30 ideias de luminária de corda para iluminar o ambiente de forma criativa

Quem é que gosta de acordar de madrugada e ter que sair tateando os móveis no escuro até alcançar o interruptor? Ou ler antes de dormir com a luz principal do dormitório acesa ou iluminando o livro com a ajuda da lanterninha do celular? Ninguém, né? É por essas e outras que um abajur ao lado da cama é uma mão na roda para quem deseja conforto e praticidade no quarto e, o melhor, sem gastar muito e nem precisar investir em grandes reformas.

De acordo com as informações da designer de interiores Karina Lapezack, a escolha da lâmpada perfeita é fundamental, e também pode adicionar um ponto de luz a mais para um canto menos favorecido de iluminação. “Prefira lâmpadas de luz quente, pois o seu índice de reprodução de cor é mais condizente à realidade. Nunca utilize a super branca e nem a branca fria, e sempre do tipo LED, que além de mais duradouras, também são super econômicas”.

Se o seu quarto serve também como um confortável cantinho para leitura, faça os devidos ajustes na sua luminária para esta finalidade. “As lâmpadas mais confortáveis para a leitura, que também são comumente usadas para a iluminação de escrivaninhas e quartos infantis, são as que proporcionam mais suavidade na iluminação, como as halógenas, por exemplo, que se adaptam em diversos modelos de abajures, luminárias ou arandelas”. Além disso, modelos flexíveis são perfeitos, pois você tem a liberdade para direcionar a lâmpada para o lado que quiser sem precisar tirar o objeto do lugar.

Não podemos esquecer também da função decorativa do objeto, que tem uma importância enorme na harmonização do ambiente. E quando se trata de locais pequenos, escolha uma opção favorável: “Abajures compactos acomodados sobre o criado mudo, arandelas instaladas na parede ou na cabeceira e pendentes são os mais indicados para quem tem pouco espaço”, afirma a profissional.

5 peças que ajudam a iluminar bem seu quarto

Que tal conhecer a fundo os itens mais usados para iluminar um cantinho do quarto?

1. Arandelas

As arandelas podem ser usadas tanto em quartos e salas como na área externa da casa. Perfeitas para lugares pequenos, pois são presas na parede e não ocupam muito espaço. Para dormitórios, é importante escolher um modelo que atenda a sua necessidade. Caso queira uma iluminação para leitura, prefira as que são direcionáveis.

2. Pendentes

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

Os pendentes também são perfeitos para dormitórios pequenos e devem ser instalados impreterivelmente no teto, acima de um criado-mudo, banco ou qualquer outro móvel de apoio. Dê preferência para modelos pequenos, para não criar desconexão com a decoração.

3. Luminária para leitura

Foto: Reprodução / Anastassiadis Arquitetos

Quando a cama se torna um cantinho para a leitura, uma luminária cai bem. Ela oferece a iluminação adequada para este tipo de atividade sem precisar ficar forçando a visão, e ao mesmo tempo, não possuem uma luz forte a ponto de clarear demais. Tudo na medida certa para as devidas finalidades!

4. Abajur com cúpula

Por muito tempo o abajur foi o objeto mais usados em dormitórios. Ele possui uma base, onde é instalada a lâmpada, que tem a iluminação amenizada pela cúpula.

5. Luminária de piso

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Este é o mais versátil de todos, pois não é necessário apoiá-lo sobre um móvel e, por conta disso, as luminárias de piso podem ser usadas em outros cantinhos do quarto, não necessariamente ao lado da cama, como posicionado em uma poltrona ou no canto do cômodo.

Leia também: 30 ideias criativas para usar pisca-pisca na decoração de casa 166892

50 modelos de abajur para ter no quarto

Agora que as informações básicas para escolher o abajur ideal já foram dadas, é hora de se inspirar! Confira algumas opções a seguir, harmonizadas com os seus respectivos ambientes devidamente decorados:

1. Cinquenta tons de cinza

Foto: Reprodução / Mab3 Arquitetura

As cores das arandelas harmonizaram perfeitamente com o restante da decoração, especialmente com a roupa de cama e a textura da parede.

2. Uma pitada de cor

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design

Modelos simples podem ser carregados de personalidade, basta escolher o estilo que mais atenda ao seu perfil. Aqui, o amarelo combinado ao carrinho decorativo criou um ponto de cor na cartela sóbria de cores.

3. Estilo industrial

Foto: Reprodução / Bianchi & Lima Arquitetura

O estilo industrial chegou diretamente dos lofts americanos para os nossos corações, e este modelo de luminária de mesa faz total referência ao estilo. O pequeno ponto de luz é ideal para a leitura.

