Bater as botas – Origem e significado dessa expressão popular

A língua portuguesa é muito rica, onde diversas expressões populares fazem parte, as quais usamos diariamente. Mas o que é uma expressão popular? Em suma, consiste em uma das variadas formas de comunicação que se estabelecem entre dois ou mais indivíduos. Ademais, é conhecida por ser algum termo de comunicação fácil, que se espalha facilmente pela boca das pessoas. Por exemplo, a expressão bater as botas, que é bastante utilizada por muita gente. No entanto, nem todos sabem qual é sua origem.

Em suma, bater as botas representa uma forma sutil de noticiar a morte de alguém. Ou seja, bater as botas significa falecer ou morrer. Portanto, é comum, quando alguma pessoa morre, dizermos que ela bateu as botas.

Dessa forma, essa expressão possui algumas teorias que explicam a sua origem. A princípio, ela poderia ter se originado durante a invasão dos holandeses ao Brasil. Onde, os negros tropeçavam em suas botas e ficavam suscetíveis a sofrer ataques. Por outro lado, também pode ter sido originado durante a Guerra do Paraguai, que ao serem atingidos por projéteis, os soldados se sacudiam e ao cair batiam as botas.

O que significa bater as botas?

Incrível

A expressão popular bater as botas significa falecer, morrer. Ademais, consiste em uma forma de amenizar e suavizar a notícia de alguma morte. Por outro lado, curiosamente, essa expressão em inglês é chamada de “kick the bucket”.

Origem e história

Emana Parapsicologia

Existem algumas teorias para explicar a origem da expressão popular. A princípio, ela pode ter se originado durante a primeira invasão holandesa ao Brasil, em 1624. Em síntese, os negros não estavam acostumados com os armamentos e roupas pesadas que receberam. Por isso, eles acabavam tropeçando em suas próprias botas. Logo, se tornavam alvos extremamente fáceis para os holandeses. Desse modo, os negros se referiam aos outros negros que morriam dizendo que eles bateram as botas.

Por outro lado, outra explicação para a origem dessa expressão popular consiste a uma referência ao período da Guerra do Paraguai. Em resumo, quando os soldados eram atingidos e morriam, eles se sacudiam muito batendo uma bota na outra, caindo morto em seguida.

Enfim, seja qual for a origem dessa expressão, o importante é que ela se popularizou de tal forma que se tornou comum referir a morte de alguém falando que fulano bateu as botas.

Se você gostou desse post, também pode gostar desse: Botar a mão no fogo – Origem da expressão e significado.

Fontes: Dicionário Popular, Só Português, Potuguese

Imagens: Blog Evalice Souto Fotografia, Incrível, Emana Parapsicologia

Essa matéria Bater as botas – Origem e significado dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Bater as botas – Origem e significado dessa expressão popular Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s