Triquetra, o que é? Origem, significado e como é usada

A Triquetra é um símbolo de origem Celta muito usado na magia, na bruxaria e na Wicca devido ao seu enorme poder de proteção. Em suma, representa as três faces da grande mãe (energia criadora do universo): a Virgem, a Mãe e a Anciã. Que pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou da Eternidade.

Além disso, para os celtas representava as estações do ano, que era dividida em apenas três fases, primavera, verão e inverno. Enfim, a triquetra em latim é triquætra que seria similar a um tríscele.

De acordo com achados arqueológicos, a triquetra tem sua origem ligada aos povos indo-europeus (nórdicos e celtas) que lhe remetem a uma idade aproximadamente a 8000 a.C. Para alguns estudiosos, o povo celta acreditava em apenas três elementos. Sendo eles, o Céu (ar), a Terra (terra e fogo) e o Mar (água), portanto, para eles o número três era considerado sagrado.

Atualmente, é comum ver muito dos símbolos celtas sincretizados a conceitos cristãos em Igrejas Irlandesas. Cujo intuito é preservar parte das raízes culturais, históricas e religiosas da Irlanda.

Ademais, o símbolo triquetra podia ser encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerras e sua interpretação estava ligada pela interconexão e interpenetração dos níveis físico, mental e espiritual. Pois, o círculo no meio, da mesma forma que o pentagrama, representa a perfeição e a precisão.

Quanto ao significado geral da triquetra, ela representa a força, proteção e a triplicidade de todas as coisas. Por fim, o símbolo da triquetra foi adotado pelo Cristianismo, onde passou a representar a trindade cristã, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O que é triquetra?

Sinfonia da Lua

Triquetra ou triqueta, como também é conhecida, é um símbolo celta pagão formado por três arcos interligados, que simboliza a trindade, a eternidade e a unidade. Cuja origem data antes do cristianismo, onde civilizações antigas como a dos egípcios, por exemplo, também acreditavam nas tríades ou trindades. Para os celtas, a triquetra representava possíveis trindades, como os três reinos (terra, mar e céu), as três forças da natureza (terra, fogo e água) e o conjunto de corpo, alma e espírito.

Também é conhecida como ‘Os Círculos da Existência’, onde representa uma ordem de três acontecimentos que se completam e não podem existir isoladamente. Para algumas culturas, a triquetra também representa a Deusa em suas três manifestações, a Donzela, a Mãe e a Anciã. Já em outras, representa a Deus como o Jovem, o Guerreiro e o Sábio. Ou seja, seja qual cultura for, o símbolo sempre representa três aspectos diferentes de um mesmo lado.

Por fim, a tese dos Três Ciclos, onde cada ciclo tem uma representação, sendo o primeiro o Círculo do Infinito, onde não há nada no universo, somente Deus. Enquanto que o segundo, o Círculo da Migração, todos os seres passam pela vida normalmente e após cumprirem seu papel morrem. Já o último, o Círculo da Felicidade, é para onde aqueles que morreram e cumpriram com sua missão vão. Pois ele é digno de passar para Gwynfyd (Terra da Juventude) e viver a imortalidade livremente.

Triquetra: onde é usada

Amazon

Inicialmente, a triquetra era encontrada na cultura celta/druida, mas aos poucos foi ganhando readaptações em outras visões e religiões, como runas germânicas, ilustrações de crenças japonesas e símbolos cristãos. Ademais, a ideia central do símbolo é mostrar que tudo está interligado em uníssono, não existe início ou fim para nada.

A triquetra também é utilizada em séries de tv, filmes e novelas, como na série norte-americana Charmed (1998-2006) que representava o poder triplo sobrenatural das três irmãs. Também foi usada na novela brasileira da Globo, Eterna Magia (2007), podendo ser vista na entrada do Museu das Bruxas.

Adoro Cinema

Outro exemplo, seria a série da Netflix Dark (2017-2020), em que a triquetra aparece como um símbolo de três tempos (1953, 1986 e 2019). Além de representar o presente, o passado e o futuro. No entanto, na última temporada da série é explicado que na verdade a triquetra representa três mundos. Em suma, o mundo original e os outros dois são criados a imagem e semelhança do primeiro, chamados de erráticos. Ou seja, um universo original e os outros dois são paralelos, onde é possível a viagem do tempo.

Triquetra como símbolo do cristianismo

Dicionário dos Símbolos

O símbolo triquetra foi adotado pelo cristianismo devido a sua composição geométrica semelhante a três peixes. Pois, no cristianismo o peixe é justamente representado pela transposição de arcos. Inclusive, o círculo do centro representa a perfeição e a precisão, ou seja, é a representação do Espírito Santo.

Em suma, o símbolo do peixe tem um significado especial para os cristãos, pois peixe em grego, Ichthys, significa ‘Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador’. Por isso, o símbolo foi usado secretamente pelos primeiros cristãos em uma tentativa de se proteger das perseguições.

Dessa forma, a triquetra passou a representar um dos principais dogmas do cristianismo, a Santíssima Trindade, simbolizando o Pai, o Filho e o Espírito Santo em um único Deus. No entanto, não se deve confundir a triquetra do cristianismo com o triskle, que é o símbolo celta que evoca a deusa tripla. Ou com o valknut, símbolo nórdico que representa o deus Odin.

Tatuagem

Triquetra – O que é, origem, significado e como é usada Triquetra – O que é, origem, significado e como é usada

A tatuagem do símbolo triquetra é bastante popular entre homens e mulheres. Enquanto, mulheres preferem tatuagens menores em locais como a nuca e no pulso, os homens optam por símbolos maiores mais visíveis.

Em suma, o gosto pelo símbolo celta é devido suas formas simples e bonitas, além de representar a eternidade. Enfim, o povo celta acreditava que havia alma em tudo o que existe, conceito conhecido como animismo.

Se gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Druida, o que é? História e origem dos intelectuais celtas. 

Fontes: O Arquivo, Adoro Cinema, Símbolos, Dicionário de Símbolos

Imagens: Sinfonia da Lua, City of Grove, Amazon, Pinterest

Essa matéria Triquetra, o que é? Origem, significado e como é usada foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Triquetra, o que é? Origem, significado e como é usada Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s