22 de abril ou 3 de maio? História do Descobrimento do Brasil

Atualmente, o dia 22 de abril é marcado pela celebração do Dia do Descobrimento do Brasil. Essa é a data que marca a chegada dos portugueses por aqui de forma oficial, entretanto, não é um feriado nacional.

Apesar do dia estar oficializado no calendário, nem sempre foi assim. Durante um período entre o fim do século XIX e a década de 1930, o governo reconhecia o dia 3 de maio como data do descobrimento.

Além dessa controvérsia inicial, o própria definição de descobrimento hoje em dia é contestada. Isso porque quando os portugueses chegaram por aqui, já haviam cerca de cinco milhões de indígenas nativos vivendo na região.

22 de abril ou 3 de maio?

22 de abril - Dia do Descobrimento nem sempre foi comemorado na data
Folha de S. Paulo

Com a proclamação da República, em 1889, o novo governo estabeleceu uma série de feriados nacionais. Na época, o Dia do Descobrimento foi incluído na lista, mas na data de 3 de maio. Ainda que já fosse conhecido que o evento acontecera em 22 de abril, a data ainda não gozava de reconhecimento ou prestígio.

Isso porque, segundo o historiador lusitano Gaspar Correia (1495-1561) estimou a data de chegada dos portugueses no Brasil de forma errada. O português teria partido da dedução que o nome inicial da nova terra – Vera Cruz – fora escolhido com base na comemoração religiosa com o mesmo nome.

Mais tarde, o dia 3 de maior também foi sugerido por José Bonifácio, o Patriarca da Independência, para abertura da primeira Assembleia Constituinte brasileira, em 1823.

No entanto, a dedução de Gaspar Correia havia desconsiderado um documento histórico fundamental do descobrimento: a carta de Pero Vaz de Caminha. Isso porque o texto escrito pelo escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral estava distante dos acervos portugueses desde que a família real se mudou para o Brasil, em 1808.

A informação só veio à tona a partir da pesquisa do padre Aires de Casal, realizada em 1817. A partir daí, passou a ser conhecimento público que o Dia do Descobrimento ocorrera em 22 de abril.

Descobrimento do Brasil

22 de abril - Dia do Descobrimento nem sempre foi comemorado na data
Escola educação

O descobrimento do Brasil é um dos principais eventos das grandes navegações do europeias, iniciadas no século XV. A princípio, o processo foi realizado pelos portugueses, seguidos de perto pelos espanhóis e, posteriormente, outras nações.

Com a estabilidade conquistada por Portugal, foi possível criar uma rede de investimentos em tecnologia náutica. Além disso, o posicionamento do país na península Ibérica também favorecia o processo.

A partir da conquista da Constantinopla pelos otomanos e o consequente fechamento da rota para o Oriente, os portugueses iniciaram o investimento nas navegações marítimas. Dessa maneira então, o processo de busca por novas rotas comerciais ganhou força.

Nesse contexto, os espanhóis chegaram primeiro à América, em 1492. Os portugueses só viriam a desembarcar oficialmente no novo continente em 1500, no dia 22 de abril.

Pedro Álvares Cabral

22 de abril - Dia do Descobrimento nem sempre foi comemorado na data
Plataforma

A expedição de descobrimento do Brasil foi liderada por Pedro Álvares Cabral. Contando com dez naus, três caravelas e 1200 tripulantes, o grupo tinha a cidade de Calicute, na Índia, como destino final.

Entretanto, na intenção de se aproximar do continente americano, Cabral tomou uma rota não usual, distante da costa africana. Em 21 de abril, os primeiros sinais de terras brasileiras já surgiram no horizonte e em 22 de abril, enfim, a visão do Monte Pascoal (Cabrália, Bahia) foi confirmada.

Apesar disso, apenas no dia seguinte um pequeno grupo de tripulantes pisou em terras brasileiras pela primeira vez. Nessa ocasião, os contatos com nativos foram pacíficos, segundo relatos de Pero Vaz de Caminha.

Feriado de 22 de abril

22 de abril - Dia do Descobrimento nem sempre foi comemorado na data
Migalhas

O conhecimento do dia do descobrimento do Brasil já estava difundido no país desde a descoberta do padre Aires de Casal. Apesar disso, quando a República foi estabelecida, a comemoração foi mantida no dia 3 de maio.

Na época, o Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890, determinava a data como feriado nacional. Além disso, datas como 21 de abril (Tiradentes) e 14 de julho (homenagem à República, à Liberdade e à Independência dos Povos Americanos) também faziam parte do calendário.

Em 1930, no entanto, um novo decreto ( 19.488) emitido por Getúlio Vargas, retirou a data do calendário de feriados oficiais, alegando que “com manifesta vantagem do trabalho nacional, podem e devem ser reduzidos os dias feriados”. Com a retirada do 3 de maio como feriado nacional, o verdadeiro dia do descobrimento 22 de abril, passou a receber mais prestígio nacional.

Fontes: UOL Educação, Calendarr, Mundo Educação, Brasil Escola

Imagens: Escola educação, Semanário da Zona Norte, Folha de S. Paulo, Plataforma, Migalhas

Essa matéria 22 de abril ou 3 de maio? História do Descobrimento do Brasil foi criada pelo site Segredos do Mundo.

22 de abril ou 3 de maio? História do Descobrimento do Brasil Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s