4. Combinando com a delicadeza do ambiente

Foto: Reprodução / Noelle Maia Arquitetura

O abajur de modelo simples combinou perfeitamente com a decoração clean do dormitório. Acomodá-lo acima do criado-mudo com o seu interruptor disponível ao lado da cama facilita o seu uso.

5. Uma combinação cheia de maturidade

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

Alguns modelos oferecem flexibilidade na cúpula, perfeito para redirecionar a iluminação para onde você quiser. Vai ler um livro? Ajuste-o mais para cima de seu companheiro de papel. O momento é para assistir à televisão? Coloque a cúpula redirecionada para o lado oposto da cama.

6. O cordão de luz foi apoiado na escultura em formato de mão

Foto: Reprodução / Apartamento 203

Personalizar objetos é um recurso incrível para dar mais personalidade à decoração. Principalmente quando dois se transformam um, como o caso desta mão de manequim que foi estrategicamente modelada para servir de apoio para o fio comum de luz.

7. Quartinho de princesa

Foto: Reprodução / Üretim Mühendisi

Modelos que combinam com a decoração deixam o ambiente ainda mais valorizado. O abajur acompanhou com fidelidade o estilo clássico do dormitório, que mais parece um quarto de uma realeza.

8. Peças acobreadas estão super em alta

Foto: Reprodução / Carol Miluzzi Arquitetura

E o melhor, combinam com quase todos os estilos de decoração! O fio colorido é ainda um charme adicional a peça que, por não ter cúpula, pede por uma lâmpada bem bonita.

9. … e prateadas também

A luminária de mesa combina com tudo, principalmente os modelos prateados. Se você não quer errar de jeito nenhum, escolha esta cor, e dê preferência para um modelo flexível como este.

Leia também: 40 cantinhos da leitura decorados repletos de inspiração 166892

10. Arandelas dão um charme a mais à composição

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

E são perfeitas para quem tem pouco espaço, ou quem deseja acomodar outros objetos no criado-mudo. Repare que este modelo com cúpula direciona perfeitamente a iluminação para o móvel, ideal para destacar algo de valor sentimental.

11. Muita delicadeza para receber o bebê

Foto: Reprodução / Bebek Odası

Quartinhos de bebês pedem por uma iluminação suave, portanto, modelos com cúpulas podem oferecer este conforto. E se ela tiver a cor predominante da decoração, melhor ainda!

12. Luminárias vazadas pedem uma lâmpada bem bonita

Foto: Reprodução / Carol Miluzzi Arquitetura

Algumas luminárias são versáteis por também servirem como arandelas. E capriche na escolha da lâmpada para modelos vazados, pois será ela que dará o charme à peça.

13. Se você gosta de sofisticação, aposte no cromado

Foto: Reprodução / Studio Dani Yuri Arquitetura

Mas vá com calma! Por ser algo que chama muito a atenção, deixe que só ele tenha este destaque na cartela de cores. O modelo desta imagem é pequeno, mas bem marcante e charmoso.

14. Cada criado-mudo com seu modelo diferente

Foto: Reprodução / MN Arquitetura + Interiores

Se a esposa gosta de um modelo e o marido de outro, não há problema. Na verdade pode até ser uma solução, contanto que orne com a decoração. Assim cada um tem o seu canto com a sua cara, sem se desconectar do estilo do ambiente.

15. Impossível não se apaixonar por este pendente

Foto: Reprodução / Estudio Volpert Arquitetura

Outra proposta perfeita para espaços pequenos são os pendentes. Será necessário instalar um ponto de luz a partir do teto para instalá-lo, basta definir se serão duas peças, uma de cada lado da cama ou somente uma, preferencialmente colocado em uma quina.

16. Aproveite a cabeceira para instalar as suas arandelas mais próximas da cama

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquitetos

Caso não queira furar a parede, ou fazer uma instalação elétrica adequada para a arandela, adapte o seu projeto instalando a peça diretamente na cabeceira. É só criar um adaptador para ligá-la nas tomadas do quarto, que ficarão devidamente escondidas.

17. O canto de estudo também merece uma iluminação adequada

Foto: Reprodução / Fernanda Marques Arquitetos

Se o quarto possui uma escrivaninha, não se esqueça dela também! Tanto a área de estudos como a cama receberam pontos de iluminação diferentes, demarcando os ambientes em um mesmo cômodo.

18. O abajur roxo se destacou em meio à decoração candy colors

Foto: Reprodução / Fernanda Marques Arquitetos

E nem precisou de um criado-mudo para ser acomodado. O banquinho em formato de nuvens serviu muito bem como um apoio não só para o abajur, como também para outros artigos de decoração.

19. O pendente saindo diretamente do trilho

Foto: Reprodução / SP Estúdio Arquitetura

Os trilhos estão super em alta e oferecem uma grande praticidade para extender os pontos de luz do cômodo sem precisar de muito quebra-quebra. Uma solução perfeita para caprichar na iluminação do quarto, e de quebra aproveitar a deixa para instalar o seu pendente preferido.

