Banho-maria, o que é? Origem e como é feito o processo

A língua portuguesa possui inúmeras expressões populares, também conhecidas como expressões idiomáticas. Em suma, essas expressões podem ser gírias, ditados populares ou frases criadas para descrever situações. Ou seja, são porções de frases cujo significado vai além do significado literal ou da interpretação das palavras que as compõem. Por exemplo, a expressão popular banho-maria, que possui dois significados distintos, onde um deles se trata de um processo de cozimento.

Em suma, banho-maria tanto pode significar um tipo de cozimento criado pela alquimista judia chamada Maria. Dessa forma, o processo consiste em uma técnica que usa o calor de forma indireta para preparar as receitas. Por exemplo, pode ser usado no derretimento de chocolates sem queimá-los. Além de outros tipos de doces.

Por fim, a expressão banho-maria pode ser usada ao se referir a uma pessoa que está enrolando ou usando outra pessoa. Enfim, banho-maria é o mesmo que algo demorado ou enrolado, que não se resolve.

Banho-maria: o que é

Wikipedia

Na culinária, o banho-maria é um processo de cozimento mais lento, delicado e suave, mas sem que o alimento entre em contato direto com o fogo. Ademais, é indicado para alimentos que sob excesso de calor, perde facilmente a textura ou o sabor. Dessa forma, o alimento deve ser colocado em um recipiente, que deve ser colocado dentro de outro que contenha água fervendo ou quase.

Ademais, o banho-maria se trata de um processo científico utilizado em laboratórios químicos e na indústria. Com o objetivo de aquecer de forma lenta e uniforme qualquer substância, seja líquida ou sólida dentro de um recipiente. Além disso, pode ser usado para esterilizar vidros.

Banho-maria: origem

EducaLingo

O processo banho-maria recebeu esse nome em homenagem à famosa alquimista Maria, a Judia, que foi criou a técnica. Em suma, Maria era uma grande perita em alquimia. Inclusive, os alquimistas do passado acreditavam que Maria era na verdade Miriã, irmã de Moisés, líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Entretanto, existem evidências históricas que contradizem tal informação.

De acordo com a Larousse Gastronomique, a enciclopédia gastronômica Larousse, considerada a bíblia da culinária, a expressão pode fazer alusão à Virgem Maria, que é um símbolo de doçura. Já que o termo banho-maria evoca um tipo de cozimento doce e delicado.

Como funciona o processo

GreenMe

O processo de cozimento em banho-maria é muito simples, basta colocar água em uma panela e levá-la ao fogo para esquentar ou ferver. Depois, em um recipiente menor coloque os ingredientes que deverão ser cozidos e o coloque dentro da panela. Dessa forma, o cozimento acontece pelo contato com a água quente e não pelo contato direto com o fogo.

Por isso, o banho-maria é indicado para o cozimento de alimentos que possam queimar facilmente no fogo. Por exemplo, marshmallow, pedaços de chocolate, creme de leite, entre outros, que podem empelotar caso sejam colocados diretamente no fogo.

Portanto, as vantagens de cozinhar em banho-maria é que os alimentos são preparados lentamente, mantendo o sabor e os nutrientes. Além disso, o processo pode ser feito tanto com alimentos doces, quanto salgados.

Outro significado

Medium

Por se tratar de um processo de cozimento lento, a expressão popular ‘deixar em banho-maria’ ou levar em banho-maria’ também pode ser usada para nomear algo que está em suspenso ou em espera, aguardando o momento certo para acontecer. Dessa forma, é comum ser usada em relacionamentos, quando uma pessoa não quer nada sério com a outra, mas continua com ela, não a dispensa, deixando-a como opção. Ou até mesmo, com relação ao trabalho e projetos para vida. Portanto, a expressão popular levar em banho-maria é o mesmo que protelar, adiar, deixar para depois, etc.

Se você gostou desse post, também pode gostar desse: Ovos – Benefícios e malefícios para a saúde e 5 formas de prepará-los

Fontes: Super Abril, Só Português, Casa Prática Qualitá

Imagens: Pinterest, Wikipedia, GreenMe, Medium

Essa matéria Banho-maria, o que é? Origem e como é feito o processo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Banho-maria, o que é? Origem e como é feito o processo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s