Série Outlander – História, personagens e o porquê você deve assistir

Outlander é uma série de televisão dramática, de fantasia e romance histórico americana, que foi baseada na saga de livros da autora Diana Gabaldon, intitulada A Viajante do Tempo. A série gira em torno do casal protagonista, Claire e Jamie. Claire é uma enfermeira de combate na Segunda Guerra Mundial que acaba viajando no tempo, parando em um mundo desconhecido da Escócia de 1743.

Enquanto se envolve em aventuras que colocam sua vida em risco, Claire conhece Jamie, um jovem guerreiro escocês, que é romântico. Em síntese, eles acabam se aproximando. Porém, Claire é casada no século XX, o que a faz ficar dividida entre os dois homens, tão diferentes, e suas duas vidas.

Outlander é mais que uma história de romance, a série é complexa e muito bem produzida, portanto, para os fãs de dramas históricos e viajem no tempo, é uma boa opção.

Produzida pela emissora americana Starz, Outlander conta com os atores Caitriona Balfe (Claire Randall), e Sam Heughan (Jamie Fraser). Atualmente, as quatro primeiras temporadas da série estão disponíveis na Netflix, já a 5ª temporada pode ser assistida na Fox Premium, e a 6ª está em produção.

O enredo da série Outlander

Imagem: Magazine HD

A série Outlander estreou no ano de 2014, com o objetivo de cativar fãs de séries de romances históricos, cheios de conflitos. A primeira temporada da série, ambientada no período da Segunda Guerra Mundial, trás Claire Randall, uma enfermeira casada com Frank (Tobias Menzies).

Apesar de todo o caos causado pela guerra, Claire é feliz e tenta se reaproximar de seu marido, afastados devido à guerra. Assim, decidem viajar para a Escócia.

Enquanto passeava pelas ruínas de Craigh na Dun, buscando por uma flor, Claire é misteriosamente transportada para a Escócia do século XVIII, época em que a Inglaterra e a Escócia estavam em guerra.

Na Antiga Escócia, Claire conhece Jamie Fraser, um cortês e nobre guerreiro escocês. Os dois enfrentam conflitos e perigos, vivendov grandes aventuras, onde acabam se aproximando.

No entanto, Claire é obrigada a se casar com Jamie, e acaba ficando dividida entre sua vida com Jamie e sua vida com seu marido no século XX.

Por fim, Outlander é uma série muito bem produzida, com qualidade impecável, um enredo bem construído, com excelentes atuações. Além do romance épico, contém viagens no tempo, violência e aventura, tornando a série excepcional.

Fatos reais x Fatos fictícios da série Outlander

Imagem: Tec mundo

A trama de Outlander se passa no século XVIII, e ao longo das temporadas, vários eventos históricos são retratados. Porém, entre esses eventos, há fatos reais e fatos fictícios, que foram inventados especialmente para a série.

Batalha de Culloden

Imagem: Cine Pop

A Batalha de Culloden é uma das maiores exibidas em Outlander. No entanto, essa batalha aconteceu realmente, em 1746, entre soldados britânicos e rebeldes jacobitas. O motivo da guerra era a reivindicação dos jacobitas, que queriam que Charles Edward Stuart assumisse o trono britânico.

O conflito aconteceu no pântano de Culloden, por isso o nome da batalha. No entanto, assim como mostrado na série, a Inglaterra venceu a batalha.

Como toda guerra, quanto termina, ficam algumas consequências. Por exemplo, durante 100 anos, a Escócia foi proibida de usar o tartan (tecido xadrez típico do país), além de não ter permissão para formar novos clãs.

Hoje, no local da batalha, há um memorial em homenagem aos escoceses que morreram no conflito.

Inverness

Imagem: Turistando

A cidade de Inverness está localizada na costa noroeste da Escócia, foi fundada em 1746. Durante a série, Claire visita a cidade, tanto no passado, quanto no seu presente.

Atualmente, a cidade é conhecida como a capital cultural das Terras Altas ou Highlands, local onde serviu de abrigo para os escoceses por um longo tempo. A cidade ainda conta com o Museu e Galeria de Arte de Inverness, onde registros da história local podem ser encontrados.

Jamie Fraser

Imagem: Daily Express

De acordo com Diana Gabaldon, autora dos livros que deram origem à série, o personagem de Jamie Fraser foi baseado em um homem real.