Leia também: 50 modelos que te ajudam a escolher o abajur perfeito para o seu quarto 166892

20. Um pouco de feminilidade

Foto: Reprodução / Melina Romano Interiores

Adicione alegria, diversão e um Q feminino com abajures de franjas. Uma maneira perfeita para dar uma quebrada de leve na decoração sóbria, sem destoar do ambiente.

21. Que tal casar um pendente com pisca pisca?

Foto: Reprodução / Rodrigo Cunha Arquitetura

Difícil não amar uma cabeceira ou decoração com pisca-pisca! E aqui ele literalmente serviu para adicionar amor ao quarto do casal. E o pendente super delicado, que mais parece o coque de uma gueixa?

22. Vintage com contemporâneo

Foto: Reprodução / Melina Romano Interiores

Se você gosta do estilo retrô, por que não investir em uma peça especial? É muito fácil encontrá-las em antiquários ou em casas especializadas em decoração vintage.

23. Diferentona

Foto: Reprodução / MN Interiores

Dê mais destaque às peças vazadas apoiando-as em um livro, preferencialmente de uma cor diferente. Também é uma forma muito especial de adicionar a sua identidade à decoração.

24. Madeira em formato de menina

Foto: Reprodução / Fernanda Marques Arquitetos

Caso não queira ter um abajur em cima da mesa, e outro no criado-mudo, deixe a disposição dos móveis de uma maneira em que a mesma peça atenda os dois ambientes sem tirar a praticidade.

25. Cores alegres dão vida a decoração

Foto: Reprodução / GF Projetos

Não é necessário adotar somente uma cor, ou vários tons desta mesma cor para decorar. Aliás, conseguir fazer um casamento harmonioso de cores distintas dão muito mais alegria ao quarto. Aqui o pendente verde ganhou destaque em meio à cabeceira cinza e a parede branca, e ornou maravilhosamente com as estampas das almofadas.

26. Cúpulas sempre são bem-vindas

Foto: Reprodução / B + R Arquitetura

Elas são figurinhas carimbadas há muito tempo na decoração, e ajudam a amenizar o brilho das lâmpadas ou direcionar a luz para um determinado ponto. Aí cabe a você escolher se prefere os modelos lisos ou estampados.

27. Se atente a altura do pendente

Foto: Reprodução / Duda Senna Arquitetura

Quando for instalar o seu pendente ao lado da cama, deixe-o em uma altura ideal para que você não corra o risco de bater a mão, travesseiro ou edredom durante a noite. A iluminação deve te alcançar, e não ele.

28. Cheio de carisma

Foto: Reprodução / Márcio Campos Arquitetura

Se você prefere algo menos elaborado, aposte em modelos simples e que se encaixam perfeitamente na decoração sem muito esforço. Um minimalismo muitas vezes cai bem.

29. Deixe o abajur preferencialmente na mesma altura da cama

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi Arquitetura

Assim o efeito relaxante da luz é direcionado para o ponto certo do quarto, para ajudar a desligar a cabeça e pegar no sono tranquilamente.

30. Super destaque

Foto: Reprodução / Studio Dani Yuri Arquitetura

Apesar de pequena, a arandela ganhou um destaque incrível com a composição de cores escuras e fortes ao seu redor. Nem mesmo o móvel amarelo logo abaixo tirou “o seu brilho”.

31. Uma dupla perfeita

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Ter duas luminárias iguais não é uma regra, mas é uma boa ideia para quem gosta de ter tudo alinhadinho nas devidas proporções. A personalização pode ficar por conta de outros objetos decorativos adicionais ao criado-mudo.

32. Apostar em designs diferentes traz personalidade ao ambiente

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Quem não gosta de um toque diferenciado, não é mesmo? Se você passar por uma loja e encontrar algo que nunca viu, não ouse deixá-lo por insegurança! Um dia você pode se arrepender!

33. Refinadinho

Foto: Reprodução / Arquiteta Mariana Marques

Atente-se ao tamanho do móvel que dará apoio ao seu abajur: se a peça for grande, o móvel não pode ser estreito e nem baixo.

34. Um aconchego só

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

Mas se o móvel é grande e o abajur pequeno, aproveite para adicionar mais elementos decorativos para que a peça não fique avulsa e desvalorizada.

35. A cara da riqueza

Foto: Reprodução / Marianee Marilda Baptista

Para uma decoração contemporânea, uma peça vintage com cara de vovó adiciona personalidade ao quarto sem destoar da decoração, pois foi usada em dose homeopática.

