O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento

Em primeiro lugar, entender o que é Astrologia envolve conhecer os astros. Nesse sentido, a Astrologia envolve estudos que analisam todos os corpos celestes e as influências na vida humana. Além disso, compara-se o movimento celestial com acontecimentos na Terra.

Sobretudo, essa metodologia é pautada pela vibração e energia de um determinado planeta. Portanto, tem origem na Grécia Antiga, com a palavra astron significando estrelas ou astros. Por outro lado, logos refere-se a estudos, formando a palavra Astrologia como estudo dos astros.

Desse modo, estima-se que esse campo de estudo analise não somente os corpos celestes, como também a posição dos planetas no sistema solar. Ademais, o principal ponto dessa prática envolve entender como os corpos celestes influenciam a personalidade, impulsos e motivações das pessoas.

Apesar disso, a Astrologia é considerada uma pseudociência. Ou seja, é uma informação que se afirma baseada em fatos científicos, mas não resulta na aplicação do método científico em si. Como consequência, a prática lida com muito descrédito e desconfiança.

O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento
Fonte: Pixabay

Origem da Astrologia

A princípio, os estudos dos corpos celestes e a influência na vida humana começou no Egito, a cerca de 4.200 a.C. Apesar das primeiras cartas estelares terem maior relação com a Astronomia, estima-se que não havia distinção entre ambas áreas na época.

Porém, alguns historiadores afirmam que a prática surgiu na Suméria, mais especificamente por volta do IV milênio a.C. Contudo, a observação do céu em busca de presságios e sinais divinos parece ser mais antiga. Antes de mais nada, estava relacionada com o acompanhamento das cheias dos rios Tigre e Eufrates.

Apesar disso, localiza-se o início da Astrologia na Antiguidade, com sacerdotes observando os movimentos solares e lunares. No geral, esses ciclos celestes serviam para criar previsões sobre a agricultura, principalmente para o período de colheita e plantio. Porém, também envolveu a previsão de catástrofes decorrentes de ações humanas, como as guerras e doenças.

Além disso, o movimento de cometas e meteoros fizeram parte dos estudos dessa prática. Sobretudo, estima-se que algumas tradições comuns atualmente, como as de cortar o cabelo em fases específicas da Lua, surgiu nesse período. Mais ainda, a passagem do tempo e das estações acontecia majoritariamente por meio desse processo de observação.

Contudo, caminhando adentro da Idade Média percebe-se uma mistura da Astrologia com a Astronomia. Acima de tudo, os árabes durante o Califado de Bagdá preservaram e atualizaram a prática. Nesse sentido, Bagdá era não somente a capital do estudo astronômico no século X, como também sede de um astrologia empírica.

Eventualmente, a Astrologia foi incorporada na Renascença como uma prática comum aos cientistas. Desse modo, espalhou-se pela Europa e alcançou o período atual, com maior descrédito e desconfiança da comunidade científica.

O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento
Fonte: Pixabay

Conceitos importantes

Primeiramente, é importante conhecer algumas definições e conceitos quando o assunto é o que é Astrologia. Antes de mais nada, os signos são conceitos fundamentais, porque envolve a posição de certos astros no momento exato do nascimento de uma pessoa. Portanto, é composto por 12 partes, como acontece com o signo solar que diz respeito à posição do Sol.

Desse modo, existem 12 signos do zodiaco conhecidos. No geral, eles indicam a expressão da individualidade, essência, qualidades e defeitos. Em contrapartida, o signo lunar envolve a posição da Lua no momento do nascimento, determinando a reação emocional diante de diferentes situações.

Mais ainda, o ascendente envolve o signo que estava surgindo no horizonte leste. Ademais, o mapa astral é uma ferramenta que mapeia a posição dos corpos celestes durante o nascimento. Portanto, é um dos instrumentos mais importantes no estudo da Astrologia porque facilita a compreensão dos traços de personalidade.

Por fim, existe o conceito de inferno astral e paraíso astral. Em primeiro lugar, o inferno astral diz respeito aos trinta dias antes do aniversário da pessoa, porém é um conceito mais popular e pouco associado à Astrologia. Logo em seguida, o paraíso astral refere-se ao momento em que o Sol caminha pela quinta casa do zodíaco.

O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento
Fonte: Pixabay

Qual a diferença entre Astrologia e Astronomia?

No geral, há grandes confusões entre Astrologia e Astronomia. Por um lado, a Astrologia refere-se aos estudos dos corpos celestes para prover informação sobre a personalidade e relações de um indivíduo. Em contrapartida, a Astronomia é uma ciência natural sobre os corpos celestes na natureza.

Basicamente, a Astronomia não analisa a relação entre corpos celestes e a vida de seres humanos. Portanto, analisa os fenômenos e os astros como parte da natureza. Sobretudo, tem relação com o estudo da formação e desenvolvimento do Universo.

Contudo, estima-se que até meados do século XVII não havia distinção entre ambas áreas, porque tinham o mesmo valor. Apesar disso, estima-se que a Idade Moderna criou essa separação. Acima de tudo, houve uma definição mais específica baseada na aplicação de método científico.

E aí, entendeu o que é Astrologia? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Significados | iQuilíbrio | InfoEscola | Wiki

Imagens: Pixabay

Essa matéria O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O que é Astrologia? Origem, conceitos importantes e funcionamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s