Os sobreviventes do massacre da batalha de Culloden se refugiaram em uma fazenda, quando foram encontrados pelos britânicos, foram mortos. No entanto, um homem sobreviveu e seu sobrenome era Fraser de Lovat.

Então a autora decidiu que, se Jamie sobrevivesse à Batalha de Culloden, seria apropriado que o personagem principal tivesse o sobrenome deste clã.

Apenas um detalhe foi mudado, enquanto o clã real Fraser usava o tartan nas cores vermelho e verde, Jamie e seus companheiros usam cinza e verde.

As ruínas de Craigh na Dun na série Outlander

Imagem: Pop séries

O local onde Claire procura pela flor, e acaba sendo levada para o passado, as ruínas de Craigh na Dun, não existem na vida real. Portanto, as gravações foram realizadas na vila de Kinloch Rannoch, Escócia.

Apesar das ruínas não existirem, o país possui círculos de pedra antigos, por exemplo, o Twelve Apostles Stone Circle, localizado perto de Dumfries, na Escócia.

Julgamento por bruxaria

Imagem: Diário do seriador

Na primeira temporada da série Outlander, Claire e Geillis Duncan (Lotte Verbeek) são levadas a julgamento por bruxaria. Porém, na época que acontece o episódio, os julgamentos por bruxaria já haviam sido banidos na vida real, inclusive havia uma lei que proibia tais acusações.

No entanto, as pessoas ainda eram bem supersticiosas com relação a mulheres com conhecimento de cura, como era o caso de Claire, já que ela era enfermeira.

Lallybroch

Imagem: Turistando

Na série, a propriedade da família Fraser é chamada de Lallybroch, que foi herdada por Jamie e sua irmã, Jenny. Porém, o local não existe na vida real, mas sim, o castelo de Midhope, que foi usado para as gravações.

No entanto, o castelo está localizado em Abercorn, West Lothian, e costuma receber visitas de fãs da série.

Fraser’s Ridge

Imagem: Indie Wire

Fraser’s Ridge é a nova propriedade de Jamie e Claire, que está localizada na Carolina do Norte, próximo ao rio Yadkin. Embora tais lugares existam na vida real, a casa de Fraser’s Ridge não existe.

Pois, o cenário da casa foi construído na própria Escócia, alternando locações externas e internas.

Reguladores na Carolina do Norte

Imagem: Tec mundo

Durante a 4ª e 5ª temporada da séria mostra os conflitos do povo com os Reguladores na Carolina do Norte, que existiram na realidade.

Assim como é mostrado em Outlander, a alta taxação por parte da coroa britânica causava grande revolta no povo. Pois prejudicava a população, além de ser um sistema corrupto que desviava o que era arrecadado.

Contudo, essa revolta causou a Batalha de Alamance, que provavelmente deve ser abordado ao longo da 5ª temporada.

Curiosidades dos Bastidores da série Outlander

Imagem: UOL

O responsável pelo desenvolvimento de Outlander, Ronald D. Moore e sua equipe, optaram por manter a autenticidade na série, após um dos produtores, David Brown, sugerir.

E para isso, mantiveram os diálogos em galego, ao invés de traduzir para o inglês, isso proporcionou que a história fosse contada em primeira pessoa. E assim, mostrasse a dificuldade de Claire em compreender o galego.

A autora dos livros de Outlander, para escrever o primeiro volume da série, se inspirou no personagem de Frazer Hines em Doctor Who.  Pois ele usava um kilt no episódio The War Games.

E alguns anos depois, Hines fez uma participação especial em Outlander como Sir Fletcher Gordon, no episódio Wentworth Prison.

Apesar de a série fazer referências à bruxaria, a autora, Diana, diz que Outlander se trata mais de ficção científica do que magia e fantasia. Pois ela acredita que viagem no tempo se trata de ficção científica e não de magia. E é por isso que o enredo da série trata de assuntos reais, como guerras, política, etc.

No ano que Outlander seria lançado, 2014, o então primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, se reuniu com executivos do estúdio. O objetivo da reunião era pedir que Outlander tivesse sua estreia atrasada na Inglaterra.

O motivo foi que, nesse mesmo ano, a Escócia iria votar sobre continuar a pertencer ao Reino Unido ou não. E como a primeira temporada da série retrata a guerra entre os países, o primeiro ministro achou que isso poderia provocar sentimentos contra a Inglaterra.

Aparentemente, os executivos atenderam ao pedido de Cameron, pois Outlander estreou na Inglaterra em 2015.

