Sirenas, quem são? Origem e simbologia das criaturas mitológicas

Em primeiro lugar, as sirenas são criaturas mitológicas cujas origens envolvem descrições de mulheres com corpo semelhante a pássaros. No geral, as histórias a respeito delas a envolvem em acidentes marítimos, onde embarcações de marinheiros se perdiam no mar. Contudo, a Idade Média as transformou em mulheres com corpos de peixes, adicionando outras características.

Sendo assim, é comum que haja uma comparação com as sereias, numa concepção moderna. Entretanto, no que diz respeito à mitologia grega existe uma diferença entre elas, sobretudo pela formação do corpo. Desse modo, as sirenas são inicialmente representadas como mulheres-pássaros.

Além disso, existem características em comum entre as duas espécies mitológicas. Comumente, ambas tinham vozes encantadoras que utilizavam para conquistar os homens antes de matá-los.

Portanto, ainda que tenha ocorrido uma fusão entre as sirenas e as sereias, os estudos mais aprofundados na mitologia grega mostram origens diferentes. Apesar disso, há uma retratação das sirenas com características corporais semelhantes às sereias, mas com aparência mais monstruosa.

Sirenas, quem são? Origem e simbologia das criaturas mitológicas
Fonte: Amino

História e origem das sirenas

A princípio, existem diferentes versões sobre a origem das sirenas. Por um lado, estima-se que eram belas jovens do séquito de  Perséfone. Porém, Hades raptou o detentor das criaturas, de modo que elas suplicassem aos deuses que as dessem asas para procurá-la na terra, no céu e no mar.

Entretanto, Deméter ficou furiosa que as jovens não protegeram a filha do rapto, condenando-as a ter a aparência de mulheres-pássaros ao invés de anjos como desejavam. Ademais, as sentenciou a procurar Perséfone incessantemente no mundo.

Em contrapartida, outra versão conta que Afrodite as transformou em aves porque elas desprezavam o amor. Sendo assim, as sentenciou a serem criaturas frígidas da cintura para baixo. Desse modo, poderiam desejar o prazer, mas não obtê-lo completamente por causa de sua estrutura física.

Como consequência, foram condenadas a atrair, prender e matar os homens sem amá-los ou serem amadas. Mais ainda, existem mitos que afirmam que esses monstros desafiaram as Musas, sendo derrotadas e expulsas para as costas do sul da Itália.

Eventualmente, tomaram o posto de encantar marinheiros com suas músicas harmoniosas. Contudo, ficavam localizadas em uma padraria na ilha de Antemoessa, com uma pilha de esqueletos humanos e corpos em decomposição que haviam capturado. No geral, outros pássaros e animais devoravam as vítimas com elas.

Dessa maneira, atraíam navegantes e marinheiros que chocavam seus navios contra os rochedos. Posteriormente, afundavam seus navios e ficavam presos às garras das sirenas.

Sirenas, quem são? Origem e simbologia das criaturas mitológicas
Fonte: Amino

Simbologia e associações

Sobretudo, essas criaturas mitológicas participam de um trecho da Odisseia, escrita pelo poeta épico Homero. Nesse sentido, acontece um encontro entre as sirenas e Ulisses, o herói da narrativa. Porém, para resistir ao encanto dos monstros, o protagonista coloca cera no ouvido de seus marinheiros.

Além disso, amarra a si mesmo ao mastro para poder ouvir as criaturas sem se atirar na água. Simultaneamente, Ulisses orienta o navio para distante de onde estão as criaturas mitológicas, salvando sua tripulação.

Nesse sentido, as sirenas tem uma representação semelhante a das sereias. Em especial porque simbolizam as tentações do caminho, as dificuldade de se manter focado no objetivo final de uma jornada. Ademais, são a personificação do pecado, pois seduzam e matam aqueles que caem em suas garras.

Por outro lado, ainda representam aquilo que é belo no exterior e feio por dentro, porque são monstros mitológicos cuja principal característica é a beleza externa. No geral, as histórias envolvendo a atração de marinheiros inocentes as posiciona como monstros cruéis, principalmente contra os pais de família e exploradores.

Dessa maneira, costumavam ser utilizadas na Antiguidade como forma de ensinar a respeito dos valores familiares. Em contrapartida, a fusão com as sereias as transformou em protagonistas de contos de pescadores, viajantes e marinheiros aventureiros. Acima de tudo, a maior parte da mitologia a respeito das sirenas envolve comunicação oral transmitida entre exploradores.

E aí, aprendeu sobre as Sirenas? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Fantasia | Portal Mitologia | Storyboard That

Imagens: Amino

Essa matéria Sirenas, quem são? Origem e simbologia das criaturas mitológicas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Sirenas, quem são? Origem e simbologia das criaturas mitológicas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s