Caveira mexicana – Origem, significado e atribuições desse símbolo

Em primeiro lugar, a caveira mexicana é um símbolo tradicional utilizado nos rituais do Dia dos Mortos no México. Sendo assim, aparece majoritariamente no dia 2 de novembro, quando o feriado é comemorado. Nesse sentido, representa a vida e a proteção contra os maus espíritos, ao contrário da associação tradicional da caveira com a morte.

Sobretudo, a caveira mexicana é coloriza, estilizada e decorada com desenhos diversos que incluem flores. Ademais, é visto também em tatuagens, fantasias, maquiagens e camisetas na medida que o símbolo foi absorvido em outras culturas. Portanto, tem um significado diferente da caveira na cultura cristã, por exemplo.

No geral, a estilização e personalização desse símbolo remetem especialmente ao significado de celebração da vida. Além disso, presta uma homenagem alegre aos mortos e ancestrais daqueles que a utilizam.

Origem da caveira mexicana

A princípio, a caveira mexicana teve origem na própria América Central com os povos astecas, principalmente no México. Desse modo, era considerada uma manifestação ritualística importante para os eventos religiosos. Basicamente, quando uma pessoa morria, se guardava seu crânio para que pudesse se homenagear o falecido depois.

Nesse sentido, acreditava-se que o crânio era a parte mais importante do corpo humano, pois é onde ficam armazenadas as memórias. Portanto, os crânios eram pintados e decorados para que os falecidos sempre se lembrassem da energia estocada nesse membro. Ademais, acreditava-se ser capaz de renovar a vida e trazer prosperidade ao ente querido no além-vida ao fazer isso.

Sendo assim, a tradição foi passada entre gerações até ser incorporada no Dia dos Mortos. Eventualmente, a caveira mexicana alcançou outras culturas e tornou-se um símbolo tradicional devido ao seu rico significado. Em primeiro lugar, o Dia dos Mortos é uma das celebrações mais importantes do México, acontecendo entre o dia 31 de outubro e 2 de novembro.

Sobretudo, o uso de máscaras mexicanas com caveiras coloridas, fantasias e maquiagens surgem como forma de homenagear os falecidos e ancestrais. Além disso, estima-se que durante esse período, os entes queridos retornam ao plano terrestre para visitar seus familiares. Contudo, isso somente pode ser feito se a família prestar homenagem e relembrar da pessoa em questão.

Como consequência, é preciso muita festa e boas energias para recebê-los e honrá-los. Apesar de parecer um conceito macabro para alguns, essa tradição tornou-se extremamente popular na cultura mexicana, com a difusão das tradições por personagens tradicionais da cultura local. Por fim, é uma forma de lidar com a morte por outra perspectiva e abordagem.

Caveira mexicana - origem, significado e atribuições desse símbolo
Fonte: Waufen

Simbologia e associações

Como citado anteriormente, a caveira mexicana tem forte associação com a vida e a renovação dos ciclos. Desse modo, representa o princípio vital que nunca deixa de existir, indicando a potência latente da vida em diferentes seres. Além disso, é uma forma de unir os vivos com os mortos em rituais típicos do México, aproximando entes falecidos de seus familiares.

Por outro lado, a caveira mexicana ainda age como um mecanismo de transmissão da cultura mexicana. Nesse sentido, conecta as pessoas com a ancestralidade da civilização Asteca, responsável pelo surgimento das comunidades conhecidas atualmente. Portanto, é um patrimônio histórico e cultural a respeito das origens de países da América Central.

Ademais, tornou-se um verdadeiro elemento turístico e cultural, de modo que tenha atravessado diferentes religiões e países. Apesar de estar presente em formatos diferentes do que o tradicional Dia dos Mortos, a associação com a vida permanece presente. Mais ainda, essa atribuição tende a modificar a perspectiva da caveira como sinônimo de morte ou algo mórbido.

Sendo assim, a caveira mexicana é um símbolo de respeito e imponência, além de um guardião da memória. Ainda que tenha sido difundido e adaptado em diferentes comunidades, a relação com a vida, a renovação e a ancestralidade permanece como principal significado.

E aí, gostou de aprender sobre a caveira mexicana? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Phiphi Camisaria | Waufen | Significados

Imagens: ISTOÉWaufen

Essa matéria Caveira mexicana – Origem, significado e atribuições desse símbolo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Caveira mexicana – Origem, significado e atribuições desse símbolo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s