A escolha de Jamie Fraser

Imagem: Outlander home page

Atualmente, o ator Sam Heughan é muito elogiado pela sua atuação como Jamie Fraser. No entanto, alguns anos antes do início da produção começar, as opções da autora eram outras bem diferentes.

Para ela, os atores ideais seriam Liam Neeson ou Sean Connery, inclusive quando Sam foi escalado para o papel, Diana disse ter achado a escolha grotesca. No entanto, hoje, ela afirma estar mais do que satisfeita com a escolha de Sam para interpretar Jamie.

Curiosidades sobre Jamie e Claire

Anel de casamento

Imagem: UOL

O casal da série Outlander, Jamie e Claire são apaixonados e juntos enfrentam, guerras, obstáculos e circunstâncias para poderem ficar juntos. Porém, há alguns fatos sobre os personagens nos livros que não são abordados durante a série.

Por exemplo, na primeira temporada, Claire e Jamie se casam, o anel usado no casamento é feito pelo próprio Jamie, usando a chave de sua casa em Lallybroch. Porém, no livro é diferente, Jamie compra um belo anel escocês, com pedras incrustadas da cor de cardos em flor.

Marcas de amor

Imagem: UOL

Na 2ª temporada de Outlander, Claire precisa voltar para o século XX, para preservar a segurança de uma futura filha.

No entanto, no segundo livro, A Libélula em Âmbar, Claire e Jamie encontram uma forma de se manterem conectados, independente de onde estiverem. Para isso, eles cortam suas iniciais na mão um do outro.

O julgamento de Claire

Imagem: Outlander Brasil

Tanto no livro quanto na série, Claire vai a julgamento, acusada de praticar bruxaria. No entanto, na série, ela é salva por Jamie que com sua espada a salva de seus acusadores.

Porém, no livro, Jamie a salva de outra maneira, ele coloca um crucifixo no pescoço de Claire, provando que ela não é uma bruxa, e assim salvando-a do julgamento.

Essa experiência foi muito traumatizante para Claire, e uma das responsáveis pela acusação contra ela é Laoghaire, uma jovem que era apaixonada por Jamie. No entanto, Jamie nunca fica sabendo de seu envolvimento, por isso, quando Claire volta para o futuro, ele se casa com Laonghaire.

Cenas importantes da série Outlander

Imagem: Vlkirias

Outro fato que está no quarto volume da saga, e não foi abordado na série, é quando Claire conta ao Jamie sobre sua vida com Frank, no futuro. Para os fãs da saga, é uma parte muito importante e emocionante, por isso estranharam não aparecer na 4ª temporada da série.

Outra cena importante, que foi deixada de fora da quarta temporada da série, é quando Claire salva Jamie de uma nevasca na véspera de Natal.

A morte de Claire e Jaime

Imagem: UOL

Tanto no livro quanto na série, Jamie e Claire descobrem que irão morrer em um incêndio em Fraser´s Ridge, casa do casal. No entanto, no livro, eles ficam sabendo inclusive da data exata que irá acontecer, 21 de Dezembro de 1776.

O casamento

Imagem: Pinterest

No episódio em que Jamie e Claire se casam, o jovem guerreiro presenteia sua esposa com um colar de pérolas, que pertenceu a sua mãe.

Porém, no livro, ele presenteia sua amada com o colar, muito antes de se casarem.

Quanto à primeira noite de amor do casal, antes dela acontecer, Jamie revela suas condições em um diálogo muito romântico. Já no livro, Claire demora um tempo para ficar sabendo de suas condições.

Um fato que não vem agradando muito aos fãs da saga é que, na 4ª temporada de Outlander, há uma ausência de intimidade entre o casal. Enquanto que, nos livros, o casal protagoniza várias cenas sensuais e românticas.

Motivos para começar a assistir a Série Outlander

Personagens marcantes

Imagem: Magazine HD

Os personagens de Outlander são muito complexos e bem desenvolvidos, até mesmo os personagens coadjuvantes. Todos possuem suas crenças, ideais, motivações e suas particularidades, que fazem com que a atenção do expectador fique presa em cada episódio e ansiando pelos próximos.

Enredo com reviravoltas em Outlander

Imagem: Adoro cinema

O enredo da série Outlander é muito bem trabalhado, cheio de reviravoltas e ganchos impressionantes, e assim, mudando o rumo da história completamente, em várias vezes.

Além de usar flashbacks, de forma excepcional, toda a história contada em Outlander consegue manter a atenção do expectador do início ao fim de cada episódio.

