Símbolos Celtas: mais importantes e significados

O povo celta era uma sociedade tribal estabelecida na Europa. Em suma, habitaram regiões que se estendiam da Península Ibérica e Ilhas Britânicas até a Ásia Menor. E viveram entre 1200 a.C. e 500 d.C. Ademais, a cultura celta era uma das mais avançadas da época. Repleta de rituais, com uma rica mitologia e símbolos cheios de significados. Inclusive, muitos desses símbolos celtas são usados até hoje.

Os celtas eram considerados como uma civilização avançada. Isso porque eles tinham traços artísticos fortes e conheciam muito bem a astrologia e a astronomia. Dessa forma, para realizar seus rituais e canalizar as energias mágicas, criaram alguns símbolos. Mas, como pouco foi deixado escrito sobre a civilização celta, é difícil saber o significado de todos eles. Então, muitos são apenas palpites. No entanto, os símbolos refletem o animismo, crença que acredita que tudo possui uma alma.

Além disso, para os celtas, a arte tinha duas razões, religiosa e para guerra. Na religião, a arte era usada para espantar os maus espíritos e reverenciar a natureza. Agora, para a guerra, a arte era usada para ornamentar os instrumentos de batalha.

Dessa forma, os símbolos e seus significados, eram parte fundamental na cultura celta. Sendo amplamente usados pelos temidos e poderosos druidas em rituais sagrados. Atualmente, ainda é possível ver traços bem evidentes da civilização celta na Irlanda. Que possui lojas com produtos típicos e tradicionais desses povos antigos, antepassados dos irlandeses. Enfim, muitos dos contos europeus têm origem nos celtas, considerando que eles foram o primeiro povo civilizado no continente.

Os principais símbolos celtas

1 – Cruz Celta

Escola Educação

A Cruz Celta é um dos símbolos celtas mais conhecidos. Sendo formada por uma cruz sobreposta em um círculo. Em suma, ela representa a junção dos quatro elementos essenciais para o equilíbrio da vida. Ademais, o círculo representa o sexo feminino e a cruz representa o sexo masculino. Desse modo, representa a união sexual. Logo, consiste em um símbolo que retrata a prosperidade e fertilidade.

Além disso, a Cruz Celta é comumente gravada ou esculpida em pedras, para a benção das terras. E, ela evoca o equilíbrio, harmonia, e a proteção dos Ancestrais celtas.

2 – Triskle ou Trisquel

Escola Educação

O Triskle é um símbolo celta responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza. Ou seja, evoca a água, terra, fogo e ar. Ademais, é um amuleto que retrata a sabedoria. Mas também, é um símbolo de bruxaria, utilizado para a invocação da deusa tripla.

Por outro lado, esse símbolo também é marcado pela busca do equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Mas também, recorre ao equilíbrio entre o passado, presente e futuro. Portanto, ele possui uma forte ligação entre o início e o fim das coisas. Logo, envolve a evolução e a aprendizagem contínua de tudo.

3 – Símbolos celtas: Nó Celta

Antropogenese

O Nó Celta é um dos símbolos celtas que são facilmente encontrados em vários objetos. Pois, é mais uma espécie de estilo de decoração do que um símbolo em si. Ademais, diversos tipos de nós foram utilizados pelo povo celta em ornamentações. Sendo comum seu uso em camisetas, colares, brincos e em tatuagens. Mas também, é utilizado como um amuleto contra espíritos malignos.

Em resumo, o laço, sem começo e fim, retrata a interconectividade da vida e a eternidade. Além disso, também envolve os mistérios do nascimento, da morte e da reencarnação.

4 – Losango

Amino Apps

O símbolo celta do Losango consiste no ventre da Grande Mãe. Isto é, representa um símbolo de caráter feminino. Por isso, na Irlanda, ele é bastante utilizado como um amuleto pelas mulheres. Ademais, todos os anos esse amuleto é benzido e mantido em casa, para protegê-las contra  os relâmpagos e incêndios.

