10 árvores para jardim que garantem uma área verde e aconchegante

Aprender como cuidar do jardim pode ser uma atividade prazerosa, pois o contato direto com a natureza traz diversos benefícios para a saúde. E o melhor de tudo é que começar na jardinagem pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, confira dicas para iniciar essa nova prática.

Índice do conteúdo:

O que é jardinagem

A jardinagem é ligada ao cultivo e manutenção dos jardins e visa manter um visual atrativo das plantas e do espaço, com execução de atividades e uso de equipamentos. Além disso, pode ser feita tanto de forma profissional, quanto recreativa.

Paisagismo e jardinagem

Apesar de serem relacionados, os termos são totalmente diferentes. Enquanto a jardinagem cuida apenas manutenção do jardim, o paisagismo é uma arte que diz respeito a criação e ordenação da paisagem através de um projeto profissional para a composição do espaço com plantas e elementos estéticos e funcionais.

Agora que você já sabe a diferença dos dois termos, que tal conferir algumas dicas para começar com o pé direito na sua nova atividade de lazer?

Dicas para começar na jardinagem

Para os iniciantes, a jardinagem pode parecer complexa. Mas na verdade, cuidar do jardim e garantir a manutenção das suas plantas pode ser feito de forma simples e prática. Veja 10 dicas para ter sucesso no seu jardim:

1. Kit para começar na jardinagem

Envato

Para fazer jardinagem, é preciso ter em mãos ferramentas e acessórios que vão auxiliar e facilitar a execução de atividades essenciais, como plantio, podas e limpezas das plantas. Veja sugestões de itens para montar o seu kit:

  • Pá;
  • Espátula fina;
  • Rastelo;
  • Tesoura de poda;
  • Luva;
  • Borrifador;
  • Regador.

Esses utensílios básicos vão te ajudar bastante no cuidado e manutenção das suas plantinhas. E, aos poucos você pode incrementar o seu kit de jardinagem com ferramentas mais avançadas conforme for sentindo necessidade.

2. Avalie a iluminação do espaço

Para começar, analise a luminosidade dos ambientes da sua casa. Para isso, observe os locais e horários que a luz do sol costuma bater em cada lugar, seja em espaços externos ou internos. Assim, você pode escolher corretamente o tipo de planta para cada espaço.

Por exemplo, as plantas de sol pleno necessitam de exposição solar direta, em torno de 4 a 6 horas por dia. As classificadas como meia sombra preferem luz solar em menor intensidade, e o ideal é serem cultivadas em locais que recebam o sol da manhã ou do final da tarde. Já as plantas de sombra preferem uma luz difusa, sem exposição direta ao sol.

3. Como plantar mudinhas

Envato

Depois de escolher o melhor lugar para sua plantinha, é hora de plantá-la. Prepare o solo ou vaso corretamente para garantir uma boa drenagem e um substrato adequado. Britas no fundo e uma mistura de terra com areia podem ajudar nessas questões.

Você pode plantar sementes e esperar o tempo de desenvolvimento ou usar mudas de galhos. Se você optar pela segunda opção, brotos ou bulbos retirados de outras plantas também podem servir.

4. Escolha plantas fáceis de cultivar

Prefira começar o seu cultivo por plantas fáceis e que exigem poucos cuidados, como suculentas, cactos, samambaias e outros tipos folhagens.

São várias opções mais resistentes para iniciar o seu jardim e que vão estimular o seu aprendizado e relação com as plantas. Depois de sentir que pegou o jeito, você pode escolher plantas mais desafiadoras.

5. Aprenda a sentir o substrato

Envato

Sentir o substrato é muito importante para entender o que cada planta precisa. Ao colocar o dedo ou mão no solo, você consegue sentir se a terra está seca ou molhada. Essa ação simples pode indicar se a planta precisa de rega, está com excesso de água, bem como se a drenagem do solo está funcionando corretamente.

Além disso, você pode observar se há raízes expostas e, caso necessário, garantir um vaso maior para sua planta se desenvolver. Lembre que exercitar sua observação também é importante para detectar alguma outra necessidade da planta.

6. Regue conforme a necessidade

A água é indispensável para o crescimento e desenvolvimento das plantas, por isso é importante estabelecer uma rotina para as regas. Em geral, as plantas devem ser regadas de 1 a 3 vezes na semana. Entretanto, no verão essa frequência pode ser aumentada, enquanto que no inverno deve ser diminuída.

