando desertos e montanhas guiados por uma luz celeste, esses peregrinos são conhecidos como Belchior, Gaspar e Baltazar. Todavia, pouco se sabe sobre suas origens e onde ficavam localizados os seus reinos.

Uma teoria é que eles podem ter sido reis do Iêmen, pois nessa época os reis do Iêmen eram judeus. Além disso, a quantidade de reis também é apenas um palpite, relacionado ao fato deles trazerem consigo três presentes: mas, independentemente de quantos fossem, eles provavelmente teriam muitos mais servos com eles.

Por que os reis eram chamados de Magos?

Fonte: Pixabay

O termo Mago – de magoi, o plural da palavra grega magos, (μάγος) – é geralmente traduzido como sábio, astrólogo ou mágico. Na verdade, a palavra “mágica” vem da palavra magos . Assim, os ‘Magos do Oriente” certamente eram homens de grande erudição. Ademais, esse título era dado aos sacerdotes de uma seita das antigas religiões persas, como o Zoroastrismo. Hoje nós os conhecemos como astrólogos.

Todavia, naquela época, a astronomia e a astrologia faziam parte dos mesmos estudos gerais e andavam de mãos dadas. Assim, os magos teriam seguido os padrões das estrelas religiosamente. Por conseguinte, eles provavelmente também eram muito ricos e muito estimados em sua própria sociedade e por pessoas que não eram de seu país ou religião.

Aparência dos Reis Magos

Fonte: Pixabay

Os reis magos são frequentemente descritos com as seguintes aparências:

Gaspar: possuía cabelos castanhos e barba escura e trajava um manto verde e uma coroa de ouro com joias verdes. Ele é o Rei de Sabá. Portanto Gaspar representa o incenso trazido a Jesus.

Belchior: possuía longos cabelos brancos e barba branca, além disso usava uma capa dourada. Ele é o rei da Arábia. Belchior representa o ouro trazido a Jesus.

Baltazar: é representado como um negro de barba escura e usando uma capa roxa. Ele é o Rei de Tarso, Macedônia e Egito. Assim, Baltazar representa o presente da mirra que foi trazido a Jesus.

Significados dos presentes ofertados pelos reis

Fonte: Pixabay

Segundo a bíblia, quando os Reis Magos encontraram Jesus e Maria, eles estavam hospedados num estábulo em Belém. Então eles deram seus presentes que pareciam estranhos para dar a um bebê. No entanto, os cristãos acreditam que eles têm os seguintes significados:

Ouro: está associado a realeza. Dessa forma, os cristãos acreditam que ele foi presenteado por Belchior porque Jesus é o Rei dos Reis.

Incenso: às vezes é usado na adoração em igrejas e foi presenteado por Gaspar para representar a adoração ao Salvador.

Mirra: é um perfume que antigamente era colocado em cadáveres para fazê-los cheirar bem. Então, os cristãos acreditam que esse presente dado por Baltazar, indicava que Jesus sofreria e morreria.

Curiosidades sobre os Reis Magos

Reis Magos - quem são? Origem e curiosidades sobre eles
Fonte: Pixabay

Verdadeiros nomes

De acordo com a tradição síria, no entanto, os nomes dos Magos são Larvandad, Hormisdas e Gushnasaph. Na tradição armênia, por outro lado, Kagba, Badadakharida e Badadilma são os nomes dos Magos.

Os Reis Magos viajaram de camelo, a cavalo ou a pé?

É um equívoco comum pensar que Gaspar, Belchior e Baltazar foram até Belém montados em camelos. No entanto, as pessoas no norte da Arábia normalmente só montavam cavalos. Na época do nascimento de Cristo, os camelos eram usados ​​como animais de carga, mas os viajantes ricos usavam cavalos para tornar a viagem mais confortável​​ e rápida.

Restos mortais encontrados por Santa Helena

Diz-se que Santa Helena conseguiu encontrar os restos mortais dos Magos, supostamente descobertos na Pérsia, e depois os trouxe de volta para Constantinopla.

Durante o século V d.C., as relíquias dos Magos foram trazidas para Milão, na Itália. Posteriormente, os restos mortais dos Magos foram transferidos para a Catedral de Colônia, onde permaneceram, atrás do altar-mor, desde então.

Um grande sarcófago dourado foi construído para abrigar esses restos, e o local ficou conhecido como Santuário dos Três Reis. Além disso, tornou-se o maior relicário do mundo ocidental e tem atraído peregrinos de todo o mundo.

Epifania do Senhor

A epifania do Senhor é celebrada no Dia de Reis, 12 dias após o Natal em 6 de janeiro, e é a época em que os cristãos se lembram dos Reis Magos que visitaram Jesus, após o seu nascimento.

Tradições do Dia de Reis

Ao redor do mundo, diversas tradições marcam o Dia de Reis. Na Espanha, as padarias fazer um bolo especial chamado ‘Roscón’ (um pão em forma de anel). Normalmente são recheados com creme ou chocolate e decorados com uma coroa de papel. Por outro lado, na Catalunha o bolo é conhecido como Tortell ou Gâteau des Rois e é recheado com maçapão.

Na França, você pode comer uma ‘Galette des Rois’, um tipo de bolo com amêndoas. Já no México, o tradicional bolo é chamado ‘Rosca de Reyes’ (Bolo dos Três Reis) que contém uma figura do Menino Jesus escondida dentro da massa.

No Brasil, acontece a Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis. Na festa popular, um grupo de músicos, cantores e dançarinos percorrem as ruas das cidades anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações por onde passam.

Aproveite para conhecer melhor as tradições do dia 6 de janeiro – Significado e curiosidades sobre o Dia dos Reis

Fontes: Bol, Observador, Toda Matéria, Escola Kids

Fotos: Pixabay

Essa matéria Reis Magos, quem são? Origem e curiosidades sobre eles foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Reis Magos, quem são? Origem e curiosidades sobre eles Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s