Cidades históricas: top 30 que você precisa conhecer

O Brasil é um país rico em paisagens naturais incríveis, assim como em pontos turísticos que atraem turistas do mundo todo. Por exemplo, as cidades históricas consideradas como patrimônio histórico do país, pois são cidades que guardam em suas centenárias construções, um importante acervo sobre os diferentes períodos da história brasileira.

Dessa forma, o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, foi dado a essas cidades por entidades importantes.  Como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Unesco, órgão da ONU responsável pela ciência, pela educação e pela cultura. Isso, devido a sua importância e a necessidade de conservação dessa história.

Ademais, cidade histórica é toda cidade que possui construções de valor histórico, como casas, igrejas, monumentos e outros tipos de construções antigas. Além disso, uma cidade histórica guarda em si as memórias do povo que viveu ali, assim como importantes acontecimentos históricos do local. Dessa forma, no Brasil, é considerada como cidade histórica aquela que contém construções que foram tombadas por um órgão público federal, estadual ou municipal.

Enfim, quando uma construção é tombada, ela não pode ser derrubada e nem alterada, sendo permitida apenas sua restauração. Atualmente, no Brasil há 44 cidades históricas, presentes em 20 estados da federação, reconhecidas como patrimônio nacional e 11 como patrimônio mundial. Por exemplo, a cidade de São Vicente (SP), que foi fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira e a cidade histórica mais antiga.

Cidades históricas do Brasil

Momondo

As cidades históricas são aquelas que possuem construções antigas cercadas pela história de sua população, com o poder de ilustrar fatos importantes que ocorreram no passado. Ademais, são locais que guardam a memória, as riquezas culturais, costumes e a identidade dos povos. Dessa forma, para que sejam preservados os aspectos históricos e naturais das populações, essas cidades são consideradas como Patrimônios Mundiais pela Unesco. Que é responsável por creditar os locais que devem ser tombados, para isso, seguem as seguintes classificações:

  • Patrimônios culturais: conjunto de bens materiais ou imateriais que guardam a identidade ou memória de um povo. Por exemplo, casa, edifício, igreja, monumento, etc.
  • Patrimônios Naturais: são bens que não receberam a interferência humana, tais como habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas, áreas de conservação ou de valor científico, etc.
  • Patrimônios Mistos.

Enfim, as construções podem ser tombadas por órgão público municipal, estadual ou federal. Dessa forma, através de legislação específica, esses órgãos ficam responsáveis por preservar os bens de valor cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo. Cujo objetivo é impedir que sejam destruídos ou alterados. Ademais, a escolha desses bens é feita por grupo de especialistas, além de comunidade e membros do conselho, que analisam dados relevantes, fazem estudos e pesquisas e levantamentos para avaliá-los.

No Brasil existem cidades históricas consideradas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela Unesco. São construções que remontam a época do Brasil colonial, como algumas capitais fundadas no século XVI, que ainda guardam construções desse período. Dessa forma, quando os portugueses chegaram, durante a construção das vilas. Era construído um pelourinho, onde chicoteavam quem violavam as leis, uma igreja, para implantar o cristianismo, a casa de câmara e a cadeia, onde realizam as funções legislativas, administrativas e judiciais.

Principais cidades históricas do Brasil: Região Sudeste

1- Ouro Preto, Minas Gerais

Gettyimages

Ouro Preto em Minas Gerais é uma das cidades históricas do Brasil devido ao seu conjunto arquitetônico impressionante. Ademais, a cidade preserva construções que remontam do período colonial. Por isso, foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980. Em suma, a cidade de Ouro Preto foi fundada no fim do século XVII, também foi cenário da Corrida do Ouro. Atualmente, é conhecida por suas obras barroca, principalmente do famoso artista Aleijadinho.

Além disso, atrai a atenção de turistas, principalmente no Carnaval. Que se encantam com suas ruas bem conservadas, as atrações turísticas e com o passeio de trem, que segue até a cidade de Mariana. Enfim, entre tantas riquezas arquitetônicas, tem a Igreja N. S. Do Carmo e a Igreja Matriz de N. S. Do Pilar.

