Dicas para cultivar bromélia-imperial e ter um jardim digno da realeza

Abacaxi roxo é o nome popular da Tradescantia spathacea. Essa planta é uma herbácea de folhagem colorida. Ela é muito usada em decorações. Seja em vasos ou diretamente no solo. Nesse post você vai ver o que é, como cuidar e várias formas de usar essa planta na decoração. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é abacaxi roxo

O abacaxi roxo é uma planta com muitas qualidades ornamentais. Ela é composta por rosetas densas e simétricas. Suas folhas são em forma de lanceta. Além disso, elas ficam eretas e côncavas. No paisagismo, essa planta pode ser usada em vasos. Porém, no solo elas fazem o papel de uma forração tropical, cuja coloração cria contrastes interessantes em qualquer jardim.

Essa planta é originária das Américas Central e do Norte. Geralmente, suas folhas são verde na parte superior e roxo na inferior. Contudo, há diversas variações com esquemas de cores distintos. Por exemplo, a variação Concolor tem folhas totalmente verdes, já a Vittata tem listras vermelhas e amarelas nas folhas.

Como cuidar de abacaxi roxo

Na hora de cuidar de uma planta é preciso compreender suas necessidades. Afinal, engana-se quem pensa que uma planta precisa apenas de água. Dessa forma, veja algumas dicas de como cuidar do seu abacaxi roxo que vão fazê-lo causar inveja.

  • Luz: essa planta deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra. Se o clima for mais quente, deve-se ter o cuidado de fazer a planta receber apenas o sol da manhã.
  • Rega: por ser uma planta de origem tropical, o abacaxi roxo precisa de regas regulares para que o solo fique sempre úmido. Porém, não se deve encharcar seu substrato.
  • Cultivo: as Tradescantia ficam mais saudáveis se forem replantadas a cada dois anos. Além disso, a adubação deve ser feita na primavera e no verão com o fertilizante NPK 10-10-10. Ao fim do inverno pode-se usar um composto orgânico.
  • Mudas: a propagação dessa planta por meio de sementes ou estaquia é muito difícil. Por isso, as mudas devem ser feitas a partir da divisão dos rizomas subterrâneos, os quais vão gerar novas plantas.
  • Substrato: as Tradescantia precisam ser cultivadas em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
  • Podas: as podas regulares não são mandatórias. Porém, uma poda drástica anual, no início da primavera, pode renovar completamente a saúde e beleza dessa planta.

Essas dicas vão ajudar muito na hora de cultivar a sua planta. Contudo, sempre é bom saber mais sobre qualquer planta. Dessa forma, que tal assistir a alguns vídeos selecionados?

Saiba mais sobre abacaxi roxo

Na hora de ter uma planta nova, é preciso conhecer mais sobre ela. Por exemplo, como cuidar para que ela seja saudável e cresça forte. Dessa forma, veja os vídeos selecionados e confira todas as dicas:

Como fazer muda de abacaxi roxo

Fazer mudas é uma ótima maneira de aumentar o próprio jardim. Por isso, saber como tirar muda dos diversos tipos de planta que se tem em casa é importante para não danificar as folhas verdes. Dessa forma, para aprender a fazer muda do abacaxi roxo, veja o vídeo do Diário Verde Canal.

Como plantar o mini abacaxi roxo

Uma planta pode ser rústica e delicada ao mesmo tempo. Esse é o caso do mini abacaxi roxo. O canal Vida no Jardim ensina como plantar e como cuidar dessa variação da planta que faz muito sucesso em toda urban jungle.

Como plantar abacaxi roxo

O jardineiro Carlos, do canal Planta em Vasos ensina como plantar a Tradescantia spathacea. Para isso, o youtuber explica quais são os elementos fundamentais para que essa planta seja muito saudável. Dessa maneira, o vídeo trata desde a composição do substrato até as condições de luminosidade e irrigação.

Como cuidar de abacaxi roxo

Cuidar de plantas é uma atividade relaxante. Porém, ninguém gosta de surpresas desagradáveis relacionadas a erros relacionados ao cultivo. Por isso, o canal Só Plantas ensina como cuidar da Tradescantia spathacea. Nesse vídeo, é possível ter dicas de rega, substrato, luminosidade e muito mais.

Com todas essas dicas,seu abacaxi roxo vai durar por muitos anos. Dessa forma, resta decidir como ele será usado na decoração. Afinal, a planta precisa de um lugar de destaque em qualquer casa. Por isso, que tal ver algumas ideias de lugares que essa planta pode ficar?

15 fotos de decoração com abacaxi roxo para um jardim colorido

As plantas são ótimas formas para ajudar na decoração. Principalmente quando elas são ornamentais. Ela tem flores coloridas e volumosas que ajudam a renovar qualquer cômodo. Por isso, veja 15 formas de harmonizar essa planta.

1. O abacaxi roxo é uma ótima planta ornamental

2. Ela tem a capacidade de renovar qualquer ambiente

3. E embelezar sua urban jungle

4. Suas folhas características ajudam a destacar sua beleza

5. Além disso, elas dão contraste e volume em qualquer arranjo

6. Essa planta é originária das Américas Central e do Norte

7. Isso significa que ela é nativa das florestas tropicais

8. As quais possuem um clima quente e úmido

9. Isso deve ser replicado no cultivo em jardins

10. Ou seja, seu solo deve ser sempre úmido

11. Com isso, sua planta vai ter uma vida longa

12. E poderá ficar muito linda

13. Como esta aqui

14. Para qualquer atividade de jardinagem é preciso paciência

15. E seu abacaxi roxo ficará perfeito quando você menos esperar

As plantas deixam qualquer ambiente com outro aspecto. Elas dão mais vida e beleza a um cômodo. O abacaxi roxo é uma folhagem a qual pode ser usada em diversos tipos de ambiente. Um outro exemplo disso é a maranta.

O post Dicas para cultivar bromélia-imperial e ter um jardim digno da realeza apareceu primeiro em Tua Casa.

Dicas para cultivar bromélia-imperial e ter um jardim digno da realeza Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s