36. E se em vez de um, você usar dois pendentes juntos?

Foto: Reprodução / Claudia Albertini – Arquiteta

Mais charmoso ainda se um for mais curto que o outro. Mas atenção: o seu modelo deve ser igual ou parecido, para não ficar muita informação.

37. Ou três?

Foto: Reprodução / Claudia Albertini – Arquiteta

Quanto mais lâmpadas tiver, mais claro o canto ficará. Portanto, ao adicionar mais de um pendente, escolha lâmpadas fraquinhas para não tirar a proposta aconchegante que a luminária deve oferecer.

38. A cúpula deu todo o charme praiano que a decoração pedia

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Ainda mais com essas lâmpadas amareladinhas, amenizadas propositalmente pelo tom claro do tecido para não ofuscar a visão quando acesas.

39. Lâmpadas de LED são as mais indicadas

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Elas não esquentam, são super econômicas e estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos para todos os tipos de luminárias.

40. Um ponto de luz para dois

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Se o quarto é para dois, mas em camas separadas, é importante otimizar o espaço, principalmente se ele não for dos maiores. Caso não caibam dois criados-mudos, que tal incluir um único móvel ao meio dos dois leitos?

41. As luminárias de chão também podem ser belas aliadas para o dormitório

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Ainda para quartos com duas camas com espaço limitado, também é possível distribuir um ponto de iluminação para cada leito: um pendente para um, e uma luminária de chão para o outro.

42. Uma luminária e um abajur

Foto: Reprodução / Ana Cunha Arquitetura

Além de modelos diferentes, você também pode apostar em tipos diferentes de peças, principalmente quando um prefere ler, e o outro relaxar.

43. Melhor ainda se a luminária servir também de criado mudo

Foto: Reprodução / PhD

Dois problemas resolvidos em uma tacada só! Mesmo estando no chão, a iluminação é suficiente para chegar até o alto da cama, mas com o equilíbrio necessário para não tirar o conforto.

44. Em meio aos quadrinhos

Foto: Reprodução / Muito Mais Arquitetura

A pintura na parede criou a impressão que há uma cabeceira instalada na cama, e criou também uma linha perfeita para as arandelas e o conjunto de quadros.

45. Pendurado em um suporte ou mão francesa

Foto: Reprodução / Sarah Strath

Um modelo super atual e usado principalmente em decorações escandinavas são os fios de luz presos a um suporte na parede, funcionando perfeitamente como uma arandela mais moderninha.

46. … como esta versão de madeira

Foto: Reprodução / Kara

Há ainda uma variedade de opção de cores de fios no mercado para dar um “tchan” a mais da decor, como este cinza da foto.

47. Super Clean

Foto: Reprodução / Broco’s Place

A discrição é tamanha que o pendente se torna perceptível pelo bucal dourado. Ideal para quem quer manter o minimalismo da decoração.

48. Muito amor por cúpulas estampadas

Foto: Reprodução / Casa Depois dos Quinze

Uma forma muito delicada e feminina de quebrar a simplicidade de um ambiente, principalmente se a decoração tiver cores neutras e/ou frias. A base de madeira deu ainda mais frescor para a peça.

49. Puxadinho do teto

Foto: Reprodução / Apartamento 33

Para dar mais claridade ao canto escuro do quarto, o casal de jovens deste dormitório puxou do ponto principal de iluminação um fio bem comprido, que foi posicionado no ‘canto problemático’ até a altura da cama.

50. Iluminando a foto do casal

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Para destacar o porta retrato preferido, coloque a arandela na direção do objeto, logo abaixo, no criado-mudo. Uma forma muito carinhosa de colocar em evidência quem a gente tanto ama.

10 abajures para quartos para comprar pela internet

Depois de tantas referências, já deve ter batido a vontade de ter uma luminária pra chamar de sua, certo? Estude alguns modelos e seus respectivos preços abaixo:

1. Luminária com cara futurista

Compre na Etna

2. Estilo industrial

Compre na Etna

3. Vazada e com cúpula

Compre na Etna

4. Luminária de piso acobreada

Compre na Tok Stok

5. Um criado-mudo luminária ou uma luminária criado-mudo?

Compre na Tok Stok

6. Você pode pendurar na parede ou apoiar no móvel

Compre na Tok Stok

7. Arandela de madeira e alumínio

Compre na Tok Stok

8. Sanfoninha

Compre na Leroy Merlin

9. Pendente de concreto

Compre na Storehouse

10. Pendente diamante

Compre na Americanas

Agora você já tem uma solução infalível para não bater mais o seu dedo mindinho andando no escuro. Bom descanso!

O post 30 ideias de luminária de corda para iluminar o ambiente de forma criativa apareceu primeiro em Tua Casa.

30 ideias de luminária de corda para iluminar o ambiente de forma criativa Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s