2 – São João Del Rei, Minas Gerais

Gettyimages

O Centro Histórico de São João Del Rei é conhecido pelos aspectos da colonização portuguesa presentes ali. Além disso, a cidade histórica é marcada por casas coloniais e a Ponte da Cadeia. Ademais, o comércio local é bastante movimentado e valorizado, sua ferrovia, que funciona desde sua inauguração, é uma das mais antigas e bem conservadas do país. O que atrai turistas que gostam de viajar até as cidades vizinhas. Por fim, as atrações turísticas incluem as Igrejas de Nossa Senhora das Mercês e a de São Francisco de Assis.

3 – Diamantina, Minas Gerais

Gettyimages

Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas pelos turistas de todo o país. Graças as suas inúmeras construções barrocas muito bem preservadas. Ademais, é a terra natal de Juscelino Kubitschek e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Enfim, é uma cidade repleta de casas coloniais, vielas e becos, além de belezas naturais que encantam aos turistas.

4 – Cidades históricas: Tiradentes, Minas Gerais

Gettyimages

Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, é uma das cidades históricas mais bem conservadas do país e, também pertence ao Ciclo do Ouro. Em suma, a cidade valoriza muito o turismo religioso, com lindas igrejas bem conservadas e o Museu da Liturgia. No entanto, a cidade oferece outras atrações turísticas encantadoras, como o passeio de charrete por suas ruas de pedras. Mas, o que mais chama a atenção dos turistas é sua gastronomia, que conta com ótimos restaurantes, onde pratos elaborados da culinária mineira são servidos.

5 – Mariana, Minas Gerais

Gettyimages

A cidade de Mariana foi à primeira vila do estado de Minas Gerais, a primeira capital e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Entre as atrações turísticas da cidade histórica estão às belas igrejas, São Francisco de Assis, a de Nossa Senhora do Carmo e a Catedral Basílica da Sé. Nela, o turista pode ver um órgão alemão com mais de mil tubos ainda em funcionamento, além da mina da Passagem, que é cercada por bons restaurantes. Enfim, em novembro de 2015, um desastre ambiental causado pela mineradora Samarco destruiu parte da cidade. Dessa forma, atingiu igrejas, alguns monumentos e trechos da Estrada Real. No entanto, o centro histórico da cidade não foi danificado.

6 – Congonhas, Minas Gerais

Gettyimages

A cidade histórica de Congonhas, possui inúmeras obras barrocas. Sendo que, uma das mais famosas é a Basílica Bom Jesus de Matosinho, que foi uma promessa do imigrante português Feliciano Mendes. Além disso, há doze profetas esculpidos em pedra-sabão na entrada da Basílica, que foram esculpidos por Aleijadinho. Dessa forma, durante a Semana Santa, fieis costumam fazer procissões e homenagens à Paixão de Cristo nas ruas íngremes da cidade.

7- Cidades Históricas: Sabará, Minas Gerais

Gettyimages

A pequena cidade histórica de Sabará está localizada a 25 km da capital Belo Horizonte. E nela, você encontra construções históricas e barrocas, que são o charme do local. Em suma, a cidade conta com grandes atrações turísticas. Por exemplo, a Igreja Nossa Senhora do Ó, que reúne fiéis durante a Semana Santa e o Museu do Ouro, cuja arquitetura bem conservada tem quase 300 anos.

8 – Santa Bárbara, Minas Gerais

Gettyimages

Santa Bárbara é uma cidade histórica tranquila e acolhedora, com lindas paisagens à beira da Serra do Caraça. Também fez parte do Ciclo de Ouro mineiro, cujas minas foram exploradas em larga escala pelos bandeirantes no século XVIII. Além disso, a cidade conta com atrações turísticas, como o Parque Natural, onde você encontra belas trilhas, cachoeiras e construções históricas bem conservadas.

9 – Petrópolis, Rio de Janeiro

Gettyimages

Uma das cidades históricas do Rio de Janeiro, Petrópolis atrai turistas de todo o país, que desejam curtir um clima ameno e uma gastronomia diversificada. Inclusive, o clima da cidade conquistou Dom Pedro II, que para fugir do forte calor do verão, passava temporadas na cidade. Atualmente, sua antiga casa de tornou no Museu Imperial, onde há relíquias do Segundo Reinado expostas.

