Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico

Em primeiro lugar, Loki é um deus nórdico, também conhecido como um jotun, ou seja, um gigante que se opõe aos deuses. Nesse sentido, faz parte do panteão de deuses nórdicos e ficou conhecido como a divindade do fogo, da trapaça e da travessura. Ademais, tem relação com a magia, pois pode assumir a forma com que quiser.

Apesar disso, esse deus nórdico não integra o Aesir, clã dos deuses que residem em Asgard, mas vive nessa região. No geral, sua imagem está associada com um símbolo de maldade e trapaça, principalmente por suas artimanhas contra os deuses. Entretanto, ainda que as ações causem danos a curto prazo às divindades, eles tendem a se beneficiar no fim.

Além disso,  Loki possui um vasto conhecimento em estratégia, porém somente utiliza dessas habilidades para os seus próprios interesses. Contudo, como citado anteriormente, as mitologia nórdica apresenta-o como uma divindade complexa, em especial porque suas atitudes negativas sempre geram algo de bom.

Sendo assim, o deus nórdico da trapaça e travessura tende a ser retratado de maneira ambivalente, o que é retratado em diferentes contos. Por outro lado, tornou-se conhecido por conta de seus filhos poderosos, em sua maioria monstros como o lobo Fenrir e a serpente Jormungand. Por fim, também é pai da deusa Hela, rainha do submundo nórdico.

Origem e história de Loki

Na mesma medida em que a mitologia grega tem o poema Teogonia de Hesíodo para explicar a origem dos deuses, a mitologia nórdica também apresenta seu relato próprio. Desse modo, a Edda e as sagas Heimskringla são textos da literatura medieval islandesa, que compila o conjunto de histórias e lendas.

Sobretudo, esses documentos apresentam a origem de Loki como filho dos gigantes Hellindi e Býleistr. Ademais, narra eventos de seu casamento com Angrboda e Sigyn, também apresentando alguns de seus monstruosos filhos. No geral, os relatos desses textos ainda o colocam como filho de Odin, enquanto em outros ele aparece como irmão.

Nesse sentido, existem histórias a respeito do modo com que Loki convenceu Odin a fazer um juramento de sangue para que ambos fossem considerados irmãos. Basicamente, esse juramento aconteceu no início dos tempos, pois o deus dos deuses precisava de sua ajuda.

A princípio, os relatos colocam que o principal objetivo de Loki era tornar-se líder de Asgard, lar dos deuses nórdicos. Por um lado, há descrições que explicam sua motivação por remorso diante da rejeição que sofria de seus semelhantes. Em contrapartida, é comum que o apresentem com essa motivação por conta de sua natureza trapaceira e ambiciosa.

Portanto, o deus nórdico do fogo e da travessura costuma protagonizar mitos em que engana os outros deuses ao se passar por eles. Além disso, se finge de gigantes para atrapalhar os planos e afetar o equilíbrio entre os povos nórdicos. Contudo, há histórias de suas boas ações, como quando resgatou o martelo Mjolnir para que Thor defendesse o reino de Asgard contra ameaças.

Curiosidades sobre o deus nórdico

1) Origem familiar de Loki

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Heróis

Primeiramente, os quadrinhos e o universo cinematográfico da Marvel apresentam Laufey como um horrendo gigante de gelo e pai de Loki. Contudo, na mitologia nórdica Laufey é uma mulher, mais especificamente uma gigante de gelo frágil que gerou Loki. Portanto, pode-se dizer que há uma representação dupla dessa figura na origem familiar do deus nórdico.

2) Outra mãe

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Herois

A princípio, Laufey é uma das várias mães de Loki, tendo em vista que existem diversas versões sobre a origem desse deus nórdico. Nesse sentido, cabe citar que Odin e Frigga são os pais adotivos dele na versão narrada pelos quadrinhos.

Porém, Farbauti é uma de suas outras mães verdadeiras citada somente uma vez nos quadrinhos. Em contrapartida, na mitologia nórdica o nome do pai de Loki é Farbaut, criando mais uma vez uma representação dupla.

3) Loki no quadrinho de 30 mil dólares

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Heróis

Em primeiro lugar, a aparição inicial do deus Loki nos quadrinhos aconteceu em 1949, na revista Timely Comics. Porém, o personagem retornou em Journey Into Mystery 85, publicada em 1962. Curiosamente, essa edição em quadrinhos apresenta Asgard pela primeira vez, o que fez com que a revista fosse leiloada por 30 mil dólares recentemente.

4) A versão ruiva de Loki

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Herois

Como citado anteriormente, a estreia de Loki aconteceu na Timely Comics em 1949. Contudo, o deus nórdico esteve presente no grupo Deuses do Olimpo, em uma versão ruiva. Por fim, ele foi banido por suas ações e condenado a vagar no submundo, mas acabou fazendo um acordo com Júpiter para que voltasse a terra e espalhasse o caos.

5) A versão feminina de Loki

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Herois

A princípio, em Loki: Agent of Asgard há uma alternância do personagem entre um corpo masculino e feminino. Porém, relatos anteriores após um dos Ragnaroks narram que Loki foi morto e ressuscitou escondido no corpo de Lady Sif. Desse modo, manteve sua essência em segredo enquanto criava artimanhas para conquistar o trono de Asgard através dela.

6) Reencarnação e infância

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Herois

Sobretudo, Loki foi brutalmente assassinado pelo Sentinela na saga O Cerco, mas retornou como um ladrão de rua encontrado por Thor. Posteriormente, uniu-se aos Jovens Vingadores, mas retornou à sua versão adulta após um feitiço de Wiccano.

7) Pansexual

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico
Fonte: Legião dos Herois

Primeiramente, a confirmação de Loki como pansexual aconteceu em Loki: Agent of Asgard. Porém, desde sua criação o personagem se afirma como uma pessoa que sente atração tanto por homens quanto por mulheres. Sendo assim, é um dos primeiros representantes em quadrinhos cuja história se relaciona abertamente com sexualidade.

8) Citação de O Mágico de Oz

Ilustração do personagem cantando no chuveiro para exemplificação do item
Fonte: Legião dos Herois

Curiosamente, Loki: Agent os Asgard começa com o deus nórdico cantando um trecho de The Wizard and I, do famoso musical Wicked. Contudo, há a mudança de algumas palavras para que a sua própria história encaixe na canção.

9) Loki no cinema

Fotografia do personagem nos cinemas para ilustração do item
Fonte: Legião dos Herois

Primeiramente, o Loki das telinhas atualmente é representado pelo ator Tom Hiddleston. Porém, outros atores foram considerados para viver o personagem, como Josh Hartnett e até Jim Carrey.

10) Criador de um Sentinela

Ilustração de um Sentinela para exemplificação do item
Fonte: Legião dos Herois

Por fim, dentre as maiores criações de Loki encontra-se um Sentinela, desenvolvido especialmente para eliminar Thor. Ademais, esse deus nórdico também foi responsável por criar vilões como o Destruidor e o Homem-Absorvente.

E aí, gostou de conhecer Loki? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: InfoEscola | Caminho Pagão | Historiador | Escola Educação | Legião dos Heróis 

Imagens: Escola Educação | Legião dos Heróis

Essa matéria Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Loki, quem foi? Origem, história e curiosidades sobre o deus nórdico Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s