Joseph DeAngelo, quem é? História do serial killer do Estado Dourado

O famoso Assassino do Estado Dourado, se escondeu das autoridades por mais de quatro décadas, mas a polícia finalmente o prendeu em 2018. Joseph James DeAngelo era um ex-policial aparentemente comum que morava perto de Sacramento, na Califórnia.

Todavia, em seu passado ele cometeu mais de 50 estupros e 12 assassinatos em toda o Estado ao longo das décadas de 1970 e 1980. Em mais de 40 anos, ninguém foi condenado por nenhum desses crimes hediondos, até ele se declarar culpado em 2020.

Quem é Joseph DeAngelo?

Fonte: Heavy

Joseph James DeAngelo nasceu em 1945 e passou a maior parte de sua vida nos subúrbios de Sacramento. Sua mãe trabalhava como garçonete até se casar com um soldador viajante. Quando DeAngelo atingiu a maioridade ele serviu na Marinha durante a Guerra do Vietnã por cerca de 22 meses. Como resultado, ele voltou para casa como um combatente condecorado, ganhando uma medalha do Serviço de Defesa Nacional, uma Medalha de Serviço do Vietnã e uma Medalha de Campanha do Vietnã.

Por conseguinte, ele frequentou o Sierra College de 1968 a 1970, antes de ingressar na Universidade da Califórnia em 1971, formando-se em justiça criminal em 1972. Uma ano mais tarde, em 1973, DeAngelo casou-se com Sharon Marie Huddle . Na mesma época, ele supostamente começou um estágio ou trabalho voluntário no Departamento de Polícia de Roseville. Contudo, o departamento afirma não ter nenhum registro de seu trabalho por lá.

Joseph DeAngelo também trabalhou como policial em Exeter de 1973 a 1976, e depois trabalhou para o Departamento de Polícia de Auburn de 1976 a 1979. Ele foi dispensado do último emprego após ser acusado de roubar um martelo e repelente para cães de uma loja da cidade.

Especialistas acreditam que sua formação em justiça criminal, conhecimento dos procedimentos de investigação policial e experiência na Guerra do Vietnã podem ter apenas ajudado a aprimorar as habilidades de DeAngelo como serial killer e estuprador.

Crimes de Joseph DeAngelo

Joseph DeAngelo, quem é? História do serial killer do Estado Dourado
Fonte: Youtube

Depois de ser contratado por dois departamentos de polícia diferentes na Califórnia nos anos 70, Joseph cometeu seus primeiros crimes enquanto ainda estava em serviço. Ele cometeu seu primeiro estupro em junho de 1976. Sua vítima era uma jovem de Rancho Cordova, no distrito leste do Condado de Sacramento. Joseph entrou sorrateiramente em sua casa no meio da noite e a estuprou.

Outras vítimas incluíram mulheres sozinhas em casa ou com suas famílias. Mais tarde, ele tinha como alvo casais e forçava as mulheres com uma faca ou uma arma a cumprir suas ordens. Em suma, houve vítimas nos condados de Alameda, Contra Costa, Santa Clara, Sacramento, Yolo, Stanislaus e San Joaquin.

Com relação aos ataques a residências e roubos, eles começaram em 1978, quando Joseph usando uma máscara, arrombava as casas. Ele entrava no quarto da vítima, apontando uma lanterna para seus olhos. Então, ele os amarrava e empilhava xícaras de chá ou pratos nas costas da vítima e ameaçava matar a todos se ouvisse um barulho. Assim, DeAngelo roubava itens da casa e dinheiro, e se servia de comida ou bebida da geladeira durante o assalto. Estima-se que tenha roubado pelo menos 100 casas.

Investigação policial

Fonte: Youtube

A onde de roubos e estupros na área pareciam ter terminado em 1979. Na época, o Assassino do Estado Dourado e também Estuprador da Área Leste, ambos apelidos criados pela imprensa, eram considerados pela polícia indivíduos diferentes.

No entanto, os estupros que terminavam em espancamentos ou disparos nas vítimas, a disposição das vítimas nas cenas de crime e pegadas de tamanhos semelhantes levaram a polícia a desconfiar que tratava-se de um único suspeito.

Os crimes atribuídos ao Assassino do Estado Dourado parecem ter terminado após uma série de assassinatos no Condado de Orange. DeAngelo reconheceu ter matado Keith e Patty Harrington em sua casa em Dana Point em 1980, Manuela Witthuhn em sua casa em Irvine em 1981 e Janelle Cruz em sua casa também em Irvine em 1986.

Três anos após o último assassinato, DeAngelo começou a trabalhar como mecânico de caminhões em um centro de distribuição de Roseville. Sua carreira de 27 anos só terminou com sua aposentadoria em 2017, apenas um ano depois que o FBI retomou as investigações para capturar o homem agora conhecido como Golden State Killer.

A descoberta do DNA do serial killer

Fonte: Youtube

De fato, até 2001 – quando os testes de DNA confirmaram que o Estuprador da Área Leste e o Assassino do Estado Dourado estavam ligados, tudo que a polícia tinha eram vários esboços desenhados do suspeito, com base nas descrições dos sobreviventes.

Então, com o recente advento de sites de genealogia que combinam enormes bancos de dados de DNA, as autoridades foram capazes de restringir sua pesquisa de forma eficiente até 2018. Usando um desses sites, a polícia usou DNA obtido de cenas de crimes cometidos para criar um perfil do assassino do sul da Califórnia.

Em abril daquele ano, o nome de Joseph DeAngelo apareceu entre os resultados. Quando os detetives obtiveram parte de seu DNA da maçaneta de seu carro, eles descobriram que correspondia à evidência de DNA deixada para trás nas décadas de 1970 e 1980. Ao todo, DeAngelo reconheceu ter cometido crimes contra 87 vítimas individuais, durante ataques em 53 cenas de crime diferentes.

Sentença de prisão perpétua

Joseph DeAngelo, quem é? História do serial killer do Estado Dourado
Fonte: Youtube

Por fim, em 29 de junho de 2020, DeAngelo se confessou culpado das acusações acerca da onda de estupros e mortes ocorrida em seis condados de Los Angeles. Ele foi finalmente acusado de 13 acusações de assassinato, com circunstâncias especiais adicionais, bem como 13 acusações de sequestro por roubo na Califórnia.

Embora, muitos crimes de estupros tenham sidos prescritos, ele recebeu 11 sentenças consecutivas de prisão perpétua pelos crimes que admitiu garantindo que ele não deixará a prisão.

Então, gostou deste artigo? Pois conheça também Jack Unterweger – História, crimes e relação com o Hotel Cecil

Fontes: Tecnoblog, Hugo Gloss, Aventuras na História

Fotos: Heavy, Youtube

Essa matéria Joseph DeAngelo, quem é? História do serial killer do Estado Dourado foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Joseph DeAngelo, quem é? História do serial killer do Estado Dourado Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s