10 – Cidades Históricas: Paraty, Rio de Janeiro

Gettyimages

A cidade histórica Paraty foi fundada em 1667 no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Remédios e, recentemente foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Ademais, a cidade foi um dos importantes pólos econômicos do país, devido ao engenho de cana-de-açúcar. Atualmente, Paraty atrai turistas que não se intimidam com suas ruas de pedras, pelo contrário, multidões se acumulam para fazer passeios de barco, ver os casarios coloniais bem conservados e o belíssimo Centro Histórico. Além disso, a FLIP, evento literário mais importante do Brasil, acontece na cidade. Enfim, por estar localizada próxima a Mata Atlântica, possui diversas reservas ecológicas, com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região.

11- São Luiz do Paraitinga, São Paulo

Gettyimages

A pequena cidade histórica conta com um rico patrimônio arquitetônico, formado por casas dos séculos XVIII e XIX. Mesmo com as enchentes que devastaram a cidade em 2010, São Luiz do Paraitinga conseguiu dar a volta por cima. Hoje, a cidade conta com Festivais temáticos, como a Festa do Divino, que encanta aos turistas. Assim, como as charmosas construções históricas e as atrações naturais nos arredores.

Principais cidades históricas do Brasil: Região Nordeste

12 – Olinda, Pernambuco

Gettyimages

Uma das cidades históricas mais famosas do país, Olinda foi fundada em 1535 e já foi considerada como a capital do Estado. Ademais, teve seu Centro Histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1982 pelo Iphan, devido ao seu valor histórico. Em suma, no Centro Histórico, você pode visitar inúmeras casinhas do período colonial, além de igrejas barrocas, capelas e jardins, tudo bem conservado. Inclusive, há edifícios antigos que foram restaurados após a invasão holandesa no século XVIII, que estão abertos para a visitação. No entanto, uma das grandes atrações da cidade é a Igreja do Carmo (igreja carmelita mais antiga do Brasil) e o Carnaval de rua. Onde foliões de várias partes do país se juntam nas ruas coloridas da cidade, além dos famosos bonecões que alegra a todos os visitantes.

13 – Recife, Pernambuco

Gettyimages

Fundada em 1537, a cidade histórica de Recife possui importantes museus, como o Museu da Abolição, o Museu do Homem do Nordeste e o Instituto Ricardo Brenand. Onde se encontra a maior coleção de pinturas do pintor holandês Frans Post do mundo. Ademais, o Centro Histórico da cidade está localizado no Bairro do Recife, onde se encontra a Praça do Marco Zero, cujo nome real é Praça Barão do Rio Branco. Também próximo a praça está o Palácio do Campo das Princesas. Enfim, a cidade ainda conta com seu famoso Carnaval, conhecido em todo o país.

14 – Cidades Históricas: Penedo, Alagoas

Gettyimages

A cidade histórica de Penedo é considerada como o primeiro povoado do Alagoas, sendo construída às margens do Rio São Francisco. Atualmente, o Centro Histórico da cidade é uma ótima atração turística, com um conjunto arquitetônico significativo, onde o turista pode apreciar inúmeros museus e igrejas. Além do passeio de barco até a foz do rio, que encanta a todos.

15 – Salvador, Bahia

Gettyimages

Uma das cidades históricas mais conhecidas, Salvador foi a primeira capital do Brasil, além de um grande centro político e financeiro entre 1549 e 1763. Ou seja, foi ali que se deu início a mistura de povos, de cultura, de religiões e de raças, que é a sociedade brasileira. Ademais, no ano de 1558, foi fundado o primeiro mercado de escravos da América, cujo objetivo era vender negros que chegavam da África para os senhores de engenhos de cana-de-açúcar.

Por fim, Salvador foi considerado como Patrimônio Mundial pela Iphan em 1985, devido ao importante valor documental da cidade. Como o belíssimo Centro Histórico de Salvador que mantém preservados os edifícios e igrejas renascentistas e os casarões com mais de dois andares, que era típico de cidades abastadas. Além disso, o Centro Histórico abrange áreas a Praça da Sé e o Pelourinho, o Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo Antônio Além do Carmo.