Relacionamento de Jaime e Claire

Imagem: Vulture

Apesar de Jamie ser um homem de uma época do passado, com pensamentos antiquados, ele consegue mudar seus conceitos e construir um relacionamento respeitoso com Claire.

Por isso, o relacionamento dos dois mantem um equilíbrio, onde Claire não é uma donzela em constante perigo, como é comum em séries de época.

No entanto, Claire é uma mulher forte que salva seu amado em muitas oportunidades, e não tem medo de arriscar sua própria vida para manter Jamie em segurança.

O ponto alto do casal protagonista é a química entre eles, os atores Caitriona Balfe e Sam Heughan são excepcionais em suas interpretações. Eles conseguem transmitir ao público todo o amor entre Jamie e Claire, de tal forma que não há quem não fique torcendo, o tempo todo, pela felicidade do casal.

Fotografia da série Outlander

Imagem: Diário de seriador

É inegável o fato de que Outlander possui um visual incrível, com lindas paisagens da Escócia, que faz com que seja um cenário mágico e encantador.

Os cenários da série são muito bem produzidos, com detalhes e ambientações tão fiéis, que parecem realmente estar acontecendo em outra época. E não podemos deixar de mencionar os efeitos especiais, que dão um toque final deixando as cenas ainda mais perfeitas.

O vilão da série Outlander

Imagem; Daily express

Para que uma história fique mais emocionante, ter um vilão a altura é muito importante, por isso, em Outlander não poderia ser diferente. E graças a Jack Randall, Outlander tem um vilão que é inteligente, cruel e que consegue sair vitorioso na maioria de seus planos ardilosos.

A interpretação do ator Tobias Menzies é tão perfeita que, você faz com que o público realmente tenha ódio pelo vilão Jack.

Curiosamente, Jack é interpretado pelo mesmo ator que interpreta Frank, marido de Claire.

Evolução dos personagens na série Outlander

Imagem: El Tiempo

Ao longo das temporadas, a série Outlander mostra de forma sensível e tocante, personagens passando por situações terríveis e traumas marcantes em algum momento.

O que faz com que os comportamentos mudem, assim como suas personalidades, que passam a refletir os efeitos do trauma em suas condutas. O assunto é muito bem abordado e trabalhado durante a série.

Personalidades de Jaime e Claire

Imagem: Valkirias

A série Outlander é recheada de personagens com personalidades marcantes, e claro que, os protagonistas não ficam atrás.

Jamie é carismático, com uma personalidade bem progressista para a época em que vive. Isso se dá ao fato de ter perdido o pai quando criança, sendo criado por sua mãe.

Portanto, ele valorize a inteligência e força das mulheres que o cercam.

Já Claire, tem uma personalidade forte, inteligente e cheia de habilidades que a ajudam sobreviver em uma época que não é a sua.

Ela é uma personagem bem escrita, não se trata de uma donzela em perigo, mas o contrário, ela é corajosa e está sempre disposta a lutar pelo que ama.

Cultura da Escócia na série Outlander

Imagem: Tribuna do norte

A série Outlander foi bastante elogiada, até mesmo por estudiosos escoceses, sobre a fidelidade com que a cultura do país é retratada. Assim como o povo escocês, que é retratado como corajoso e fiel aos seus princípios.

Outro ponto elogiado é a forma como a história do país é retratada ao longo da série, apresentando fatos reais históricos.

Em suma, a série Outlander é um belo atrativo para aqueles que gostam de uma série bem produzida, com personagens cativantes, uma história envolvente e um visual de tirar o fôlego.

Além de contar com um enredo que envolve viagens no tempo, guerras históricas, aventuras, violência e lutas. Tudo isso girando em torno de um romance épico, que vai te envolver do início ao fim, fazendo com que fique você fique ansioso pelo lançamento da próxima temporada.

Então, gostou dessa matéria? Veja também: Séries brasileiras- 20 seriados de todos os gêneros para você conhecer.

Fontes: UOL, Mix de séires, Omelete

Imagens: UOL, Magazine HD, Tec Mundo, Cine Pop, Turistando, Daily Express, Pop séries, Diário de seriador, Indie Wire, Vlkirias, Pinterest, Adoro cinema, Vulture, El Tiempo, Tribuna do Norte

Essa matéria Série Outlander – História, personagens e o porquê você deve assistir foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Série Outlander – História, personagens e o porquê você deve assistir Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s