Dor no corpo – Principais causas, sintomas e tratamento

Certamente, quase todo mundo sente algum tipo de dor de vez em quando. Desse modo, a dor no corpo geralmente resulta de estresse físico ou mental ou pode ser o resultado de outras condições de saúde subjacentes.

Embora, na maioria das vezes as dores no corpo não sejam intensas e desapareçam após alguns dias de repouso, esses incômodos costumam ocorrer na presença de outros sintomas, como fraqueza, fadiga, calafrios e febre.

Portanto, para compreender e identificar a dor no corpo, primeiro é necessário examinar as causas e os sintomas associados a dor corporal.

Causas de dor no corpo

Fonte: Pixabay

A dor no corpo é desencadeada por vários fatores e pode variar em intensidade, frequência e duração – de uma intensidade baixa a uma dor aguda ou intermitente (dor que para ou cessa por algum tempo e começa novamente). Além disso, a dor no corpo pode ser aguda (dura de 3 a 6 meses) ou crônica (dura mais de 6 meses).

As possíveis causas de dor corporal incluem:

1. Infecções virais

Febre e infecções como a Covid-19, o resfriado comum e a gripe tem como um dos sintomas as dores no corpo. Durante uma infecção, o sistema imunológico está em ação, resultando em inflamação, deixando o corpo fraco e, portanto, causando dor.

2. Exercícios físicos

Fonte: Pixabay

Iniciar uma nova rotina de exercícios ou aumentar o regime de exercícios existente pode causar dor corporal. Em outras palavras, isso acontece porque os músculos e ossos são feitos para trabalhar mais do que sua capacidade normal, resultando em maior rigidez, e consequentemente, causando dores no corpo.

3. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença de longa duração que causa dor por todo o corpo. Em suma, a fibromialgia nada mais é do que uma dor muscular generalizada, acompanhada por fadiga, sono insuficiente e um humor irritável.

4. Retenção de líquidos

A retenção de líquidos (uma condição na qual o excesso de líquidos se acumula dentro do corpo) pode resultar em dores musculares generalizadas. Dessa forma, a retenção de líquidos faz com que os músculos inchem e pressionem os nervos, resultando em dores agudas e cãibras.

5. Estresse

Estilos de vida agitados e estressantes também podem causar dores no corpo. Como resultado, estresse, alimentação pouco saudável, sono perturbado e estilo de vida sedentário causam cansaço e dor corporal.

6. Deficiências de vitaminas

A falta de algumas vitaminas, bem como baixos níveis de potássio (hipocalemia) afetam a função nervosa e muscular, resultando em fraqueza, fadiga e dores no corpo.

7. Síndrome da Fadiga Crônica

Dor no corpo: causas, sintomas, tipos e tratamento
Fonte: Pixabay

A Síndrome da Fadiga Crônica é uma doença de longa duração na qual você experimenta fadiga extrema devido à falta de sono. Por isso, esta condição pode causar ou piorar as dores existentes no corpo.

8. Doenças autoimunes

Uma doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca a si mesmo. Assim, algumas doenças autoimunes como lúpus, esclerose múltipla e dermatomiosite podem causar dores no corpo. Contudo, não há cura para doenças autoimunes, mas os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas a esses distúrbios.

9. Doença de Lyme

A doença de Lyme é uma doença transmitida por carrapatos causada pela bactéria Borrelia Burgdorfer. Nesse sentido, a dor corporal generalizada está entre os sintomas da doença, associados a outros sinais como gânglios linfáticos inchados, irritação na pele, fadiga, calafrios e febre. A doença de Lyme é tratada com antibióticos, com efeito a maioria das pessoas responde bem ao tratamento e se recupera totalmente. ´

10. Desidratação

A ingestão inadequada de água reduz a capacidade do corpo de remover substâncias químicas inflamatórias dos tecidos, causando dor generalizada e outros sintomas como confusão mental, exaustão, bem como sede extrema e urina escura.

Sintomas associados a dor no corpo

Fonte: Pixabay

As dores no corpo podem ocorrer junto com uma variedade de outros sintomas que dependem da causa subjacente. Assim, outros sintomas podem incluir:

  • Dor abdominal ou cólicas, diarreia, náuseas e vômitos
  • Dor de garganta, dor de cabeça, tosse, espirros, bem como coriza ou nariz entupido e gânglios linfáticos inchados
  • Dificuldade de concentração
  • Febre, calafrios e mal-estar
  • Irritação na pele
  • Perda de peso inexplicável, falta de energia e fadiga
  • Problemas de sono, ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor
  • Tontura

Tratamentos para dor no corpo

Dor no corpo: causas, sintomas, tipos e tratamento
Fonte: Pixabay

Por fim, o tratamento de dores no corpo varia de acordo com a causa. Dessa maneira, o tratamento pode envolver medicamentos, fisioterapia e até cirurgia, em alguns casos. Portanto, os medicamentos para o alívio de dor corporal podem incluir:

  • Antidepressivos e anticonvulsivantes
  • Corticosteroides para causas inflamatórias
  • Relaxantes musculares
  • Analgésico

Remédios caseiros

Para tratar a dor corporal em casa, algumas abordagens de autocuidado podem incluir:

  • Terapia de calor e frio
  • Técnicas de relaxamento para aliviar a tensão
  • Repouso, gelo, compressão e elevação para ferimentos leves
  • Exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos

Então, que tal saber mais sobre outros temas da saúde? Clique e leia: Rinite tem cura? O que causa, principais sintomas, tipos e tratamentos

Fontes: Viva bem, Tua Saúde, Hospital Samur, Vitta

Fotos: Pixabay

Essa matéria Dor no corpo – Principais causas, sintomas e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Dor no corpo – Principais causas, sintomas e tratamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s