16 – Cidades Históricas: Cachoeira, Bahia

Gettyimages

A cidade histórica de Cachoeira está localizada a cerca de 110 km da capital Salvador. Em suma, é uma cidade pequena e charmosa do Recôncavo Baiano, que luta para manter seu patrimônio histórico preservado. Pois, é onde se encontra o maior conjunto arquitetônico barroco do Estado, que conta com fachadas, edifícios e casarios que levam o turista a uma viagem ao passado. Além disso, é o local onde os primeiros eventos que resultariam na Independência do Brasil aconteceram. Por fim, os turistas ainda podem apreciar aos eventos religiosos de matriz africana, que tomam as ruas de Cachoeira e a beleza da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

17 –  Mucugê, Bahia

Gettyimages

A cidade histórica de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, fundada no final do século XVIII, foi um dos mais importantes polos de exploração de ouro e diamante do país. Hoje, sua herança histórica está bem preservada, com casas e edifícios do período colonial, assim como as ruas de paralelepípedo. No entanto, o ponto forte do turismo local são as animadas festas juninas cheias de atrações.

18 – Cidades Históricas: Rio de Contas, Bahia

Gettyimages

A cidade de Rio de Contas é considerada como uma das cidades históricas mais importantes da Bahia. Devido ao seu conjunto arquitetônico, com belos casarões coloniais e ruas com calçamento pé de moleque. Ademais, a cidade era usada como rota de fuga de escravos no final do século XVII, por isso, é conhecida como Antigo Pouso dos Creoulos.  Inclusive, esse período se encontra bem preservado no Acervo Público local, que reúne diversas cartas de alforria, sentenças eclesiásticas e certidões originais de escravos. Por fim, outra atração turística é o caminho de pedras da Estrada Rural, local onde o ouro da região era escoado.

19 – Porto Seguro, Bahia

Gettyimages

Uma das cidades históricas mais famosas do Brasil, Porto Seguro recebe turista do mundo todo. De acordo com a história, foi na cidade que a colonização do país se iniciou. Dessa forma, é possível ver nas ruas de Porto Seguro referências ao descobrimento. Por exemplo, as ruínas da primeira igreja e a primeira escola construída no país.

Além disso, muitas das construções antigas estão preservadas, principalmente na Costa do Descobrimento, que inclui a região de Santa Cruz Cabrália, onde foi realizada a primeira missa no Brasil. Enfim, o turismo local é bastante movimentado, recebendo excursões o ano todo, principalmente as viagens de formatura de adolescentes do Ensino Médio.

20 – Cidades Históricas: Valença, Bahia

Gettyimages

A cidade histórica baiana, Valença, é considerada como o ponto de partida para uma visita no Morro de São Paulo. Também possui um encantador Centro Histórico com casas coloridas e construções que datam do período colonial, tudo em bom estado de conservação.

21 – São Cristóvão, Sergipe

Gettyimages

Uma das cidades históricas mais antigas do Brasil, São Cristóvão foi fundada em 1590, sendo a capital do Estado até o ano de 1855. Ademais, a cidade possui um rico conjunto arquitetônico colonial de influência espanhola, que compõem seu Centro Histórico. Também faz parte das atrações turísticas a Praça de São Francisco, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2010.

22 – Cidades Históricas: Laranjeiras, Sergipe

Gettyimages

Entre as atrações turísticas da cidade histórica de Laranjeiras está o conjunto arquitetônico que conta com igrejas como a de Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba. Além do Museu Afro-Brasileiro, onde a triste história da comercialização de escravos durante a época colonial é contada. Por fim, tem as festas folclóricas que divertem os turistas de todas as idades.

23 – São Luís, Maranhão

Gettyimages

A capital maranhense foi tombada como Patrimônio Histórico        em 1997. Ademais, a cidade histórica foi colonizada por franceses e durante o século XVII, navegadores de Cancale e Saint-Mailo se estabeleceram na região. Então, eles batizaram a cidade em homenagem ao Rei Luís 13. Na época, a economia de São Luís era impulsionada pela plantação e exportação de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Atualmente, o Centro Histórico se encontra preservado, contendo diversas construções de arquitetura holandesa e francesa. Dessa forma, são construções datadas do século XVII, como as belíssimas fachadas de azulejo, por exemplo.

