O que causa dor de garganta? Origens e tratamentos

O que casa dor de garganta, na maioria das vezes, é a inflamação das amígdalas ou da faringe. A condição pode ter origens virais e bacterianas, mas também pode surgir por efeitos de alergias ou traumas locais.

A dor, também chamada de odinofagia, é resultado da resposta natural do corpo nas regiões afetadas. A partir da inflamação, mais sangue é enviado ao local inflamado, oferecendo a sensação de dor e, algumas vezes, inchaço e aumento de temperatura.

Além disso, é comum que a inflamação também se estenda para outras partes do corpo, como até a adenoide, por exemplo. A estrutura faz parte do sistema imunológico e fica localizada atrás das cavidades nasais.

6 situações que causam dor de garganta

Gripe e resfriado

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
cura

As gripes e resfriados estão entre as principais causas comuns de dor de garganta. Isso acontece porque as vias respiratórias são as principais fontes de entrada para os vírus dessas doenças, gerando as inflamações que promovem a dor. Nesses casos, também é possível perceber outros sintomas, como tosse, febre, irritação no nariz e dores no corpo, por exemplo.

Para aliviar os sintomas, um médico pode receitar medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para o combate da dor e da febre. Além disso, anti-histamínicos são recomendados em casos de muita coriza, espirros e tosse.

Infecção por bactérias

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
Sick Kids

As bactérias também são uma comum casa da dor de garganta. Naturalmente presente na mucosa dessa parte do corpo, a Streptococcus pyogenes é normalmente inofensiva. No entanto, alterações entre microrganismos da garganta podem provocar a proliferação dela, gerando infecções. Nesses casos, o tratamento é baseado no uso de antibióticos indicados por um médico.

Refluxo gastroesofágico

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
Hepatogastro

O refluxo é marcado pelo retorno de parte do conteúdo ácido do estômago para o esôfago e para a boca. Dessa maneira, a reação pode causar dor e inflamação na garganta, em casos mais recorrentes. Para tratar esse tipo de dor, o tratamento irá focar no combate do refluxo, com medicamentos que possam reduzir a acidez estomacal.

Ar seco e ar condicionado

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
sorrisologia

A falta de umidade do ar provoca perda de umidade natural da mucosa do nariz e da garganta. Sendo assim, é recomendando evitar a exposição extrema a ambientes secos quando possível. Nesses casos, para evitar a dor de garganta, é recomendado beber muita água e utilizar soluções para hidratar o nariz, como soro fisiológico, por exemplo.

Alergias

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
Médico Responde

O surgimento de reações alérgicas também está entre as principais causas para a dor de garganta. Muitas vezes, o sintoma surge em parceria com coriza, olhos vermelhos ou lacrimejando e espirros, por exemplo. Para combater a dor, é preciso identificar a alergia e o tipo de medicamento capaz de reduzir os sintomas.

Fumaça de cigarro ou poluição

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
A Gazeta

A fumaça produzida por cigarros, incêndios, veículos automotivos ou indústrias também ajudam a causar dor de garganta. Dessa maneira, evite o consumo de cigarro e tente equilibrar a permanência em espaços menos poluídos com mais verdes e abertos.

Tratamentos para dor de garganta

O que causa dor de garganta - principais origens e tratamentos
sorrisologia

A princípio, as dores de garganta comuns virais são autolimitadas e desaparecem após um período de três a sete dias. O tratamento indicado irá depender da causa da inflamação, variando para cada um dos casos.

Irritações causadas por condições como alergias ou refluxo, por exemplo, precisam de administração das condições específicas. Uma vez que a dor de garganta manifesta-se como sintoma dos outros problemas, irá se manifestar com menos frequência e intensidade caso eles sejam tratados.

Por outro lado, amigdalites bacterianas precisam de tratamento a antibióticos específicos e controlados. Já em casos de inflamações mais graves, o médico pode recomendar uma cirurgia nas amígdalas.

Fontes: Fazum hilab, Saúde Abril, Tua Saúde, Viva Bem

Imagens: sorrisologia, cura, Sick Kids, Hepatogastro, sorrisologia, Médico Responde, A Gazeta, Valda

Essa matéria O que causa dor de garganta? Origens e tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O que causa dor de garganta? Origens e tratamentos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s