5 – Símbolos celtas: Árvore da vida

Dpositphotos

A árvore da vida é um dos símbolos celtas que envolvem o mundo espiritual. Além disso, ele também representa o bem-estar, e a integridade de todas as aldeias. Dessa forma, cada árvore apresenta algum significado diferente. Por exemplo, proteção, sabedoria ou imaginação. Portanto, consiste em um símbolo importante e sagrado para o povo celta.

6 – Awen

e-Dublin

O nome do símbolo celta Awen significa inspiração. Por isso, o Awen consiste em uma harmonia entre os integrantes das tribos do povo celta. Ademais, sua estrutura é formada por três raios que conduzem a um caminho alto de três pontos, ambos rodeados por três círculos. Em síntese, as linhas externas representavam os homens e as mulheres. Por outro lado, a linha interna retrata o equilíbrio.

7 – Símbolos celtas: Claddagh

Amino App

O Claddagh, atualmente, é um dos símbolos celtas mais utilizado entre os irlandeses. Em suma, o símbolo forma três partes, cada uma com seu respectivo significado. Por exemplo, a coroa simboliza a lealdade, o coração representa amor e as mãos que o seguram retrata a amizade. Ademais, esse símbolo pode estar presente em anéis, como símbolo de compromisso.

8 – Tríquetra

Antropogenese

Dentre os símbolos celtas, o Tríquetra consiste em uma espécie de nó infinito e eterno. Logo, ele era utilizado para representar coisas e pessoas especiais que são triplas e se complementam. Por exemplo, mãe, pai e filha. Por outro lado, na visão cristã, pode ser usado para retratar o Pai, Filho e Espírito Santo.

9 – Símbolos celtas: Sigil

e-Dublin

O símbolo celta Sigil, a princípio, representa um dos símbolos de caráter mais enigmático dos celtas. Em resumo, é formado por linhas desenhadas que representam uma preocupação ou desejo. Assim sendo, existem inúmeras inscrições antigas que foram feitas em pedras ou cavernas.

10 – Cruz Solar

Pinterest

Para os símbolos celtas, a cruz solar é constituída por uma cruz de braços iguais dentro de um círculo. Ademais, o símbolo se relaciona com o sol. Sendo o símbolo religioso mais antigo. Além disso, a cultura europeia do período Neolítico até a Idade do Bronze é bastante marcada pelo uso desse símbolo.

Desse modo, o neopaganismo utilizou a cruz solar para a reunificação da fé e da cultura pagã. Por fim, a cruz solar retrata o calendário solar. Como os solstícios, equinócios e as quatro estações do ano.

11 – Símbolos celtas: Pentagrama

Pinterest

O pentagrama é um símbolo celta formado por uma estrela de cinco pontas, localizada ao centro de uma circunferência. Destarte, os pentagramas mais antigos estão datados de 3.500 AC. Em síntese, o pentagrama era usado na realização de rituais sagrados.

12 – Wuivre

Pinterest

Dentre os símbolos celtas, encontra-se o Wuivre, formado por duas serpeantes entrelaçadas entre si. Ademais, consiste em todas as qualidades do elemento terra. Ou o guardião dos tesouros da terra. Por outro lado, os celtas tinham a crença de que as serpentes eram animais sagrados das florestas. Portanto, o Wuivre retrata a dualidade confusa e contraditória presente na natureza.

13 – Símbolos celtas: Lauburu

Depositphotos

O Lauburu está dentre os símbolos celtas, e representa uma variação do trisquel. Cujo nome recebe a cruz de braços curvilíneos em basco. Ademais, esse símbolo foi encontrado em diversas civilizações pré-cristãs europeias. Dessa forma, retrata os estágios humanos e o sol. Em suma, caso o lauburu gire para a direita, significa vida, e para a esquerda, a morte. Logo, era bastante comum encontrar esses símbolos em monumentos funerários, voltados para a esquerda, representando a morte. Além disso, o lauburu também consiste em energia e virilidade.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Mitologia celta – História e principais deuses da religião antiga.

Fontes: e-Dublin, Dicionários de Símbolos, Amino Apps, Lê Frontal

Imagens: Pinterest, Escola Educação, Antropogenese, Depositphotos

Essa matéria Símbolos Celtas: mais importantes e significados foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Símbolos Celtas: mais importantes e significados Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s