24 – Cidades Históricas: Alcântara, Maranhão

Gettyimages

Conhecida como a cidade que parou no tempo, Alcântara, uma das cidades históricas do país, possui muitas construções em ruínas do período colonial. Por exemplo, a Igreja de São Matias. Durante o século XVIII, a cidade viveu seus tempos de glória, graças à plantação e comércio de cana-de-açúcar e algodão. No entanto, há algumas construções desse período que se encontram bem preservadas, servindo como lembrança da riqueza dos barões que ali viveram.

Principais cidades históricas do Brasil: Região Sul

25 – Lapa, Paraná

Gettyimages

Fundada em 1769 por tropeiros da região, a cidade histórica da Lapa preserva um conjunto arquitetônico impressionante, com atrações turísticas interessantes, como o Museu das Armas. Ademais, a cidade foi palco da Revolução Federalista de 1894, marcada pela batalha do Cerco da Lapa, que impediu que as tropas avançassem. Desde então, Lapa ficou conhecida como a Cidade dos Heróis.

26 – São Francisco do Sul, Santa Catarina

Gettyimages

Fundada em 1504 pelos portugueses, São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do Estado e preserva uma série de construções temáticas, muitas delas foram tombadas pelo Iphan. Em suma, a cidade histórica possui influências espanholas, africanas e francesas. Que juntas, tornaram suas edificações um charme para os turistas, assim como o Centro Histórico e o Museu Nacional, que reúne embarcações de todo o litoral da região.

27 – Cidades históricos: São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Gettyimages

Até o final do século XIX, os portugueses não demonstraram interesse nos pampas do Rio Grande, por isso, não existem muitos registros anteriores a esse período. No entanto, a cidade histórica mantém preservados os registros da missão dos jesuítas, que evangelizaram os indígenas, nas ruínas do sítio arqueológico. Inclusive, as ruínas foram tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

28 – Antônio Prado, Rio Grande do Sul

Gettyimages

A cidade histórica de Antônio Prado foi fundada em 1886, sendo a sexta e última colônia da imigração italiana no sul do país. Ademais, possui construções temáticas bem preservadas, uma gastronomia típica da região e uma vinícola, que formam um atrativo encantador para os turistas. Assim como o Museu Municipal, que guarda peças e objetos que preservam a história dos imigrantes.

Principais cidades históricas do Brasil: Região Centro-Oeste

29 – Pirenópolis, Goiás

Cidades históricas – As 30 mais encantadoras que você precisa conhecer
Gettyimages

A pequena cidade histórica de Pirenópolis está localizada no interior de Goiás, fundada por bandeirantes por volta soa éculo XVIII, foi tombada como Patrimônio Nacional. Ademais, a cidade possui diversas casas coloniais com detalhes originais bem preservados, além de ladeiras e ruas de pedra. Mas, o ponto forte do turismo são as belezas naturais, como as belas cachoeiras e reservas ecológicas, ideal para os aventureiros. Além disso, os turistas podem se divertir com as festividades locais.

30 – Cidade de Goiás Velho, em Goiás (GO)

Gettyimages

Por fim, uma das cidades históricas mais conhecidas do país, a Cidade de Goiás é palco de tradicionais festas, como a Procissão do Fogaréu, na Semana Santa. Ademais, Goiás foi a primeira capital do Estado e, hoje, é considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Além disso, possui um encantador Centro Histórico, que leva os turistas de volta para o século XVIII e uma gastronomia típica que agrada ao paladar de todos os visitantes. Por fim, na cidade você ainda pode visitar a casa onde viveu a escritora goiana Cora Coralina.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Igrejas mais bonitas do mundo – Conheça as 16 mais impressionantes. 

Fontes: Iphan, Britannica, Temporada Livre, Viagem e Turismo, Cidades

Imagens: Segue Viagem, Momondo, Gettyimages

Essa matéria Cidades históricas: top 30 que você precisa conhecer foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Cidades históricas: top 30 que você precisa conhecer Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s