Para te ajudar, lembre-se da dica anterior e sempre sinta o substrato antes de regar. Também é importante levar em conta que cada planta possui necessidades diferentes e, portanto, há espécies que gostam de bastante umidade e outras que apreciam que suas folhas sejam borrifadas.

7. Crie o hábito da adubação

Envato

A adubação é importante para fornecer os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas, principalmente para espécies cultivadas em vasos. Assim como as regas, a adubação também deve ter uma frequência, que vai variar conforme o tipo de vegetação.

Você pode utilizar adubos orgânicos, como húmus de minhoca; químicos, como o NPK; ou os adubos caseiros, como casca de banana, borra de café e casca de ovo. Os caseiros são opções interessantes, visto que você vai dar outro destino para essas partes que normalmente as pessoas descartam.

8. Observe as folhas

As folhas podem dizer muito sobre uma planta: dependendo da aparência, pode indicar a presença de doenças, fungos ou pragas. Caso estejam enrugadas e secas, podem indicar a falta de água.

Dessa forma, se as mais próximas ao solo estiverem amareladas, diminua as regas. Manchas marrons e amareladas indicam ferrugem. Folhas cortadas podem indicar a presença de insetos como formigas, caracóis, lesmas, besouros e lagartas. Pontos brancos geralmente são cochonilhas, já se a folha estiver esbranquiçada pode ser oídio. Um olhar atento para sua planta pode ajudar a identificar rapidamente um problema e tratá-lo da melhor forma possível.

9. Fique de olho nas podas e manutenção

Envato

Muitas espécies precisam de podas para moldar o seu formato, conter seu crescimento ou incentivar sua floração e frutificação. Sempre que notar, elimine galhos doentes, folhas secas e flores murchas.

Para isso, corte com uma tesoura de poda esterilizada ou outro instrumento indicado. Além disso, limpe também as folhas caídas ao redor da planta para evitar o surgimento de pragas ou mofos. Utilizar canela em pó em podas mais drásticas podem ajudar a conter a seiva e até mesmo proteger sua planta de fungos e bactérias.

10. Proteja as plantas do vento e do frio intenso

O excesso de vento pode secar e prejudicar as plantas, assim como o frio intenso. Plantas mais sensíveis devem ser cultivadas em locais protegidos por árvores, muros ou coberturas. Em casos de geadas, cubra a planta no jardim com TNT. Você também pode mover vasos e floreiras para espaços fechados.

Com essas dicas básicas, você facilmente conseguirá manter um jardim bonito e saudável. Além disso, lembre-se de optar por espécies adequadas e indicadas para o clima da sua região.

Como se tornar um mestre na jardinagem

Além das dicas, você também pode aprender muito mais sobre jardinagem com os vídeos a seguir. Dessa forma, você pode complementar seu aprendizado e conferir as teorias na prática. Veja:

As melhores ferramentas para jardim

Conhecer melhor as ferramentas e saber como utilizá-las corretamente é essencial na jardinagem. Confira mais dicas para montar o seu kit, especialmente para quem tem plantas dentro de casa. Além disso, descubra sugestões de produtos que você deve ter em casa para ajudar no seu cultivo.

Truques que todo jardineiro deve saber

Todo jardineiro tem seus truques para melhorar o seu jardim. Com esse vídeo, você confere dúvidas bem comuns sobre variadas plantas e aprende soluções simples e caseiras para cuidar, adubar e eliminar pragas das suas plantas.

Como podar qualquer planta certo

A poda é um processo que gera dúvidas e receios, principalmente em quem está começando com a jardinagem. Aprenda, no vídeo, como cortar galhos da maneira correta e garantir uma poda eficiente para manter sua planta saudável.

Mexer com a terra, cuidar das plantas e acompanhar seu crescimento pode ser uma atividade gratificante e muito relaxante. Aproveite todas essas dicas e desperte o jardineiro em você. E para ter uma casa verde e repleta de natureza, veja também ideias de decoração com plantas.

O post 10 árvores para jardim que garantem uma área verde e aconchegante apareceu primeiro em Tua Casa.

10 árvores para jardim que garantem uma área verde e aconchegante Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s